OPERAÇÕES DE CALL CENTER Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral DISCIPLINA
REFERÊNCIAS LIMA, Agnaldo. Gestão de marketing direto. Da conquista ao relacionamento com o cliente. consumidor. São Paulo: Atlas, KOTLER, Philip. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, MADRUGA, Roberto. Gestão moderna de call center e telemarketing. Os 9 Gs indispensáveis para você entender, criar. São Paulo: Atlas, Associação Brasileira de Marketing Direto:
“PROCESSO SOCIAL E GERENCIAL ATRAVÉS DO QUAL INDIVÍDUOS E GRUPOS OBTÉM AQUILO QUE DESEJAM E DE QUE NECESSITAM, CRIANDO E TROCANDO PRODUTOS E VALORES UNS COM OS OUTROS”. (KOTLER)
2 3 4 Auto-realização (pessoal/ conquista) Auto-realização (pessoal/ conquista) Estima (auto-estima, reconhecimento, status) Estima (auto-estima, reconhecimento, status) Sociais (sentimento de posse, amor) Sociais (sentimento de posse, amor) Segurança (defesa, proteção) Segurança (defesa, proteção) Fisiológicas (comida, água, abrigo) Fisiológicas (comida, água, abrigo) Fonte: Kotler HIERARQUIA DE NECESSIDADES DE MASLOW
NECESSIDADES E DESEJOS (KOTLER) NECESSIDADES Necessidades humanas são estados de carência percebida, estado de privação FÍSICAS: alimento, segurança SOCIAIS: inclusão, afeição INDIVIDUAIS: conhecimento, auto-realização
NECESSIDADES E DESEJOS (KOTLER) DESEJOS Necessidades humanas moldadas pela cultura e por características individuais. Opções de escolha para satisfação das necessidades.
CONCEITOS APLICADOS À REALIDADE DO MKT UTILIDADE: É tudo aquilo ao qual atribuímos um valor; VALOR: É a nossa percepção de utilidade ou necessidade de algo, em relação a uma determinada situação; SATISFAÇÃO: Atendimento a um estado psicológico, com algo necessário ou desejado;
MARKETING DIRETO
“SISTEMA DE MARKETING INTERATIVO QUE USA UM OU MAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA PROVOCAR UMA RESPOSTA OU TRANSAÇÃO MENSURÁVEIS EM QUALQUER LOCAL”. Comunicação dirigida que gera resposta mensurável.
O MD USA VÁRIAS MÍDIAS DE PROPAGANDA PARA INTERAGIR DIRETAMENTE COM OS CONSUMIDORES, EM GERAL SOLICITANDO DELES UMA RESPOSTA DIRETA.
MARKETING INDIRETO
“ É A FORMA DE INSERIR MENSAGENS PUBLICITÁRIAS DE FORMAS SUTIL NO CONTEÚDO DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO, FILMES, GAMES, REVISTAS, RÁDIOS, EVENTOS, AO INVÉS DE SIMPLESMENTE AS EXIBIR COMO ANÚNCIOS COMERCIAIS”.
É UMA FORMA DE COMUNICAR UM PRODUTO OU UMA MARCA SEM QUE O ESPECTADOR POSSA REJEITAR AS MENSAGENS PUBLICITÁRIAS.
Administradores devem selecionar as ferramentas que irão proporcionar o melhor resultado na comunicação. 1.Promoção de Vendas. 2. Relações Públicas 3. PropagandaINDIRETO 4. Merchandising 5. Venda Pessoal 6. Marketing Direto DIRETO COMPOSTO PROMOCIONAL
UTILIZADO EM : Mercados de consumo Mercados empresariais MARKETING DIRETO
PRINCIPAIS FERRAMENTAS Mala direta; Folhetos explicativos; Telemarketing; Marketing; Venda Pessoal; Venda por catálogo; (Hermes, Natura, Boticário, Avon) E-commerce; Mobile Marketing.
Cia Athletica VS MALA DIRETA
MALA DIRETA “CONSISTE EM ENVIAR UMA OFERTA, ANÚNCIO, LEMBRETE OU OUTRO ITEM A UMA PESSOA NUM ENDEREÇO ESPECÍFICO”. Texto menor e comunicação rápida através de imagens; Flexibilidade de formatos: folhetos, cartas, pacotes, pequenos brindes distribuídos aos destinatários com um objetivo determinado. É modalidade de propaganda e não é merchandising.
Seguro Allianz Produção de Filmes: 6 seguros de filmagem, Prêmio Liquido de R$ 425 mil.
Peugeot Mala direta em formato de disco respostas (taxa de 37%) e um ROI gerado de 527%.
Red Bull da Coréia do Sul
FOLHETOS EXPLICATIVOS
TELEMARKETING
MARKETING MAILING DEVE SER UTILIZADO PARA ATRAIR NOVOS CLIENTES E MANTER OS EXISTENTES, FAZENDO AÇÕES DIRECIONADAS COM BAIXA VERBA E GERANDO RESULTADOS MENSURÁVEIS.
VENDA PESSOAL
CATÁLOGOS
MOBILE MARKETING
OBJETIVOS Pesquisa mercado; Identificação de clientes potenciais; Conquistar novos clientes; Fidelização de clientes; Divulgação da marca e dos seus produtos ao público alvo definido; Rentabilização da Força de Vendas; Reativar compras. Obtenção de resultados mensuráveis; Maximização do lucro MARKETING DIRETO
CUIDADOS Não deve ser invasivo; Permissão; Frequência;