nee – conhecer, para inclui-se

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Transcrição da apresentação:

nee – conhecer, para inclui-se Facilitadora: Claudia Pedral Dias D’avila - Set / 13

INCLUIR-SE PARA INCLUIR Escola inclusiva saúde humanas Novos Paradigmas

ANATOMIA HUMANA SISTEMAS: - CIRCULATÓRIO - DIGESTÓRIO - RENAL - ENDÓCRINO - LINFÁTICO - RESPIRATÓRIO - NEUROLÓGICO

Como funciona o cérebro

NEUROPSICOLOGIA NOVA CIÊNCIA. A NEUROPSICOLOGIA estuda o comportamento humano através da compreensão das áreas do cérebro e de suas lesões.

SISTEMA NERVOSO 1- CEREBRO 2- SNC 3- SNP CELULA NERVOSA

SISTEMA NERVOSO SINAPSE PLASTICIDADE CEREBRAL

O CEREBRO

DEFICIÊNCIAS CONCEITUA-SE A ICIDH propõe uma classificação da conceituação de deficiência que pode ser aplicada a vários aspectos da saúde e da doença, sendo um referencial unificado para a área. Estabelece, com objetividade, abrangência e hierarquia de intensidades, uma escala de deficiências com níveis de dependência, limitação e seus respectivos códigos, propondo que sejam utilizados com a CID pelos serviços de medicina, reabilitação e segurança social. Por essa classificação são conceituadas.

DEFICIÊNCIAS -> CLASSIFICA-SE: Deficiência: perda ou anormalidade de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, temporária ou permanente. Incapacidade: restrição, resultante de uma deficiência, da habilidade para desempenhar uma atividade considerada normal para o ser humano. Surge como conseqüência direta ou é resposta do indivíduo a uma deficiência psicológica, física, sensorial ou outra. Desvantagem: prejuízo para o indivíduo, resultante de uma deficiência ou uma incapacidade, que limita ou impede o desempenho de papéis de acordo com a idade, sexo, fatores sociais e culturais

DEFICIÊNCIAS DEFICIÊNCIA AUDITIVA DÉFICIT INTELECTIVO - Surdo MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS - Surdo – cego - Paralisado cerebral DÉFICITS COGNITIVOS - TDAH - Distúrbio da atenção - Dislexia - Dificuldade de aprendizagem - Distúrbios psicomotores TID’S / TEA Transtornos (Autismo, Asperger, Reth) DÉFICIT INTELECTIVO - Síndromes - Lesões cerebrais - Má formação congênita - Alterações genéticas DEFICIÊNCIA VISUAL - Baixa visão - Cegueira DEFICIÊNCIA FÍSICA - Paralisia Cerebral - Lesões Cerebrais - Má formação genética - Traumas ortopédicos

PESSOA COM DEFICIÊNCIA DÉFICIT INTELECTIVO

Déficit intelectivo FATORES DE RISCO E CAUSAS PRÉ-NATAIS FATORES QUE INCIDIRÃO DA CONCEPÇÃO ATÉ O NASCIMENTO. Desnutrição materna; Carência de acompanhamento pré-natal; Doenças Infecciosas maternas: sífilis, rubéola, toxoplasmose; Fatores Tóxicos: alcoolismo, tabagismo, drogas, medicação, poluição ambiental, Fatores Genéticos: Alterações cromossomiais. Ex: Síndromes. Alterações Gênicas. Ex: erro inato de metabolismo (fenilcetonuria, esclerose tuberosa

CAUSAS FATORES DE RISCO E CAUSAS PERI-NATAIS Incidem do final do parto até o 30º dia de nascimento. Alterações durante o parto: traumas Hipóxia ou anoxia Prematuridade e Baixo peso Icterícia grave do RN

CAUSAS FATORES DE RISCO E CAUSAS PÓS NATAIS Condições Sociais ou psicossociais de suas vidas. Incidirão do 30º dia até a fase da adolescência. Desnutrição Desidratação grave Hipoestimulação formal e informal Infecções Meningoencefalites Sarampo Intoxicações exógenas Acidentes de modo geral: quedas pancadas contundentes, afogamentos, choque elétrico, asfixia. Infestações neurocisticircose - larva da tênia solium.

CAUSAS SINDROMES – Alterações advindas de erro genético que altera o padrão cariótipo e estereotipo do individuo. SINDROME DE DOWN SINDROME DE WEST SINDROME DO X FRÁGIL SINDROME DE TURNER

CONCEITO O atraso mental é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social. Estas limitações provocam uma maior lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento dessas pessoas.  As crianças com atraso mental podem precisar de mais tempo para aprender a falar, a caminhar e a aprender as competências necessárias para cuidar de si, tal como vestir-se ou comer com autonomia. É natural portanto que enfrentem dificuldades na escola. No entanto aprenderão, mas necessitarão de mais tempo. É possível que não consigam aprender algumas coisas.

FACES DA DI

CLASSIFICAÇÕES Baseado na capacidade mental Profundo Agudo Grave Moderado Leve Baseado na intensidade de apoios Limitado Extenso Generalizado

DIFICULDADES APRESENTADAS NA INCLUSÃO O entendimento do quadro apresentado. Aspectos cognitivos Comunicação, entendimento. Compreensão O processo de socialização em si. Como ocorre? Resultados e avaliação, como realizar? Promoção ou conservação? Como Promover ?

Cenas do filme Simples como amar

DEFICIÊNCIA MENTAL E A INCLUSÃO

DEFICIÊNCIA FISICA/ MOTORA

CAUSAS DAS DEFICIÊNCIAS FATORES DE RISCO E CAUSAS PRÉ-NATAIS : Infecções maternas Anoxia / hipoxia pré- natal Hemorragia cerebral Alterações na placenta e neurológicas Transtornos metabólicos maternos Incompatibilidade sanguínea – Eristoblastose fetal Anestesia prolongada Prematuridade

CAUSAS CAUSAS PERI – NATAIS Anoxia peri-natal Traumatismo e hemorragia Circular de cordão umbilical Parto prolongado Variação súbita de pressão Idade materna

CAUSAS PÓS – NATAIS Traumatismos cranianos Infecções Acidentes vasculares e neurologicos Anoxia Causas Tóxicas Neoplasias Convulsões Hipo estimulação Super proteção

CONCEITO A categoria de crianças com deficiências físicas e outros problemas de saúde refere-se a uma variedade de condições não sensoriais que afetam o bem estar da criança e que podem criar problemas de educação especial em torno da mobilidade, vitalidade física e auto - imagem. Incluídas nessa categoria ampla estão condições como más formações congênitas, epilepsia, distrofia muscular, asma febre reumática, paralisia cerebral e diabetes.

PARALISIA CEREBRAL DEFICIÊNCIA FISICA MOTRICIDADE PARAPLÉGICO

CLASSIFICAÇÕES Lesão cerebral (paralisia cerebral, hemiplegias) Lesão medular (tetraplegias, paraplegias) Miopatias (distrofias musculares) Patologias degenerativas do sistema nervoso central (esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica) Lesões nervosas periféricas Amputações Seqüelas de poli traumatismos Malformações congênitas Distúrbios posturais da coluna Seqüelas de patologias da coluna Distúrbios dolorosos da coluna vertebral e das articulações dos membros Artropatias Reumatismos inflamatórios da coluna e das articulações Lesões por esforços repetitivos (L.E.R.) Seqüelas de queimaduras

O melhor vídeo motivacional

CLASSIFICAÇÕES Especifico para ÁREA MOTORA - MOTRICIDADE Atraso motor Déficit motor DESENHO – GARATUJA CÇA DE 8 ANOS PEGA ERRADA – COORD MANUAL CRIANÇA DE 8 ANOS

CLASSIFICAÇÕES Especifico para PARALISIA CEREBRAL A paralisia cerebral é o nome que se dá a um grupo de problemas motores (relacionados aos movimentos do corpo) que começam bem cedo na vida e são o resultado de lesões do sistema nervoso central ou problemas no desenvolvimento do cérebro antes do nascimento (problemas congênitos).

PARALISIA CEREBRAL* Algumas crianças com paralisia cerebral também têm desordens de aprendizagem, de visão, de audição e da fala. Embora a lesão específica do cérebro ou os problemas que causam paralisia cerebral não piorem, os problemas motores podem evoluir com o passar do tempo.

PARALISIA CEREBRAL CAUSAS PRÉ NATAIS Ameaça de aborto, choque direto no abdômen da mãe; Exposição ao raio X nos primeiros meses de gravidez ; Incompatibilidade entre Rh da mãe e do pai ; Infecções contraídas pela mãe durante a gravidez (rubéola , sífilis, toxicoplasmose ); Mãe portadora de diabetes ou com toxemia de gravidez; Pressão alta da gestante.

TIPOS : TONUS ESPÁSTICA ATETOIDE (Os movimentos podem ser rápidos e aos trancos (coréia) ou serem distorcidos (atetose) ou ainda, podem envolver a permanência em uma posição anormal (distonia)). ATAXICA MIXTA     

ATETOIDE ESPÁSTICO ATAXICO

CENAS DO FILME DE PORTA EM PORTA

DIFICULDADES APRESENTADAS NA INCLUSÃO Prévio conhecimento acerca do quadro motor, manuseio, possibilidades, comprometimentos. Capacitações ao alcance das escolas públicas e particulares regulares, acerca do processo de inclusão. Orientação na adaptação do mobiliário e material escolar. Orientação na adaptação curricular necessária ao bom desenvolvimento do educando com paralisia cerebral já incluída em ensino regular.

DEFICIÊNCIA FISICA / MOTORA E A INCLUSÃO

TID’S – TRANSTORNO INVASIVO DO DESENVOLVIMENTO/ DSM IV TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA/ DSM V

CAUSAS FATORES DE RISCO E CAUSAS As teorias cientificas, ainda não dão conta de estabelecer as causas determinantes desses quadro, antes conhecido como PSICOSE INFANTIL. Algumas teorias afirmam ser um déficit severo no seu processo de abstração, outros falam de bloqueio cognitivo ou mesmo a psicanálise afirma que o quadro é comprometido pela relação materna.

CONCEITO TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Novo nome para a categoria, Transtorno do Espectro do Autismo, que inclui transtorno autístico (autismo), transtorno de Asperger, transtorno desintegrativo da infância, e transtorno global ou invasivo do desenvolvimento sem outra especificação.

CONCEITO DSM-V : Transtorno do Espectro do Autismo Deve preencher os critérios 1, 2 e 3 abaixo: 1. Déficits clinicamente significativos e persistentes na comunicação social e nas interações sociais, manifestadas de todas as maneiras seguintes: a. Déficits expressivos na comunicação não verbal e verbal usadas para interação social; b. Falta de reciprocidade social; c. Incapacidade para desenvolver e manter relacionamentos de amizade apropriados para o estágio de desenvolvimento.

CONCEITO 2. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos duas das maneiras abaixo: Comportamentos motores ou verbais estereotipados, ou comportamentos sensoriais incomuns; b. Excessiva adesão/aderência a rotinas e padrões ritualizados de comportamento; c. Interesses restritos, fixos e intensos. 3. Os sintomas devem estar presentes no início da infância, mas podem não se manifestar completamente até que as demandas sociais excedam o limite de suas capacidades.

CONCEITOS Os mecanismos genéticos em jogo não são, ainda, bem compreendidos. Uma vez que estão diante de uma síndrome comportamental que tem múltiplas etiologias, é muito possível que tenham, também, uma heterogeneidade genética. Importância de fatores genéticos como determinantes do Autismo tem sido amplamente investigada. Nos indivíduos autistas que não apresentam evidências de desordens genéticas, uma variedade de mecanismo poderia estar em jogo tais como autossômico recessivo, herança ligada ao X, modelos multifatoriais e poli gênicos (SMALLEY, 1991). Há evidências de que alguns fatores podem modificar esta propensão genética tais como o sexo do indivíduo, QI e insultos pré e perinatais.

AUTISMO TID’S SINDROME DE RETT

CLASSIFICAÇÃO Novo nome para a categoria, TEA -Transtorno do Espectro do Autismo, inclui: Transtorno autístico (autismo), Transtorno de Asperger, Transtorno desintegrativo da infância, e Transtorno global ou invasivo do desenvolvimento sem outra especificação.

CARACTERISTICAS DO AUTISMO CLASSICO

Sobre Autismo

DIFICULDADES APRESENTADAS Despreparo do corpo docente. Despreparo da Família. Despreparo Social. Necessidade de dupla intervenção em sala de aula. Comportamento arredio em sala e com professores e auxiliares. Ausência de comunicação.

TIDS E A INCLUSÃO

www.cpedral.com.br Fim da 1ª parte!

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