Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS
Advertisements

SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PERMANENTES, VISITANTES E COLABORADORES E ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES COLABORADORES Integrantes: Raimundo Pereira.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
COMISSÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA - CNEMV João Carlos Pereira da Silva Dezembro / 2014.
QUAL O NAVEGADOR QUE POSSO UTILIZAR? NOVO SISTEMA ONLINE DO CEE/MT MOZILA FIREFOX Versão 3.5 ou superior Internet Explorer 7 ou superior Google Chrome.
ENADE 2014 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.
A vida de um curso Departamento de Ensino Superior.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
A CPA ESAMC tem como objetivo implementar o processo de auto avaliação da ESAMC de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional da Educação.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Processo eleitoral Processo eleitoral COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Lei nº (14/04/04) Institui o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Integra três modalidades de avaliação: Avaliação das.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES SEMINÁRIOS NACIONAIS DO ENADE BRASÍLIA, JUNHO DE PROVA DO ENADE DE NOVEMBRO DE.
Projeto de Lei nº 8084/2014 Audiência Pública realizada na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em 15 de abril de 2015.
O Projeto Político Pedagógico é...
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
IMPLANTAÇÃO – NOVOS CURSOS DEPARTAMENTO DE ENSINO – BASILIO FECHINE ABRIL 2016 Basílio Rommel A. Fechine.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
REITORIA ITINERANTE PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Decisões imediatas:  Redução da oferta para o 2º semestre de 2014;  Reestruturação da Pró-reitoria de Ensino,
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
I ENCONTRO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS Novembro/2015 PROEN.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO COMISSÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL do Centro de Educação Ciclos de Formação em Avaliação Coordenação.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
BALANÇO DE METAS 2014 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2015 Escola da Advocacia-Geral da União.
DIREITO AMBIENTAL CAROLINNE FERNÁNDEZ DIREITO AMBIENTAL.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 Escola da Advocacia-Geral da União.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
Prof.(a) Aurélia A. de Melo. O Índice Geral dos Cursos é um indicador que mede a qualidade dos cursos de graduação e pós- graduação de Instituições de.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA ASSESSORIA TÉCNICA E DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL.
(Resolução SEE/1.506/10) O que é um Colegiado Escolar? - Recomposição do Colegiado. Competências do Colegiado Escolar. COLEGIADO ESCOLAR (Resolução SEE/1.506/10)
Reitoria Supressão de Regime Especial de Trabalho Docente Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini 2011.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
SINAES ENADE.
Transcrição da apresentação:

Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral

Exigência Legal A Lei nº 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 9º, inciso VI explicitou a responsabilidade da União em "assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino".

Avaliação da Educação Básica Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB (ANEB, Prova Brasil e ANA) Censo da Educação Básica (Educacenso) Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Avaliação do Ensino Superior Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) – Instituído em 14 de abril de 2004, pela Lei n° ; – Formado por três componentes principais: Avaliação das instituições; Avaliação dos cursos; e Avaliação do desempenho dos estudantes.

Instrumentos do Sinaes Avaliação Interna (Autoavaliação); Avaliação externa; – Credenciamento Institucional; – Recredenciamento Institucional; – Reconhecimento de Curso; – Renovação do Reconhecimento de Curso.

Instrumentos do Sinaes Censo do Ensino Superior (Censup); Cadastro (e-MEC, Portaria Normativa nº 40/2007, republicada em 2010 com alterações); Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Conceitos Conceito do Curso (CC); Conceito Institucional (CI); Conceito ENADE; Conceito Preliminar de Curso (CPC); Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Conceitos Conceito do Curso (CC); Conceito Institucional (CI); Conceito ENADE; Conceito Preliminar de Curso (CPC); Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Indicadores de Qualidade da Educação Superior Conceitos de Avaliação (in loco)

Autoavaliação A autoavaliação articula um autoestudo segundo o roteiro geral proposto em nível nacional; O relatório da autoavaliação deve conter todas as informações e demais elementos avaliativos constantes do roteiro comum de base nacional, análises qualitativas e ações de caráter administrativo, político, pedagógico e técnico-científico que a IES pretende empreender em decorrência do processo de autoavaliação, identificação dos meios e recursos necessários para a realização de melhorias, assim como uma avaliação dos acertos e equívocos do próprio processo de avaliação.

Requisitos da Autoavaliação Existência de uma equipe de coordenação ; Participação dos integrantes da instituição; Compromisso explícito por parte dos dirigentes das IES; Informações válidas e confiáveis; Uso efetivo dos resultados.

Etapas da Autoavaliação 1ª Etapa Preparação Constituição da CPA Sensibilização Elaboração do Projeto de Avaliação 2ª Etapa Desenvolvimento Ações Levantamento de dados e informações Análise das informações 3ª Etapa Consolidação Relatório Divulgação Balanço crítico

O que é a CPA? 1.CPA é a Comissão Própria de Avaliação, prevista no art. 11 da Lei , de 14/04/2004; 2.Tem por atribuição a condução dos processos internos de avaliação da instituição, de sistematização e de prestação de informações solicitadas pelo INEP; 3.Deve dar ampla divulgação de sua composição, de sua agenda e das atividades desenvolvidas;

O que é a CPA? 4.Deve sensibilizar a comunidade acadêmica, buscando o seu envolvimento na elaboração e desenvolvimento da proposta avaliativa por meio de reuniões, palestras, seminários, entre outros; 5.Deve acompanhar as ações de melhorias executadas com base nos resultados da avaliações e nos Protocolos de Compromisso firmados pela IES; 6.Deve prestar contas de suas atividades aos órgãos colegiados superiores, apresentando relatórios, pareceres e recomendações.

CPA nos Campi do IFPA O Regimento Geral do IFPA, Art. 65., prevê que “cada Campus terá uma Comissão Própria de Avaliação fazendo parte das assessorias especiais da Direção Geral com as mesmas competências da CPA geral, que fornecerá subsídios e dados à CPA geral e ao Pesquisador Institucional”.

Ações da DAI Integrar as ações das CPA’s, fomentando encontros; Criação do site da CPA, em parceria com ASCOM; Implantação do Módulo de Avaliação Institucional no SIGAA, em parceria com a DTI; Propor fluxo de Autoavaliação que integre as avalições dos curso, dos Campi e do IFPA;

Ações da DAI Coleta e divulgação dos indicadores e resultados da avaliações; Orientação do uso dos indicadores como instrumentos de gestão e na tomada de decisão.

OBRIGADO! Contatos: Telefone: (91)