www.cedsrio.com.br www.espm.br Apresentação do estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisas da ESPM-RJ, sob orientação do professor Eugenio Giglio, para.

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Transcrição da apresentação:

Apresentação do estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisas da ESPM-RJ, sob orientação do professor Eugenio Giglio, para a pesquisa de avaliação da percepção durante a 16 a Parada do Orgulho LGBT. A equipe de pesquisa foi composta por 29 pessoas que realizaram o estudo quantitativo no dia 9 de outubro de 2011, na Praia de Copacabana – RJ. A pesquisa procurou descrever o perfil e a opinião dos presentes ao evento e não necessariamente se constitui em uma pesquisa realizada exclusivamente com LGBT’s

Relatório de Pesquisa: Percepção da População durante a 16 a Parada do orgulho LGBT Outubro de 2011

Metodologia Tipo de Estudo: - Estudo quantitativo realizado por meio de entrevistas pessoais. População Pesquisada: - A população pesquisada foi composta pelos espectadores da 16 a Parada do Orgulho LGBT Período de Campo: - As entrevistas foram realizadas no dia 9 de outubro de Número de Entrevistas: entrevistas. Margem de erro desta pesquisa : - Para esta pesquisa estimamos um erro total de 3,8 %, considerando um p=50% e o coeficiente de confiança (alfa)=95%

Objetivo Geral - Averiguar a percepção dos espectadores acerca do evento : 16ª Parada do Orgulho LGBT Objetivos Secundários - Identificar o perfil demográfico / psicográfico dos espectadores - Percepção dos espectadores em relação ao evento - Quais razões que o fizeram participar do evento - Conhecimento da Lei Municipal - Conhecimento da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS RIO) - Procedência dos turistas - Avaliação dos serviços turísticos.

Composição da Amostra:

Composição da Amostra Idade média: X= 27 anos Gênero Nível de Instrução

Composição da Amostra Estado Civil Religião

Composição da Amostra Renda Familiar

Composição da Amostra Procedência 79% dos entrevistados são procedentes da região metropolitana do Rio de Janeiro

Composição da Amostra Como você classifica sua orientação sexual? Masculino = 44% Feminino = 56% Masculino = 40% Feminino = 60% Masculino = 79% Feminino = 21%

Resultados da Amostra

Resultados da Amostra Você acha que as Paradas Gays dão visibilidade positiva para a comunidade homossexual? 78% dos espectadores afirmam que a parada passa uma visibilidade positiva para a comunidade homossexual. Masculino = 66%Feminino = 34% Homossexual = 54%Bissexual = 14%Heterossexual = 32%

Resultados da Amostra Por que você está na Parada Gay? (continua....)

Resultados da Amostra Por que você está na Parada Gay?

Resultados da Amostra Você já sofreu discriminação por causa de sua orientação sexual?

Resultados da Amostra Quais os locais que você se sente vítima de discriminação?

Resultados da Amostra Já foi vítima de bullying? Onde?

Resultados da Amostra Você já sofreu algum outro tipo de discriminação?

Resultados da Amostra Que tipo ? Racial - Principal tipo de discriminação - 32% dos respondentes afirmam ter sofrido algum tipo de discriminação racial

Resultados da Amostra Você já sofreu algum tipo de violência por causa de sua orientação sexual? 22% afirmam já ter sofrido algum tipo de violência em função da sua escolha sexual

Resultados da Amostra Fez algum tipo de denúncia? 66% dos entrevistados que já sofreram algum tipo de violência efetuou nenhum tipo de denúncia.

Resultados da Amostra E como foi o atendimento recebido?

Resultados da Amostra Você sabia que existe uma lei municipal que pune desde 1996 a discriminação ocorrida em estabelecimento comercial ou serviços públicos municipais?

Resultados da Amostra Você já ouviu falar da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro que cuida dos direitos LGBTs na cidade?

Resultados da Amostra Você conhece algum tipo de ONG ou grupo LGBT? O conhecimento de ONG’s é maior por parte dos turistas (40%) do que os residentes na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (26%)

Resultados da Amostra Como você avalia os seguintes aspectos da cidade do Rio de Janeiro Notas de 1 a 5

Os turistas

Turistas Como chegou ao Rio

Turistas Onde se hospeda

Turistas Com quem viaja

Turistas Pretensão de retornar ao Rio de Janeiro Gasto diário médio informado R$ 577,72 Permanência média 7,9 dias

Escola Superior de Propaganda e Marketing Rua do Rosário, 90 Telefone: (21) Diretora Geral ESPM-RJ Flávia Flamínio Responsabilidade Técnica Professor Carlos Messeder Professor Eugenio Giglio Professor Tatsuo Iwata