A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão Técnica do Plano Indústria - CTPIn Março
Advertisements

Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Universidade Federal do Pará Faculdade de Administração Curso de Especialização Gestão Empresarial Administração de Empresas Prof. Adm. Marco Antonio Silva.
Administração da Produção Trabalho realizado para o curso Técnico em Administração que sintetiza a Administração da Produção baseando-se no sistema Toyotismo.
Venture Capital e Private Equity O Que é ? Modalidade de investimento que envolve participação, através da aquisição de ações ou de outros ativos, em.
Segurança da Informação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Setembro/2014.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
Qualidade. Qualidade do processo de desenvolvimento de software O produto gerado é ruim porque o processo é ruim. E o processo é ruim porque é mal definido,
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
Tratamento e Acompanhamento da Pesquisa de Satisfação dos clientes Autores: José Luis Costa XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Contexto Plano de Gestão Integrada de Pessoas do Sistema Eletrobrás Plano Unificado de Carreira e Remuneração Plano de Avaliação de Desempenho Plano de.
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
Abordagens financeiras e não financeiras integradas de promoção de Sistemas Produtivos Inovativos Locais - experiências e lições de diferentes regiões.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Planejamento Estratégico IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Edital SENAI SESI de Inovação O SENAI – Departamento Nacional (SENAI-DN) e o SESI – Departamento Nacional (SESI- DN) disponibilizarão até R$ 23,6.
Gestão de Projetos em pequenas empresas desenvolvedoras de software Acadêmicas: Bruna Zonta Nunes Larissa Martins Thaisa Lana Pilz.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Project Charter Documento que reconhece formalmente a necessidade de um projeto e suas premissas. Conteúdo do Project Charter de modo geral: 1. Objetivo/escopo.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Situando os conceitos essenciais Ambiente: Instrumentos Produtos & Serviços Helgo Max EmpresaMercado troca $ retribui > oferta Implementação Negociação.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
GESTÃO DA QUALIDADE - EMENTA
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Atuação do Bandes 17 de julho de 2012 RICARDO TEIXEIRA MENDES Coordenador Núcleo de Microcrédito e Parcerias.
ESCRITÓRIO DE TI SEFAZ - GETEC Vitória - ES, Março de 2016.
MISSÃO E VISÃO SGA MISSÃO: Prover recursos humanos, logísticos, orçamentários e financeiros, de forma acessível, tempestiva e com qualidade para que a.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Contexto para a Gestão de Risco Tributário
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Gerenciamento de Projetos Prioritários acompanhados pelo software Microsoft Project Tania Faerman Julho/2010.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
1. 2 ÁGUA NÃO FATURADA PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PERDAS APARENTES MODALIDADE - PERFORMANCE “O contrato de performance é baseado na idéia de remuneração pela.
Fundamentos da Administração
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Eficiência da Gestão no Sescoop. Eficiência na Gestão do Sescoop 2 Quem somos? Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Cooperativa.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Ouvidoria O que é o SOU. É um ferramenta informatizada de Gestão em Ouvidoria do Estado do Ceará desenvolvida para otimizar o fluxo das informações,
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Padronização e Melhoria
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO 1.1. – Porque Falhamos. O sucesso de uma organização, seja qual for, pública ou privada, é algo desejado.
COBIT 5 Visão Geral.
Transcrição da apresentação:

A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011

Banco de Fomento ao Desenvolvimento Regional (NE/Br); Atividade Principal Sociedade de economia mista, controlada pela União; 725 unidades de atendimento ao público; R$ 66,0 bilhões de ativo total, em ; 2,5 milhões de contratos de crédito de longo prazo; 331 Processos identificados na Arquitetura de Processos. Contexto Interno

Busca contínua pela qualidade: Setor Público e Privado; Cobrança por respostas cada vez mais rápidas (clientes, parceiros, acionistas e empregados) no aumento da qualidade de produtos e serviços, sem elevar custos; Qualidade dos processos considerada tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços; Gerenciamento da qualidade dos processos na agenda da Governança das empresas; Rápida evolução e barateamento de ferramentas de TI. Contexto Externo

É uma série de tarefas logicamente relacionadas que, quando executadas, produzem algo de valor para o Cliente. (Thomas H. Davenport); Cursos de ações que são executadas para garantir que a empresa evolua no atingimento de suas metas. (Object Management Group – OMG) Conjunto de atividades organizadas, através da qual uma organização deve ser estruturada, com o objetivo de produzir valor (output) para os seus clientes. ( O que é Processo de Negócio ou Processo Organizacional O que é Processo de Negócio ou Processo Organizacional

É uma filosofia de gestão que entende a instituição como uma articulação de processos; Disseminado em organizações públicas e privadas de todos os portes e naturezas; Prática experimentada e madura no mercado, com resultado comprovado; No BNB visa contribuir para a governança, por meio da modelagem, automatização, execução, monitoramento, análise e otimização dos processos de negócio, com a implantação de KPIs e melhorias contínuas. BPM – Business Process Management Gestão por Processos BPM – Business Process Management Gestão por Processos

Estudo da consultoria Gartner Inc. calcula em 20% a economia em custos que a adoção do BPM proporciona às empresas em um ano. BPM – Business Process Management Fonte: gartner-1.shtml Fonte: gartner-1.shtmlhttp://info.abril.com.br/corporate/aplicacoes-de-gestao/bpm-economiza-20-em-um-ano-diz- gartner-1.shtmlhttp://info.abril.com.br/corporate/aplicacoes-de-gestao/bpm-economiza-20-em-um-ano-diz- gartner-1.shtml

Começou a ser utilizado em grande escala em 2003 por organizações interessadas em novas ferramentas de controle de suas estratégias; É uma categoria de sistemas focada em acompanhamento de performance; O BPM permite a análise, definição, execução, monitoramento e administração de processos; O BPM permite a análise, definição, execução, monitoramento e administração de processos; Possibilita que as regras de negócio sejam informatizadas pelas próprias áreas de gestão, sem interferência das áreas técnicas. BPMS – Business Process Management System Ferramentas de Informática BPMS – Business Process Management System Ferramentas de Informática

Sistema de Gestão do Processo de Negócios Melhoria Contínua da Gestão de Processos RequisitosSatisfação Realização de Produtos e Serviços Medição, Análise e Melhoria Gestão de Recursos Responsabilidade da Direção EntradaSaída Produto Serviço Atividades que agregam valor Fluxo de Informação Fonte: Instituto Atlântico. VI Simpósio Internacional Melhoria Processos, 2004 CLIENTES

Conhecer e demonstrar capacidade de atender requisitos do cliente; Planejar e documentar todas as atividades do processo; Qualificar pessoas nas competências necessárias à realização das tarefas; Identificar e disponibilizar recursos materiais e humanos para manter o nível de qualidade do processo; Prevenir as não-conformidades e, caso ocorram, registrá-las e tratá- las; Identificar processos críticos de risco operacional e de satisfação dos clientes (KPI); Manter programa contínuo de melhoria dos processos. Sistema de Gestão da Qualidade do Processo de Negócios

Processo de Negócios Maturidade PROCESSOSPROCESSOS Aperfeiçoado continuamente Previsível e controlado Consistente e padronizado DisciplinadoDisciplinado Imprevisível e sem controle MATURIDADEMATURIDADE OtimizadoOtimizado GerenciadoGerenciado DefinidoDefinido RepetívelRepetível InicialInicial

Nível 1 (inicial). A qualidade do produto depende de esforço individual sem qualquer nível de gerenciamento ou controle definidos explicitamente. Nível 2 (repetível). Processo básicos que permite acompanhar o custo, cronograma e funcionalidade. Nível 3 (definido). Processo bem definido, documentado e padronizado. Permite instalar Indicadores chave de processo (KPIs). Nível 4 (gerenciado). São coletadas medidas detalhadas da qualidade do processo e do produto. Nível 5 (otimizado). Melhoria contínua dos processos, possibilitando optar com segurança, por novas tecnologias, técnicas, políticas de treinamento e qualquer outra atividade relevante do processo que resulte em um produto ou serviço de melhor qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Processos de Negócio

O que já foi feito no BNB; O que está sendo feito; Resultados esperados até dez/2012. ConclusãoConclusão

A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011