A Experiência da Câmara dos Deputados Gestão do Uso da àgua Seminário sobre Tecnologias Limpas Água: Redução do Consumo e Reúso Realização: ABES-RS - Agosto-2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDG (indicadores de desempenho gerencial)  Informações relativas a todos os esforços de gestão da empresa,  Esforços com influência positiva (redução.
Advertisements

Alceu Galvão Eng. Civil – Dr. Saúde Pública Coord. Saneamento da Secr. das Cidades do Ceará.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
A implantação do Centro Nacional de Pesquisas do Mar IFSC Apresentação: Widomar P. Carpes Jr. Diretor Geral do Campus Itajaí novembro
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Prefeitura Municipal de Cacoal GABINETE DO PREFEITO 2º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL Apresentação: HELENA F. LOPES DA ROCHA.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis (DPCS)
VI SIMPÓSIO REGIONAL – Licitação, Contratos e Controle de Atos Administrativos Gestão Socioambiental na Administração Pública.
PRONATEC SETEC/MEC Brasília, 26 de novembro de 2014.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO Desenvolver, coordenar, apoiar e estimular ações voltadas para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem positiva.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
IT-16 Plano de Emergência
COPA VERDE Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
IMPACTO DA ATIVIDADE FISCALIZATÓRIA SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE DRENAGEM URBANA NO DISTRITO FEDERAL Autoras: Carolinne.
1º Audiência Pública para implantação da coleta seletiva Monte Alegre de Minas Professores : Msc. Vânia Figueiredo Bel. Leandro Silva.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
A Regulamentação da Lei /2010 Florianópolis, 15 de Outubro de 2010.
FUTURO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SISTEMA ELÉTRICO x CONSUMIDOR Julio Shigeaki Omori Novembro de 2015.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
© CopyRight - Modulo Secutity Solutions Todos os Direitor Reservados © 1 Como Está a Segurança da Informação no Governo do Estado de Minas Gerais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
UTILIZAÇÃO DE REDUTORES DE VAZÃO NA DIMUNUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SUJEITAS AO RACIONAMENTO DE CONSUMO Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
SEPLAN ROTEIRO DE SUGESTÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DE RESTAURANTE POPULAR.
LISTA DE TEMAS DE PESQUISA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I Analise técnico-econômica comparativa das novas tecnologias de dispositivos de iluminação.
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
NOSSOS CURSOS Instalador Elétrico Instalador de Pisos e Azulejos Instalador Hidráulico Pintor de Paredes.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
Projeto de Coleta Seletiva Interna SEMADUR Isabel Cristina Penteado Rezende Tatiane Valdes Franco Oliveira.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Plano de Logística Sustentável Gestão de Material Permanente Brasília- Região Norte e Estado de Goiás Responsável: José Ronaldo Nunes Gestor: Jonatan.
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA Objetivo da Coordenação Administrativa Prover e gerenciar o bom funcionamento do prédio da Aedi, buscando integração entre.
Facilitador: Jairo Meneses Bezerra Gerente Executivo do SISAR/PI Fortaleza (CE), 20 de Maio de 2016 SISAR/PI SISTEMA INTEGRADO DE SANEAMENTO RURAL DO PIAUÍ.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Fazer parte de um processo de conscientização da Qualidade de Vida no Trabalho, promover o bem estar físico, mental e social, resultando em benefícios.
Secretaria de Estado da Fazenda INSTITUCIONAL. Gerar receitas e controlar a sua aplicação. SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA MISSÃO.
Mesa Temática II: Esporte Rodolfo Novellino Benda Centro Esportivo Universitário Diretor.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A competitividade do País passa por aqui.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
twitter.com/funasa PROGRAMA DE APOIO ÀS ASSOCIAÇOES E COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS.
PLANO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL 2006 RESÍDUOS DO NORDESTE, EIM.
Diagnóstico da Geração e Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos na Bacia do Rio Tubarão.
PROGRAMA DE INSERÇÃO E INTEGRAÇÃO OBJETIVO O objetivo deste procedimento é estabelecer os requisitos do programa de inserção para os novos colaboradores.
Transcrição da apresentação:

A Experiência da Câmara dos Deputados Gestão do Uso da àgua Seminário sobre Tecnologias Limpas Água: Redução do Consumo e Reúso Realização: ABES-RS - Agosto-2005 Palestrante: Roberto Costa

Introdução - Complexo Arquitetônico - Vistas - Dados Técnicos - Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados Ecocâmara - Ações Inicias da EcoCâmara - Gestão do Uso e Reúso da Água Realizações em Andamento Objetivos Futuros

Ed. Principal - Plenário - Anexo I

Plenário - Anexo I - Anexo I I

Anexo II - Anexo III - Anexo IV

Apartamentos Funcionais

Dados Técnicos - 6 Edifícios Administrativos: Ed. Principal - 4 Anexos ( I - II - III - IV ) - Complexo Avançado - Área Construida: m2 - Vasos Sanitários – 985 unidades - Lavatórios – unidades - Mictórios – 156 unidades - Copas - 65 unidades - Jardins m2 de área ajardinada vagas para estacionamento Kva de carga elétrica instalada Apartamentos Funcionais m2 cada aptº - 4 unidades sanitárias completas por aptº

- As ações ambientais da Câmara dos Deputados iniciaram-se em agosto de 2002, com a criação de um Grupo de Trabalho, para propor o gerenciamento dos resíduos recicláveis; - Na evolução dessas ações, foi criado o Núcleo de Gestão Ambiental - EcoCâmara, em abril de Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados Ecocâmara

ECOCÂMARA A missão: Harmonizar ações da Câmara com questões relacionadas ao meio ambiente, provendo-a de novos referenciais, normas e atividades afins Funcionamento: A coordenação é rotativa e a participação voluntária e interativa, em nove subgrupos. - Legislação Ambiental - Aquisições - Lixos diferenciados - Divulgação - ISO e jardins - Novas Tecnologias - Qualidade - Atuação Social - Acompanhamento de Execução do EV.

Política Ambiental da EcoCâmara Objetivo: Internalizar questões socioambientais às ações administrativas. Defender e respeitar o meio ambiente nos aspectos relacionados às suas atividades administrativas e às suas edificações; Observar leis e regulamentos ambientais aplicáveis às atividades da Câmara; Implantar e manter procedimentos de melhores práticas ambientais; Gerir informações ambientais disseminando-as entre seus servidores, visitantes e colaboradores.

- Ações Iniciais da EcoCâmara - Criação do Escritório Verde - Térreo do Ed. Anexo IV - Campanha educacional institucional - Aquisição de coletores; - Capacitação dos serventes; - Parceria com a Associação de Catadores e Lavadores de Automóveis nos estacionamentos; - Realização do Curso de formação de gestores da água - Visitas às salas e distribuição dos coletores. - Eventos técnicos: Participação em Palestras - Produção de Vídeos - Exposições Temáticas

Campanhas intitucionais Criação do escritório verde

Treinamento com os lavadores Capacitação dos Servidores

Exposições e Concursos Temáticos - Campanhas

- Gestão do Uso e Reúso da Água - Realizações em Andamento - Limpeza do Espelho D’ Água do Anexo I - Substituição de Válvulas de Descarga por Caixas Acopladas - Substituição das torneiras comuns pelas Eletrônicas - Instalação de Acionadores Eletrônicos para Mictórios - Instalação de Eliminadores de Ar junto aos Hidrômetros - Substituição de tubulações antigas e Mapeamento de vazamentos por processos eletrônicos

Limpeza do Espelho D’Água - Anexo I

- Procedimento Anterior Esvaziamento do Espelho - 4 a 5 vezes ao ano Gastos litros d´água jogados fora em um ano 40 homens trabalhando na limpeza durante 1 semana - Procedimento Atual - Limpeza por aspiração - procedimento idêntico usado em piscinas - 2 homens trabalhando durante 1 semana - Reaproveitamento para irrigação nos jardins adjacentes - Lodo retirado e através de compostagem é utilizado com adubo - Diminuição da Evaporação com produtos sulfactantes - Economia Gerada - R$ por ano

Instalação de Metais Sanitários com Controladores de fluxo

Instalação de Eliminadores de Ar e Substituição de Tubulações

- Gestão do Uso e Reúso da Água - Objetivos Futuros Reforma dos Apartamentos Funcionais - Hidrometragem individual nos Aptºs - Utilização das Ag. Pluv. e Ag. Leves nas Bacias Sanitárias - Iluminação Controlada - Utilização de Metais e Louças com dispositivos redutores d’água Utilização de Filtros de Água nas Copas - eliminando o desperdício com garrafas de água mineral Incremento nas Campanhas de Conscentização Integração com o Comitê de Gestão de Conhecimento - Comunidade Virtual para elaboração do Manual de Aquisições: compras públicas sustentáveis e responsabilidade socioambiental.

Reforma dos Apartamentos Funcionais Projetos orientados para as questões ambientais e econômicas

Instalação de Filtros nas Copas Substituição das garrafas e galões de água Mineral

Incremento nas Campanhas de Sensibilização

“A sobrevivência das organizações públicas ou privadas estará assentada na sua capacidade de atualizar o modelo de gestão ambiental, adequando-o ao contexto da sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, sentimento preservacionista, adotando sempre as boas práticas ambientais” Fonte: A 3 P - MMA

Agradecemos a todos a atenção! (coordenadora geral) (coordenadora) (comitê de gestão do conhecimento)