Concentração de Mercado Fórum de Presidentes do Sistema Unimed – 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A CONTRIBUIÇÃO DA UNESP PARA O DINAMISMO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS  A UNESP, desempenha um papel importante no dinamismo econômico dos municípios onde.
Advertisements

Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Brasil Polo Regional de Resseguros Abril Conceito do Brasil como Polo Regional de Resseguros A atração de prêmios de fora de sua jurisdição para.
EMPREENDEDORISMO Prof. Fabiana do Patrocínio Vieira 2010.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
O CONSUMO DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA Qual a Visão do Banco Mundial Sobre a Classe Média Dos Países Emergentes? O Que Pensam os Analistas Brasileiros Sobre.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Venture Capital e Private Equity O Que é ? Modalidade de investimento que envolve participação, através da aquisição de ações ou de outros ativos, em.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
45ª Assembleia Nacional – ASSEMAE Como montar banco de projetos e conteúdos para captação de recursos de Água e Esgoto Poços de Caldas/MG – 25 de maio.
“Sistema Cooperativo Unimed - Inovando na Saúde Ocupacional com Segurança e Qualidade” Dr. Valdmário Rodrigues Junior Diretor de Integração Cooperativista.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES A RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL COMO UM BOM NEGÓCIO A globalização tornou a disputa por novos mercados e a competição.
Unimed Vale do Caí Reuniões de Pré-Planejamento Estratégico Objetivo: As reuniões de Pré-Planejamento Estratégico tiveram o objetivo de integrar os cooperados.
A SUA REDE DE NEGÓCIOS. Os primeiros computadores eram muito caros Poucas empresas podiam comprar... As primeiras aplicações desenvolvidas geralmente.
AUDIÊNCIA PÚBLICA A SOBREVIVÊNCIA DA CADEIA DO LIVRO NO BRASIL COMISSÃO DE CULTURA CÂMARA DOS DEPUTADOS Luís Antônio Torelli Presidente da CBL 17/11/2015.
Considerações sobre o primeiro emprego na Rais e sobre o perfil do beneficiário do seguro-desemprego Fevereiro/2015.
Ponto 3 O CONTRATO DE SOCIEDADE DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE
José Carlos de Souza Abrahão Diretor-Presidente Brasília, 15 de março de Audiência Pública Transparência e Funcionamento da Agência Nacional de Saúde.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
“Formação e Novas Tecnologias em Cabo Verde” Que Presente, Que Futuro! Pedro Lopes Grupo Promosoft Lisboa, 11 Abril, 2007.
Audiência Pública - CDEIC Tíquete-Alimentação -20/06/2013.
1 Apresentação dos Resultados 2T14 São Paulo, 31 de Julho 2014.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
Associação Brasileira das Empresas Prestadoras de Serviços Especializados de Telecomunicações Célio F. Bozola.
Sandro Leal Alves Brasília, 09.julho.2015 Sandro Leal Alves Brasília, 09.julho.2015 Senado Federal.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
O NORTE COMO PLATAFORMA LOGÍSTICA MARÍTIMA PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO João Pedro Matos Fernandes Novembro de 2009.
1 Apresentação dos Resultados 1T15 São Paulo, 30 de Abril 2015.
2/6/ AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS PELO PATRIMÔNIO LÍQUIDO EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL Professor: José Raymundo Sobrinho UCAM - UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES.
Atualidades e Projetos Fórum de Presidentes do Sistema Unimed – 2010.
Investimentos.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
 Investidores: pessoas que buscam oportunidades de investimentos no segmento de franquias.  Feiras  Site  Matérias  s  Outras redes de franquias.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
A Concentração no Mercado da Saúde Suplementar Experiências de redimensionamento do Sistema Unimed no âmbito da Unimed Mercosul São Paulo
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
SOCIAIS/SUSTENTABILIDADE
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
ACORDO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ---- A POSIÇÃO DA ABINEE.
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
Mercosul Nome: Guilherme dos S. Silva e Enzo N: 5 Ano: 8D.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Energia Eólica - Brasil
Oração Nossos Valores Simplicidade Transparência.
Medidas para o Fortalecimento da Assistência Farmacêutica e a Qualificação da Judicialização da Saúde Caroline Cabral Zonta Promotora de Justiça Coordenadora-Adjunta.
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
AUDIÊNCIA PÚBLICA MPV 651/2014. Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios 80%
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
SETOR EXTERNO Prof.: Ricardo Clemente. Fundamentos do Comércio Internacional O que leva os países a comercializarem entre si ? LEI DAS VANTAGENS COMPARATIVAS.
Eficiência da Gestão no Sescoop. Eficiência na Gestão do Sescoop 2 Quem somos? Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Cooperativa.
Central Nacional Unimed Fórum de Presidentes do Sistema Unimed “Cenário: Desafios a enfrentar.” Roberval Silva Esper Unimed Varginha – MG -
Prof. Dr. Oscar Dalfovo www. Dalfovo.com Prof. Dr. Carlos E. N. Bizzotto
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
“Corrupção, mau gerenciamento e ausência de medicina preventiva são alguns nós que comprometem a saúde pública no Brasil” Revista Veja – Heron Santana.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Apoiopatrocínio realização. TRANSPORTE AEROMÉDICO Um diferencial no Plano de Saúde.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
Clique para editar o nome do autor Clique para editar o cargo do autor Clique para editar local e data DADOS CONSOLIDADOS SAÚDE SUPLEMENTAR Atualizado.
O INTERESSE DO CONSUMIDOR NO PL 29/07 NOV/2008AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.
Pós-graduação em Políticas Públicas Introd. Pol. Macroeconômica Aula 4 O Balanço de Pagamentos Paulani & Braga (2000), cap. 5 Curado (2008), cap. 3.
Transcrição da apresentação:

Concentração de Mercado Fórum de Presidentes do Sistema Unimed – 2010

981 operadoras saíram do mercado desde somente em Em 1999 havia operadoras de planos de saúde. Hoje, são E destas, 463 são odontológicas.

OperadorasBeneficiários Participação no mercado Sem beneficiários até de 101 a ,10 de a ,34 de a ,27 Total

* 12 se agruparmos Amil, Medial e Amico OperadorasBeneficiários Participação no mercado de a ,65 de a ,47 de a ,43 de a ,68 de a ,62 acima de * ,44 TOTAL

São apenas 12 operadoras de assistência médica com mais de 500 mil clientes. Juntas, elas detêm praticamente 33,4% dos beneficiários. Estão na lista: Unimed Belo Horizonte, Unimed Paulistana, Unimed Rio e Central Nacional Unimed.

Fonte: Cadastro ANS, divulgado em março/ OperadoraBeneficiários Medial Saúde Amil Amico Saúde Bradesco Saúde Intermédica Sul América Seguro Saúde Unimed Paulistana Central Nacional Unimed Unimed Belo Horizonte Cassi Geap Fundação de Seguridade Social Unimed Rio Golden Cross Hapvida TOTAL

Fusões, aquisições O mercado se concentra em grandes empresas. Levantamento feito pelo Comitê de Mercado

Fonte: Valor Econômico-SP, em 10/12/2009 De olho no consumidor, os negócios de fusões e aquisições ganham novo impulso. Empresas que oferecem produtos ou serviços que os brasileiros estão comprando – desde eletrodomésticos, bebidas e cosméticos a planos odontológicos, passando por medicamentos – atraem tanto o capital nacional quanto o estrangeiro, num movimento crescente de transações, que deve ficar ainda mais forte em 2010.

Fusões e aquisições anunciadas no mercado brasileiro Fonte: PricewaterhouseCoopers – dezembro/2009

Saúde Suplementar

Consumidores cada vez mais informados e exigentes. Competição acirrada.

Custos assistenciais e regulatórios ascendentes. Incorporação de novas tecnologias em medicina.

Conflitos entre os componentes do setor. Possível retração devido à situação econômico-financeira mundial.

Judicialização do setor. Ação regulatória da ANS.

Concentração do setor.

Fonte: O Liberal – PA, em 24/01/ “A saúde tem um déficit estrutural, e as fusões tendem a crescer este ano, com a economia melhor”, disse Alexandre Pieranto, sócio da Price. Com mercado ainda muito pulverizado, principalmente no ramo de seguro-saúde e de hospitais e laboratórios de diagnóstico, a tendência é que esse processo se intensifique, segundo os analistas.

...“Segundo Luís Motta, sócio da KPMG Brasil responsável pela pesquisa de fusões e aquisições, as operações envolvem mais empresas brasileiras, sobretudo entre operadoras de planos e laboratórios.” Fonte: O Liberal – PA, em 24/01/2010

Concorrentes

17/05/2010 O lucro líquido da Amil cai para R$ 61,8 milhões, incluindo o resultado da Medial

Mercado de Saúde Suplementar Fusões e Aquisições do grupo Amil AnoAquisiçõesAtuação 2009MedialNacional, maior concentração em São Paulo 2008AmplaSP 2008Life SystemSP 2008Casa de Saúde Santa LuciaRJ 2008Hospital de Clínicas de BrasíliaDF 2007Blue LifeNacional, maior concentração em São Paulo 2007Med CardSP 2007CliniHauerSP 2006SemicRJ 2002AmicoSP

Assumiu a carteira do Plano Real Doctor em 2006.

Comprou a carteira da Blue Life no sul do Brasil em 2007.

Em 2008, adquiriu a Mediservice por R$ 84,9 milhões. Em 2009, Bradesco Dental e OdontoPrev celebraram Acordo de Associação. Com esta operação a Bradesco Saúde passou a deter 43,5% do capital total da OdontoPrev, o que resultou na maior empresa de planos odontológicos do Brasil com aproximadamente 4 milhões de vidas. Em 2009, adquiriu 20% do capital votante e total da Integritas, holding do Grupo Fleury por R$ 342 milhões

A Bradesco Saúde informou que o seu balanço do primeiro trimestre de 2010 registrou crescimento de 20,16% no faturamento da seguradora, quando comparado a 2009, chegando a mais de R$ 1,7 bilhão. 06/05/2010

Auto gestão de planos de saúde. Comprou a carteira da Unibanco Saúde Seguradora com cerca de mil clientes corporativos. Tem à mão uma lista com oito operadoras de planos de saúde encalacradas na ANS. A Caixa Seguros e a Tempo Assist estão em negociação para vender planos de saúde nas agências da Caixa Econômica Federal.

Hospitais

A Rede D´Or, a maior rede independente (sem ligação com planos de saúde) de hospitais privados do Brasil, vai inaugurar um hospital na zona norte do Rio. Também já tem outros dois hospitais projetados: em Duque de Caxias e em Niterói. Visa a compra do Hospital Samaritano do Rio. Agora, aliou-se à BTG Pactual, o maior banco de investimentos para mercados emergentes, vislumbrando novos negócios.

Bolsa de valores

Até 23 de julho de 2010

2010

Evolução desde Abertura de Capital IPO (Initial Public Offering)

Data do IPO Valor da Ação IPO Valor da Ação Jul/10 Qtde de Ações Valor de Mercado R$ 29/out/07R$ 14,00R$ 14, /nov/04R$ 20,00R$ 16, /jan/06R$ 28,00R$ 16, /dez/09R$ 16,00R$ 20, * R$ / 1.000

Incorporações Unimed Pedro Leopoldo pela Unimed Belo Horizonte Unimed Duque de Caxias (liquidação) pela Unimed Rio Unimed Centro Sul pela Unimed Porto Alegre Unimed Vale Verde pela Unimed Cascavel Unimed Serra do Caraça pela Unimed Belo Horizonte Operadoras viram Prestadores e os clientes são assumidos pelas Federações Unimed Nordeste do Ceará pela Federação Ceará Unimed Campos do Jordão pela Federação SP Alguns movimentos no Sistema Unimed em 2009 e 2010

Sistema Unimed 375 Cooperativas 4 Confederações 1 Central Nacional 34 Federações 336 Singulares 375 Cooperativas 4 Confederações 1 Central Nacional 34 Federações 336 Singulares Operadoras: 324 Prestadoras: 33 Atuam apenas como Federações: 18 27% das Operadoras do Setor

Unir forças para lidar com os custos. Este é o segredo.

Central Nacional Unimed x Concorrência

Valores baseados em estudo para uma empresa com 852 vidas distribuídas em todo o Brasil. OperadoraEnfermariaApartamentoMasterExecutivo Bradesco R$ 108,86 R$ 141,86 R$ 195,20 R$ 578,25 Sul America R$ 107,84 R$ 191,48 R$ 281,18 R$ 462,07 Amil R$ 99,76 R$ 165,18 R$ 215,75 R$ 817,72 Central Nacional Unimed R$ 103,73 R$ 146,24 R$ 262,09 -

Evolução dos números: Exemplo da Central Nacional Unimed Dez/2005Dez/2009 Aumento em % Número de Clientes ,87% Número de Procedimentos ,74% Custos ,45%

Mohamad Akl presidente