Jornadas PPCIRA 2015 Lisboa, 16 a 18 de novembro de 2015 A. Sousa Uva, 2015 Prevenção de IACS e RAM: que necessidades formativas Prevenção de IACS e RAM:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direcção-Geral da Saúde
Advertisements

FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA – INTEGRAL – 46300/500 (2015) (2015) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A)
IDG (indicadores de desempenho gerencial)  Informações relativas a todos os esforços de gestão da empresa,  Esforços com influência positiva (redução.
Segurança do Doente num Departamento de Imagem Médica
Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013.
Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
1 Formador: Maria Manuela Matos Avaliação externa da dimensão científica e pedagógica (An 2-a ) BF Avaliação externa da dimensão científica e.
Marcos da evolução da Enfermagem em Portugal Batalha LMC, PhD, RN; Amaral-Bastos M, Especialista SIP Madrid, Maio de 2014 La visión profesional del cuidado.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
CHAlgarve . Unidade de Faro. Serviço de Medicina Intensiva 1
O Projeto Político Pedagógico é...
Vigilância Epidemiológica nas UCCI Vigilância Epidemiológica nas UCCI ENPI Estudo Nacional de Prevalência de Infeção em UCCI.
Melhorar a eficácia das políticas de prevenção, controlo e redução de riscos para a saúde com origem em factores.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Trabalhando com Recreação. Vinicius Cavallari – Vani Zacharias
FORMULAÇÃO de projeto de trabalho profissional
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Fatigue Risk Management System (FRMS) Sistema de Gerenciamento de Risco de Fadiga Brasília, 28 de abril de
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
Possibilidades de atuação do psicólogo em hospitais Grupo de aprimorandos de psicologia 2008: Brunei Ongaratto Cristiana Cariola Travassos Giuliana Bansi.
1as Jornadas PPCIRA – 2015 GCL PPCIRA ULSLA UM CLICK E TUDO ACONTECE SISTEMA DE ALERTA DE CONTROLO DE INFEÇÃO E MICROBIOLOGIA Autores: Dulce Pascoalinho;
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.
I NGLÊS IV- MARKETING TURÍSTICO 2011/2012 Enquadramento : A UC de Inglês IV surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
1 II ENCONTRO DAS COMISSÕES TÉCNICAS Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados São Paulo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Equipe: Nome dos Estudantes TÍTULO DO TRABALHO CIDADE.
Eduardo Alexandrino Servolo de Medeiros Presidente da CCIH – Hospital São Paulo Prof. Adjunto Disciplina de Infectologia – UNIFESP Divisão de Moléstias.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
Projeto Multiplicadores Unimed Piracicaba Responsável: Simone Gonçalves Barreto Categoria: Capacitação.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE Ghislaine Miranda Bonduelle.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
2016 PLANO DE FORMAÇÃO A Qualiwork é uma organização certificada segundo a norma ISO 9001 em serviços de Consultoria e Formação no seguinte âmbito:
O QUE É UM CURSO SEQÜENCIAL? Os cursos seqüenciais são cursos de nível superior sem o caráter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso seqüencial.
Avanços e Desafios para 2010 Janaina Sallas. Avanços e Desafios para 2010 Projeto (TC n°.37 OPAS/ANVISA, parceria CGLAB) Início: 06 de julho de 2005 Término:
Fazer parte de um processo de conscientização da Qualidade de Vida no Trabalho, promover o bem estar físico, mental e social, resultando em benefícios.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Paixão, A. Processos de recuperação de espólio Quinta do Contador nº13, Estrada da Serra, Tomar (Portugal) Telf (ext. 3183)
BIOSSEGURANÇA Enfª Patrícia Lemos Mestre em Enfermagem Especialista em Formação Pedagógica Superior na Área de Saúde.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Aula inaugural: apresentação do curso, aplicabilidade e importância da disciplina, ementa e método de avaliação Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica.
Demonstrativo da Execução Orçamentária e Financeira Saúde Consolidado UG Fundo Estadual de Saúde Ano: 2014 Anexo ao Relatório de Gestão 2014 Programa:
1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.
Protocolo de prevenção de úlcera por pressão: cuidados de enfermagem conforme escala de risco Enfermeiro Jaci Simão Boing, Msc.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
DIA EUROPEU DO ANTIBIÓTICO 2014 Apresentação do PAPA Programa de Apoio à Prescrição Antibiótica 18 de Novembro 2014.
Modelos de Avaliação de Desempenho na Regulação da Aviação Civil Marcelo Henrique da Silveira M.Sc Marcelo de Canossa Macedo D.Sc.
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
CAICÓ/RN Falta de confiança no profissional; Falta de segurança física no ambiente de trabalho; Falta de apoio da gestão; Falta de recursos humanos;
Gerenciamento de Ferramentas da Qualidade
22 anos de serviço público com valores e ética Ponto de situação em utilização de antimicrobianos Ana Silva Direção de Informação e Planeamento Estratégico.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
2nd CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI/FEA/USP June, 2005 USP/São Paulo/SP 2º CONTECSI Congresso.
ORGANIZAÇÕES NACIONAIS DE VOLUNTARIADO Breve caracterização das áreas de intervenção e quantificação dos seus voluntários Fundação D. Pedro IV 5 Dezembro.
Curso de Pesquisa de Clima Organizacional. É uma ferramenta utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas (RH) para diagnosticar como os funcionários percebem.
PROGRAMA DE INSERÇÃO E INTEGRAÇÃO OBJETIVO O objetivo deste procedimento é estabelecer os requisitos do programa de inserção para os novos colaboradores.
EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM DERMATOSES OCUPACIONAIS E CÂNCER DA PELE
Transcrição da apresentação:

Jornadas PPCIRA 2015 Lisboa, 16 a 18 de novembro de 2015 A. Sousa Uva, 2015 Prevenção de IACS e RAM: que necessidades formativas Prevenção de IACS e RAM: que necessidades formativas? o quê? para quem? que formato? …. quando? a redução da taxa de infeção associada aos cuidados de saúde, a promoção do uso correto de antimicrobianos e a diminuição da taxa de microrganismos com resistência a antimicrobianos

Jornadas PPCIRA 2015 Lisboa, 16 a 18 de novembro de 2015 A. Sousa Uva, 2015 Prevenção de IACS e RAM: que necessidades formativas Não há grandes razões para lamentar a falta de conhecimentos nem sequer a falta de meios de prevenção e controlo das IACS. Continua-se todavia a constatar um elevado “fosso” entre a criação e a divulgação de conhecimento científico e a sua aplicação prática nas unidades de saúde. Há um elevado consenso que, entre outras, as falhas organizativas sejam uma das causas principais das elevadas taxas, assim como os aspetos relacionados com o conhecimento científico nesse domínio. Contexto

Jornadas PPCIRA 2015 Lisboa, 16 a 18 de novembro de 2015 A. Sousa Uva, 2015 Prevenção de IACS e RAM: que necessidades formativas membros da estrutura organizativa do Programa; administradores de unidades de saúde; diretores e chefias da estrutura organizacional e abrangendo diversos grupos profissionais; profissionais de saúde (admissão e follow-up); cuidados continuados/… (?) cidadãos (?); …………………………………………………… para quem?

Jornadas PPCIRA 2015 Lisboa, 16 a 18 de novembro de 2015 A. Sousa Uva, 2015 Prevenção de IACS e RAM: que necessidades formativas Top-down - necessidades de formação de acordo com a Coordenação do Programa e tendo presente o planeamento e programação de atividades Bottom-up - necessidades de formação na perspetiva dos profissionais de saúde. O quê?

Jornadas PPCIRA 2015 Lisboa, 16 a 18 de novembro de 2015 A. Sousa Uva, 2015 Prevenção de IACS e RAM: que necessidades formativas Temas/conteúdos aspetos técnicos CI/RA; comunicação; psicologia organizacional e do trabalho; “fatores humanos”; trabalho em equipa; “clima” e cultura organizacional; instrumentos práticos de atuação; ………………………………….

Jornadas PPCIRA 2015 Lisboa, 16 a 18 de novembro de 2015 A. Sousa Uva, 2015 Prevenção de IACS e RAM: que necessidades formativas 1.Segurança do Doente: controlo de infeção e resistência aos antibióticos e o seu programa nacional; 2.Programas de controlo de infeção: planeamento, programação, execução e avaliação; 3.Programas de vigilância como elemento de gestão de riscos; 4.Identificação, investigação e gestão de surtos; 5.Programas de intervenção em infeção hospitalar; 6.Redução das resistências aos antimicrobianos; 7.O laboratório de microbiologia e as IACS 8.Descontaminação, esterilização e controlo ambiental de fontes de infeção. ECDC. Core competencies for infection control and hospital hygiene professionals in the European Union, O quê?

Jornadas PPCIRA 2015 Lisboa, 16 a 18 de novembro de 2015 A. Sousa Uva, 2015 Prevenção de IACS e RAM: que necessidades formativas módulos Segurança do Doente: controlo de infeção e resistência a antimicrobianos e seu programa nacional/regional/local/… programas de vigilância e controlo de infeção em gestão do risco redução das resistências aos antimicrobianos; identificar, investigar e gerir surtos; …………………………………. membros da estrutura organizativa do Programa ECDC. Core competencies for infection control and hospital hygiene professionals in the European Union, 2013.

Jornadas PPCIRA 2015 Lisboa, 16 a 18 de novembro de 2015 A. Sousa Uva, 2015 Prevenção de IACS e RAM: que necessidades formativas exemplo: membros da estrutura organizativa do Programa 3 a 6 semanas 4 em média 1 dia completo (6ª f ou 2ª f) – 7,5 horas 1 dia completo (6ª f ou 2ª f) – 7,5 horas ? 3 ECTS (84 horas de trabalho do formando – 15 horas contacto) exige avaliação? enquadramento teórico suportes documentais ……………………………… sistematização do trabalho/ PBL/grupos/… ……………………………… apresentação/discussão dos trabalhos/sínteses/… ……………………………… elaboração de conclusões/ avaliação (?) ………………………………

Jornadas PPCIRA 2015 Lisboa, 16 a 18 de novembro de 2015 A. Sousa Uva, 2015 Prevenção de IACS e RAM: que necessidades formativas Prevenção de IACS e RAM: que necessidades formativas? quando? a redução da taxa de infeção associada aos cuidados de saúde, a promoção do uso correto de antimicrobianos e a diminuição da taxa de microrganismos com resistência a antimicrobianos