World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão Técnica do Plano Indústria - CTPIn Março
Advertisements

Uma agenda positiva para a promoção de direitos de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Identidade Digital do Governo Federal. Direcionamentos Barra de Governo Redes Sociais Portal Padrão Instrução Normativa.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Economia Informal e Precariedade
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
PRONATEC SETEC/MEC Brasília, 26 de novembro de 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Gasolina, Diesel, Etanol, Biodiesel Modelo de Abastecimento HORÁRIOTEMASCONTEXTUALIZAÇÃO 14:00 às 15:30 ETANOL NA MATRIZ ENERGÉTICA - Aumento da participação.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
A OMPETRO E OS ROYALTIES. Royalties são um compensação financeira destinada às regiões impactadas pelas atividades petrolíferas com o objetivo de compensá-las.
Introdução ao Diálogo Social Fernando Fonseca Programa Diálogo Social, Legislação do Trabalho e Administração do Trabalho CIF/OIT 7 de setembro de 2010.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Neste dia, apelamos: A reformas legislativas e políticas para garantir a eliminação do trabalho infantil no trabalho doméstico e a criação de condições.
“Cenários da Regulação do Setor Energético no Brasil Atual e Futuro” B RASÍLIA, 20 DE AGOSTO DE º Congresso Brasileiro de Regulação 17 e 20/08/2015.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Pesquisa – Formação e Ação Sindical No Fomento da Agenda de Trabalho Decente no Brasil.
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL EM 2013 André Santos Jornalista, Especialista em Política e Representação Parlamentar e Assessor Parlamentar do DIAP e da.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
45ª ASSEMBLEIA DA ASSEMAE RISCOS DA PRIVATIZAÇÃO DO SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO POÇOS DE CALDAS – MG – BRASIL 27/05/2015.
Princípios da Agroecologia
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
PLANO PLURIANUAL 1 (PPA ) Relator: Deputado Federal ZECA DIRCEU (PT/PR)
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
ITCILO/ACTRAV Curso (A ) Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores ITCILO, Turim de 16 a 27 de fevereiro de.
 MBC é o Movimento Brasil Competitivo que criado em novembro de 2001, com o objetivo principal de aumentar a competitividade no país, de maneira sustentável,
M M A LICENCIAMENTO AMBIENTAL IBAMA M M A. 1. IBAMA E SISNAMA Em termos quantitativos, os órgãos de meio ambiente dos Estados (OEMAS) são os principais.
ACORDO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ---- A POSIÇÃO DA ABINEE.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Localização de unidades da rede de operações EAD 763 – Aula 4 Profa.Adriana Marotti.
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
PLATAFORMA DA CONFETAM/CUT PARA ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 MUNICÍPIOS PARA AS PESSOAS UM CHAMADO À AÇÃO PARA MUDAR NOSSO LUGAR.
ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores Cadeias de abastecimento globais, trabalho decente e estratégias sindicais 05/05/ /05/2016.
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
Clauber Leite Eliana Vileider Rossana Filetti Soranz.
Inovação e Competitividade Laura Maragna Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação Comissão Europeia.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
1 Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira Relações laborais nas empresas multinacionais.
A ABORDAGEM DA SAÚDE PÚBLICA PARA A PESQUISA EM ACIDENTES DO TRABALHO: DA VIGILÂNCIA À PREVENÇÃO Stout NA. Safety Science 46 (2008) Profa. Dra.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
Conhecer o mercado adequado LogísticaAspectos técnicos Inteligência Estratégica Inteligência Estratégica Movergs-SebraExport.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento que geram. À medida que a nossa “inteligência coletiva se torna consciente de si mesma”, nós tornamo-nos poderosas fontes para impulsionar o futuro a uma escala cada vez maior.

WORLD CAFÉ Situar o CONTEXTO Explorar assuntos que nos interessam DESCOBERTAS COLETIVAS Compilar e partilhar Ligar perspetivas diferentes O contributo de cada pessoa é importante Escutar e aprender

1. ORGANIZAÇÃO Abrangência do sindicato no seu país, em geral, e no setor privado, em particular; Como cria novas organizações em locais de trabalho não sindicalizados e como procede à organização dos novos membros nos sindicatos existentes? Quais são os principais obstáculos/desafios da organização nas empresas multinacionais e nas suas cadeias de abastecimento globais? Identificar e partilhar uma história de sucesso sobre organização que tenha ocorrido em

2. QUAIS OS CONTRIBUTOS DAS EMPRESAS MULTINACIONAIS PARA O SEU PAÍS? Que áreas? Produtos: matérias-primas, agricultura, minas, petróleo e gás; indústria; serviços privados: bancos, tecnologia da informação, seguros, serviços financeiros, logística, vendas a retalho e por atacado; serviços públicos e privatizados: telecomunicações, transportes, água, energia; engenharia e construção de infraestruturas? Empregos? Produtos tecnológicos derivados? Criação de empresas? Têm influência na forma das relações de trabalho? Como?

3. Empresas Multinacionais, Cadeias de Abastecimento Globais (CAG) e NEGOCIAÇÃO COLETIVA Principais EM que operam no seu país, licenças especiais concedidas às EM em resultado de políticas do governo, gestão de políticas relativas ao emprego e aos sindicatos (estado dos direitos dos trabalhadores nestas empresas); No seu país, as EM são membros da associação nacional de empregadores?; Que níveis de negociação coletiva existem no seu país (setorial regional ou global, nacional, setorial nacional, nível de empresa, nível de fábrica? Algum aspeto dos acordos coletivos merece especial destaque?; Identifique as principais dificuldades na representação e negociação coletiva dos trabalhadores nas empresas privadas, incluindo nas EM.

4. Condições de trabalho, prioridades das ações Condições de trabalho nas CAG, em termos de salários (os salários nas EM em comparação com a sua CAG e a média no setor), tecnologia, normas de saúde e segurança no trabalho, igualdade de género, direito à formação, etc.? Três áreas de prioridade máxima para as suas ações/os seus programas futuros no âmbito da proteção dos direitos fundamentais dos trabalhadores nas empresas privadas. Enfoque na situação das mulheres trabalhadoras e nas políticas/estratégias sindicais para abordagem das dimensões de género dos problemas identificados.