IV Congresso Internacional de Educação Diferenciada 20 IV 2013 Nuno Miguel Gaspar da Silva Francisco Módulos Inquiry: uma metodologia diferenciada em Ciência?
IBSE Conjeturas atuais Programa PISA Estudo ROSE 2010 (Relevance of Science Education) Projeto PROFILES 2011 (Professional Reflection-Oriented Focus on Inquiry Learning and Education through Science) / Inquiry Based Science Education ou Educação em Ciência baseada no inquérito orientado
Estudo ROSE (comparativo por género) Rapazes Contexto técnico Contexto espetacular e violento Gostam de trabalhar sozinhos Pouco interessados em ajudar os outros Orientação vocacional: dinheiro, ser patrão, incêndio, ser famoso Raparigas Mais céticas cientificamente Sem um bom contexto o desinteresse aumenta Temas como a saúde, o ambiente e o corpo Atitudes e valores Gostam de trabalhar em Grupo, ainda com ajuda repartida
ENSINO DA CIÊNCIA EM PORTUGAL (OPINIÃO PESSOAL) -Aprendizagens descontextualizadas -Exames com itens de linguagem técnica de difícil interpretação -Critérios muito estruturados e estanques -Pequena liberdade de pensamento científico -Programa curricular elaborado essencialmente por mulheres
Etapas iniciais da aplicação dos módulos inquiry Apresentação da pergunta inicial motivadora Entrega do modelo para alunos Leitura do artigo “Inquiry Brainstorming” Simulação Computacional
Cenário Inicial RapazesRaparigas
Registos efetuados Atividade 1 Escala Molecular Atividade de Metais
Etapas finais da aplicação Responder às questões iniciais propostas Necessidade de textos complementares Organizar a série eletroquímica Esclarecimento do poder redutor através de uma rede de conceitos Refletir sobre a questão inicial motivadora Trabalho de casa Oxidação Espécie oxidada Agente redutor Redução Espécie reduzida Agente oxidante
Principais constrangimentos Adaptações propostas Programa oficial – ponto A. L série eletroquímica Desorganização de conceitos
Metodologias Complementares Mapa de conceitos Resolução exercícios de exame Atividade experimental real com relatório
Pontos fortes IBSE + Papel ativo, colaborativo e motivado do aluno Cenário motivador Aplicação crítica, social e vocacional Aprendizagem significativa com melhoria ~33% Avaliação formativa (pré e pós) Simulação Computacional
AnoPrincipais etapas académicas 2000Licenciado em Química – Ramo Educacional 2000Ingresso no Colégio Cedros 2001Especializado em Química para o Ensino 2011Formação FOCO-PROFILES: Um professor de F.Q. em investigação-ação 2012Doutorando em Ensino e Divulgação das Ciências 2013Investigador do Centro de Investigação em Química da F.C.U.P. Contacto: Obrigado pela atenção dispensada