IV Congresso Internacional de Educação Diferenciada 20 IV 2013 Nuno Miguel Gaspar da Silva Francisco Módulos Inquiry: uma metodologia diferenciada em Ciência?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Plano de Trabalho Docente
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
A Investigação Educacional em Portugal
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Explorar e Investigar para Aprender Matemática Através da Modelagem Matemática William Kfouri Professor do Ensino Médio e Superior e aluno do programa.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Curso de Docência Universitária
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
CIÊNCIAS: APRENDIZAGEM E DIVERSÃO SEMANA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO- SÃO PAULO 05 A 08\02\2007.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos Estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio André Henrique Nunes do Carmo. Dr.
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
Perguntas de Modelação
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Metodologia de Pesquisa
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Oficina Pedagógica Contextualização no ensino de química: possibilidades GEPEQ – grupo de pesquisa em educação química Instituto de Química USP Falar.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Metodologia do Trabalho Científico
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
TCC.
Plano de Ensino e Orientações
Tendências atuais do ECLE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
Experimentação Teóricos e conceituais Sociológicos, políticos, etc. É a prática? É o espetáculo? ilustra teorias? Demonstração ou verificação dos fatos?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
  Diretoria de Ensino Leste 2 Núcleo Pedagógico Orientação Técnica - Programa: Ler e Escrever Anos Iniciais 2016.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Aula 7_IEEC_2015 Joana Andrade.  “...comprometer-se ideologicamente com uma causa que envolva o ser humano.”  “tornar-se professor exige mudanças de.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

IV Congresso Internacional de Educação Diferenciada 20 IV 2013 Nuno Miguel Gaspar da Silva Francisco Módulos Inquiry: uma metodologia diferenciada em Ciência?

IBSE Conjeturas atuais  Programa PISA  Estudo ROSE 2010 (Relevance of Science Education)  Projeto PROFILES 2011 (Professional Reflection-Oriented Focus on Inquiry Learning and Education through Science) / Inquiry Based Science Education ou Educação em Ciência baseada no inquérito orientado

Estudo ROSE (comparativo por género) Rapazes  Contexto técnico  Contexto espetacular e violento  Gostam de trabalhar sozinhos  Pouco interessados em ajudar os outros  Orientação vocacional: dinheiro, ser patrão, incêndio, ser famoso Raparigas  Mais céticas cientificamente  Sem um bom contexto o desinteresse aumenta  Temas como a saúde, o ambiente e o corpo  Atitudes e valores  Gostam de trabalhar em Grupo, ainda com ajuda repartida

ENSINO DA CIÊNCIA EM PORTUGAL (OPINIÃO PESSOAL) -Aprendizagens descontextualizadas -Exames com itens de linguagem técnica de difícil interpretação -Critérios muito estruturados e estanques -Pequena liberdade de pensamento científico -Programa curricular elaborado essencialmente por mulheres

Etapas iniciais da aplicação dos módulos inquiry Apresentação da pergunta inicial motivadora Entrega do modelo para alunos Leitura do artigo “Inquiry Brainstorming” Simulação Computacional

Cenário Inicial RapazesRaparigas

Registos efetuados Atividade 1 Escala Molecular Atividade de Metais

Etapas finais da aplicação Responder às questões iniciais propostas Necessidade de textos complementares Organizar a série eletroquímica Esclarecimento do poder redutor através de uma rede de conceitos Refletir sobre a questão inicial motivadora Trabalho de casa Oxidação Espécie oxidada Agente redutor Redução Espécie reduzida Agente oxidante

Principais constrangimentos Adaptações propostas Programa oficial – ponto A. L série eletroquímica Desorganização de conceitos

Metodologias Complementares Mapa de conceitos Resolução exercícios de exame Atividade experimental real com relatório

Pontos fortes IBSE + Papel ativo, colaborativo e motivado do aluno Cenário motivador Aplicação crítica, social e vocacional Aprendizagem significativa com melhoria ~33% Avaliação formativa (pré e pós) Simulação Computacional

AnoPrincipais etapas académicas 2000Licenciado em Química – Ramo Educacional 2000Ingresso no Colégio Cedros 2001Especializado em Química para o Ensino 2011Formação FOCO-PROFILES: Um professor de F.Q. em investigação-ação 2012Doutorando em Ensino e Divulgação das Ciências 2013Investigador do Centro de Investigação em Química da F.C.U.P. Contacto: Obrigado pela atenção dispensada