SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC/CAPES/FNDE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DO IFPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS.

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Transcrição da apresentação:

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC/CAPES/FNDE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DO IFPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO IFPA Projeto “Ciências em Ação” O PIBID NO ÂMBITO DO IFPA Execução: Professores e alunos dos cursos de Licenciatura do IFPA Público alvo: Alunos do Ensino Médio do IFPA e de escolas públicas do Estado do Pará. INSTITUTO FEDERAL PARÁ

PROEN Elinilze Guedes Teodoro Pró-reitora de ensino José Edivaldo Moura da Silva Chefe do Departamento de Ensino Superior da PROEN EQUIPE DE COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL Raimundo Otoni Melo Figueiredo Coordenador Institucional Henrique Gomes de Andrade Neto Coordenador de Gestão de Proc. Educacionais Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha Coordenadora de Gestão de Proc. Educacionais Rita Sidmar Alencar Gil Coordenadora de Gestão de Proc. Educacionais

O que é o Pibid? O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid é um programa do MEC/CAPES que oferece bolsas para estudantes de cursos de Licenciatura Plena, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas. Para que os alunos sejam acompanhados e orientados, há bolsas também para coordenadores e supervisores. Bases Legais Decreto, o de nº 7.219, de 24 de junho de Portaria Nº CAPES, de 18 de julho de No IFPA: Resolução Nº 206/2014 – CONSUP, de 28 de agosto de 2014

Que objetivos tem o Pibid? O Pibid responde ao compromisso da CAPES de investir na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da Educação Básica brasileira. Os objetivos principais do Pibid são: incentivar os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente; promover a articulação teoria-prática e a integração entre escolas e instituições formadoras; contribuir para elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais e, consequentemente, seu IDEB. O Pibid é acompanhado e avaliado anualmente pela CAPES.

Que projetos tem o PIBID no IFPA? O atual Projeto Institucional do PIBID/IFPA foi aprovado no Edital 061/2013. A proposta do IFPA para o PIBID, através do seu Projeto Institucional, denominado “Ciências em Ação” propõe promover atividades, no âmbito das práticas de docência, que possibilitem relacionar a realidade da Amazônia com as políticas de formação de professores deste Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Objetivos principais do PIBID/IFPA Contribuir para elevar a qualidade e o conceito dos Cursos de Licenciatura Plena do IFPA; Desenvolver habilidades e mobilizar competências para a prática de atividades de docência coletivas e interdisciplinares; Aprimorar metodologias de ensino utilizando inovadoras tecnologias da informação e da comunicação no ensino das ciências; Elaborar/sistematizar/implementar projetos interdisciplinares nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, específicos ou que estabeleçam interface entre as áreas de conhecimento envolvidas; Identificar procedimentos pedagógicos capazes de potencializar a divulgação das ações do PIBID/IFPA - Projeto “Ciências em Ação” - junto à comunidade acadêmica bem como junto à sociedade.

SubprojetosBolsas de Iniciação à docência Bolsas de Supervisão Coordenadores 1Biologia/Abaetetuba153Sirnoel 2Biologia/Belém306Laudemir, Roberto 3Física/Abaetetuba153Pedro Paulo 4Física/Belém265Tadeu, João Paulo, João Bosco 5Física/Bragança306Adriano, Pedro Moutinho, Limonta 6Geografia/Belém306Aldo, Cátia 7Letras/Belém366Leila, Silvia 8Matemática/Belém366Fernando, Neves 9Pedagogia/Belém489Celamar, Marinilda, Sonia 10Pedagogia/Bragança303Edileuza, Josalídia, Jeane Cleide 11Química/Belém265Sady, Milton Total32258

Processo de Avaliação No processo de avaliação, consideramos os seguintes pressupostos: A relação estabelecida com as escolas públicas de educação básica está atendendo com eficiência a logística necessária para as atividades práticas dos bolsistas de iniciação à docência? Existe solidez na relação estabelecida com as Instituições parceiras, que reconheçam e valorizam os bolsistas de graduação para futuramente atuar como profissionais no efetivo exercício das atividades de docência? Os coordenadores do PIBID, bem como os gestores, professores e os supervisores das escolas parceiras estão comprometidos com a elevação da qualidade das ações executadas pelos bolsistas de iniciação à docência?

Ações Executadas a. Análise do currículo escolar e do planejamento do professor titular; b. Planejamento das atividades de iniciação à docência; c. Pesquisa de temas transversais que sejam adequados à realidade dos alunos; d. Elaboração e resolução de problemas nas escolas públicas parceiras; e. Discussão sobre práticas pedagógicas da resolução de problemas; f. Execução de atividades interdisciplinares nas escolas públicas; g. Acompanhamento e análise, pelos discentes, da avaliação dos alunos das escolas públicas; h. Discussão sobre métodos de avaliação de alunos das escolas públicas; i. Sistematização das atividades de ensino, pesquisa e extensão; j. Alimentação da página do PIBID/IFPA, na Internet; k. Realização da feira de ciências e olimpíadas interdisciplinares nas escolas públicas envolvidas no projeto; l. Elaboração/produção de material didático para as atividades de ensino; m. Elaboração de artigos para publicação em congressos, revistas e fascículo “Ciências em Ação”; n. Organização do Encontro de Iniciação à Docência do IFPA–EINID; o. Participação em reuniões com pais de alunos e conselhos de classe; p) Realização de seminários, palestras e oficinas tanto no IFPA quanto nas escolas parceiras; q) Elaboração de artigos científicos.

Resultados Alcançados a) Atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizadas no âmbito da escola pública; b) Conhecimento pelos bolsistas sobre o currículo escolar das escolas públicas parceiras; c) Práticas de diagnóstico da conjuntura escolar e temas de interesse acadêmico pelos bolsistas; d) Formatação de ambientes de aprendizagem com o uso da internet; e) Planejamento/elaboração/sistematização/execução de atividades, usando a resolução de problemas, inclusive do ENEM; f) Planejamento/elaboração/sistematização/execução de atividades interdisciplinares; g) Orientação dos bolsistas sobre a elaboração questões contextualizadas e interdisciplinares; h) Participação dos bolsistas na elaboração de estratégias de avaliação de alunos; i) Execução de atividades em grupos multidisciplinares; j) Apostilas e materiais didáticos elaborados para atividades em classe; l) Dezenas de metodologias de ensino usando eixos temáticos aplicadas nas escolas; m) Aplicação de metodologias de ensino usando material alternativo; n) Dezenas de relatos sobre as estratégias pedagógicas para o ensino em escolas da rede pública; 0) Uso da pesquisa como parte do planejamento do processo de ensino nas escolas; p) Centenas de relatórios das atividades realizadas em classe e extra-classe, nas escolas públicas; q) Dezenas de artigos e relatos de experiências elaborados e/ou publicados; r)Três documentários produzidos; s)Três livros publicados com ISBN; t)Uma revista eletrônica organizada;

Impactos do PIBID/IFPA Nas escolas parceiras: Melhoria do ensino-aprendizagem e consequentemente o aumento do ideb de algumas escolas; Maior acesso ao ensino superior como resultado das oficinas do Enem promovidas pelo pibid; Ampliação das práticas de letramento; Realização de eventos técnicos-científicos-culturais nas escolas parceiras; Qualificação do quadro docente das escolas; Melhoria da infraestrutura e dos laboratórios multidisciplinares; Melhoria dos alunos que apresentavam dificuldades de aprendizado; Redução da evasão escolar; Aumento do interesse dos professores pela qualificação profissional em cursos stricto sensu; Uso de eixos temáticos para práticas interdisciplinares nas escolas; Ampliação das discussões sobre gestão participativa nas escolas; Construção coletiva do currículo em algumas escolas.

No IFPA: Melhoria da postura acadêmica dos alunos bolsistas; Maior autonomia dos bolsistas na elaboração de projetos interdisciplinares; Redução da evasão e retenção nos Cursos de Licenciatura do IFPA; Maior habilidade para a utilização e exploração das TIC; Melhoria da expressão verbal manifestada pelos bolsistas; Aumento da habilidade dos bolsistas na elaboração de relatórios, artigos, portfólios, blogs, documentários etc; Maior acesso dos egressos do PIBID em cursos de pós-graduação; Instalação dos Laboratórios de Tecnologias Educacionais, Interdisciplinar e de Pesquisa; Aumento de materiais didático-pedagógicos para as práticas de ensino nas licenciaturas; Aumento de recursos didáticos disponibilizados para as licenciaturas: Smart TV, computadores, data-shows, lousa smart board; Aumento das práticas de ensino nas escolas da Educação Básica, pelos estudantes das licenciaturas do IFPA; Maior acesso às atividades complementares obrigatórias para conclusão de curso; Auxílio na escolha dos temas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); Consolidação de eventos acadêmicos como: Encontro de Iniciação à Docência do IFPA (EINID), Olimpíadas Interdisciplinares, Mostra de Atividades Acadêmicas e Encontros Institucionais do PIBID/IFPA; Aumento da produção acadêmica do IFPA, através da publicação de artigos em congressos e revistas científicas; publicação de livros; documentários educativos; Criação da primeira revista eletrônica do IFPA, denominada Ciências em Ação, a ser lançada em junho de 2016; Produção de teses de doutorados por professores do IFPA.

Formas de Acompanhamento Reuniões semanais de orientações e acompanhamento das atividades pelos coordenadores de área; Elaboração de relatórios bimestrais e portfólios pelos alunos bolsistas e supervisores através da plataforma moodle; Relatos de experiências dos subprojetos em seminários institucionais anuais; Avaliação institucional anual, através de questionários e conversas informais em reuniões específicas com os bolsistas por subprojeto; Análise das produções e práticas desenvolvidas nas escolas publicas parceiras; Análise da participação e publicação dos subprojetos no Encontro de Iniciação à Docência do IFPA (EINID); Análise dos relatórios parciais dos coordenadores de área.

OBRIGADO!