Prof. Wesley Vieira Borges

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Transcrição da apresentação:

Prof. Wesley Vieira Borges Para Onde Vai a TGA? Prof. Wesley Vieira Borges

Teoria da Contingência Década de 70 Ênfase: Ambiente e Tecnologia Contingência: Tarefa, Estrutura, Pessoas, Tecnologia = f (Ambiente) Organização como um sistema orgânico Complexo inter-relacionamento entre as variáveis organizacionais internas e destas com o AMBIENTE 2

Teoria da Contingência Ambiente Geral Condições Tecnológicas, legais, políticas, econômicas, demográficas, ecológicas, culturais Ambiente de Tarefa Fornecedores, clientes, concorrentes, entidades reguladoras Impactos do Ambiente Integração das teorias mecanicistas e orgânicas Integração de novos enfoques: TI Qualidade Total Reengenharia Readministração H. Social H. Econômico H. Adm.

Novos Enfoques TI – Tecnologia da Informação: Qualidade Total: Convergência das tecnologias do computador, televisão e telecomunicações, invade a vida das organizações e das pessoas provocando profundas transformações. Qualidade Total: “Agir de forma planejada e sistêmica para implantar e implementar um ambiente no qual o aprimoramento seja contínuo e em que todas as relações fornecedores/clientes da organização, sejam elas internas ou externas, exista satisfação mútua.” (ISO 9000) Reengenharia: “A Reengenharia é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Esta definição encerra quatro palavras-chaves: fundamental, radical, drástica e processos.” (Hammer e Champy, 1994) 4

Novos Enfoques Readministração: Forma de gerir as organizações contemporâneas, de tal sorte que consigamos organizações: Eficientes produtivas Eficazes: que atinjam os resultados Efetivas: responsabilidade pública ética em seu desempenho Relevantes: indivíduos satisfeitos e recompensados com e pelo que fazem. (Caravantes e Bjur, 1995) 5

As influências da TI Compressão do espaço – trouxe o conceito de escritório virtual, a portabilidade e redes integradas. Compressão de tempo – comunicações tornaram-se moveis, flexíveis, rápidas, diretas e em tempo real. Conectividade – Microcomputador portátil, Multimídia, Workgroup, Workstation, teleconferência e tele reunião.

Desafios da Era da Informação Conhecimento – integrado aos produtos Digitalização – informação em formato digital Virtualização – coisas físicas se tornam virtuais Molecularização – células, grupos de indivíduos Integração / Redes interligadas – moléculas conectadas Desintermediação – redes digitais, comércio eletrônico Convergência – nova mídia, indústrias de computação Inovação – tornar os produtos obsoletos Produconsumo – consumidor torna-se produtor de mensagens Imediatismo – empresa em tempo real Globalização – não tem fronteiras Discordância – questões sociais, traumas, conflitos.

Administração Participativa - Grécia helênica - democracia Prega a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre diversos aspectos nas organizações. LIDERANÇA - DISCIPLINA - AUTONOMIA 8

Social Político Conhecimento Ecologia Valorização do homem Gerencial Tecnológico Organizacional ORGANIZAÇÃO

Abordagens Administrativas Teoria Neoclássica (ESTRUTURA) Integração de Conceitos Clássicos com PESSOAS e AMBIENTE Eficiência e Eficácia Organizacional Administração por Objetivos Teoria Cibernética e de Sistemas (AMBIENTE) Sistema: entrada, processo, saída e retroação Organização como Sistema Aberto Subsistema técnico e subsistema social Visão Sistêmica é a lente que a teoria contingencial usará para interpretar as demais teorias ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA ABERTO Teoria Estruturalista (ESTRUTURA) Integração de conceitos da Burocracia com PESSOAS e AMBIENTE Análise Interorganizacional Visão positiva dos conflitos organizacionais Teoria NeoSchumpeteriana (TECNOLOGIA) Destruição criadora das inovações Importância do Empreendedor Evolucionismo: sobrevivência dos melhor adaptados Teoria Comportamental (PESSOAS) Maslow e Herzberg: Análise da Motivação Estilos de Administração: autocrático e democrático Homem Administrativo 10

PRÁTICA GERENCIAL DESCRIÇÃO 1. Círculos de Controle de Qualidade (CCQs) Equipes espontâneas auto-gerenciadas, visando buscar soluções para problemas da área de trabalho. 2. Controle de Qualidade Total Assegurar a qualidade do processo 3. Método “Rengi” de decisão Busca do consenso da equipe, com o comportamento individual. 4. “Just-in-Time” Gestão de estoques, visando “puxar” a produção. 5. Kanban Programação e controle de produção pela própria equipe, através de cartões ou papéis coloridos. 6. Kaizen Filosofia para melhoria contínua 7. Manufatura Flexível Fabricação de produtos “customizados”, visando atender nichos específicos de mercado. 8. Keiretzu Integração entre pequenas e grandes indústrias, visando a especialização flexível 11

Ênfase na Competitividade Empresa Holística Ênfase na Competitividade Meio Ambiente Rápidas transformações Volume de conhecimento Características Global, sem limites Baseia-se em valores, que caracterizam uma cultura. Fim de associações com interesses diversos aos da empresa Fim das estruturas de cargos/feudos não existem mais “donos” da seção. A concorrência de preço é substituída pela fidelidade, desde que gere satisfação. 12

AS VARIÁVEIS BÁSICAS ADMINISTRAÇÃO ORGANIZAÇÃO Competitividade Tarefas Estrutura Ambiente Tecnologia Pessoas

BENCHMARKING Benchmarking: Segundo Internacional Benchmarking Clearinghouse (IBC), o Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de medida e comparação das praticas de uma organização com as das lideres mundiais ou do mercado, no sentido de obter informações que possam ajudar a melhorar o seu nível de desempenho. 14

Business Inteligence Conhecimento DADOS BI Ouro !!! 15

CEO Chief Executive Officer (Chefe do Setor Executivo) É um termo anglo-saxão para designar a pessoa com a mais alta responsabilidade ou autoridade em uma organização Presidente / Principal executivo / Superintendente / Diretor -Geral 16

C E O Determina limites, metas e objetivos Elabora estratégias para atingir os resultados esperados Responsável pela organização e controle da equipe operacional 17

Downsizing - Enxugamento Aplicado a gestão significa a redução radical do tamanho da empresa geralmente através da redução dos níveis hierárquicos ou da venda de negócios não estratégicos. As empresas ganham flexibilidade e perdem burocracia e ficam mais próximas do mercado e dos clientes. 18

Empowerment É um conceito de gestão associado ao trabalho de Rosabeth Moss Kanter. Professora em Harvard e ex-editora da Harvard Business Review. Segundo a autora as empresas que dão mais poder e autonomia aos seus trabalhadores são as que estão melhor posicionadas para competir ao longo prazo. 19

E-learning Cada vez mais as tecnologias são utilizadas em beneficio da aprendizagem e a Internet talvez sejam o mais importante canal deste processo de informações e conhecimentos. Não a duvida que a Internet minimizou distancias e derrubou muitas fronteiras até então existentes, passando a ser um meio fascinante para promoção da educação e do treinamento a distancia. 20

Endomarketing É toda e qualquer ação de marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno com o intuito de melhor atender aos clientes externos. Antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo. O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto/serviço e o colaborador. 21

Just in Time No momento preciso, no momento exato, produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários, não antes para que não se transformem em estoque, e não depois para que seus clientes não tenham que esperar. 22

Definindo 5s ? O nome 5s, vem de 5 Sensos Seiri – Senso de Utilização Seiton- Senso de Ordenação Seisou – Senso de Limpeza Seiketsu – Senso de Saúde, Higiene e Padronização Shitsuke–Senso de Auto-Disciplina 23

Exemplo de 5s 1 24

Exemplo de 5s 2 DEPOIS ANTES 25

Kaizen Conceito  de  administração japonesa que significa aprimoramento contínuo, envolvendo todos os funcionários de uma organização. É um  processo  de  melhorias  contínuas,  com  bom  senso  e  baixos investimentos. 26

KAIZEN 27

Método Tradicional Meses Decisão Análise Projeto Implantação Mudança

KAIZEN Dias Teste Análise Mudança Implantação GRUPO KAIZEN

Exemplo de KAIZEN 1 TORNO CONVENCIONAL PARA TORNO CNC 30

Exemplo de KAIZEN 2 PARA Centro de Usinagem 03 eixos 31

Kanban Sistema de Controle da Produção e dos Inventários, utilizando um sistemas de cartões para puxar ou empurrar a produção de acordo com a necessidade do cliente. 32

Kanban KAN BAN Cartão Controle KAN+BAN Administração por Cartões

Learning Organizations Organizações que aprendem A organização passa a se adaptar aos colaboradores, fazendo uso de suas idéias transformando-as em recursos para a empresa. 34

Aprendizagem em equipe Domínio Pessoal System Thinking Pensamento Sistêmico Team Learning Personal Matery Aprendizagem em equipe Domínio Pessoal Shared Vision Mental Models Visão Compartilhada Modelos Mentais 35

Outplacement (reinserção profissional / gestão carreiras) As empresas que prestam serviços de podem ser procuradas por profissionais que não estão recolocados no mercado, o serviço também pode ser contratado por empresas para atenuar os impactos de demissões e para caça de talentos. 36

Outsourcing (em inglês, "Out" significa "fora" e "source" ou "sourcing" significa fonte)  Contratar empresas externas para fornecer recursos e serviços é denominado Outsorcing ou Terceirização, sendo uma extensão natural da iniciativa de enfatizar as competências centrais. As organizações podem concentra-se em suas vantagens e comprar tudo o mais externamente. Qualquer coisa pode ser alvo legítimo de terceirização. 37

O que é o PNQ ou FPNQ Prêmio Nacional da Qualidade ou Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade A FPNQ foi fundada em 1991, por 39 organizações privadas e públicas de renome nacional e internacional 38

Qualidade Total O processo que conduz a empresa a um enfoque na qualidade, não só como conformidade do produto, mas buscando também a satisfação do cliente e de seus anseios. 39

Qualidade de Vida São aqueles aspectos que se referem às condições gerais da vida individual e coletiva: habitação, saúde, educação, cultura, lazer. alimentação, etc. 40

Reengenharia Michael hammer ex-professor do MIT e considerado o pai desta teoria inovadora e radical. Referiu-se pela primeira vez ao tema do artigo publicado em 1990 pela Harvard review. Para os autores a reengenharia significa um redesenho radical dos processos de negocio com o objetivo de obter melhorias drásticas em três áreas: nos custos, nos serviços e no tempo. 41

Responsabilidade Social É uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. 42

Terceiro Setor O Terceiro Setor é constituído por organizações sem fins lucrativos, que geram bens e serviços de caráter público. É composto pelo governo, indústria e entidades que atuam em processos de facilitação e melhoramento da sociedade. Ex: ONG’s... 43

Vantagem competitiva Michael Porter demonstrou que as empresas bem sucedidas obedecem padrões definidos de comportamento que podem ser resumidos em três estratégicas genéricas de vantagem competitiva sobre os concorrentes: Foco; Custos; Diferenciação. c2007, Marostica 44

BIBLIOGRAFIA CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação a administração geral.3.ed. São Paulo: Makron Books, 2000. Chiavenato, Idalberto – Introdução á Teoria Geral da Administração. São Paulo; Editora Campus; 2000. _____. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: McGrraw-Hill do Brasil, 1985. _____. Teoria geral da administração. 3. Ed. São Paulo: McGrraw-Hill, 1987, v.1. DRUCKER. Peter F. Prática da administração de empresas. São Paulo. Pioneira, 1981. MORAES, Anna Maris P. Iniciação ao estudo da administração. 2.ed. São Paulo. Makron Books, 2001. STONER, James A .F. Administração. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. Crosby, Philip. Integração, Qualidade e Recursos Humanos para o ano 2000. São Paulo; Makron books. Ferreira, Antonio Ademir – Gestão Empresarial de Taylor aos nossos dias. – Editora Pioneira; 1998. Maximiano, Antonio Cesar Amaru – Introdução à Administração Editora Atlas; 2001. Predebon, José. Criatividade, abrindo o lado inovador da mente. 2 ed, São Paulo: Atlas, 1998. Tomasko, Robert M. Rethinking, Repensando as corporações. São Paulo, Makron. Wood Júnior, Thomaz. Gurus, Curandeiros e Modismos Gerenciais. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999. www.admnet.org.br www.gold.com.br/cra-mg www.poliedro.com.br/cra-df www.clockworktec.com.br/contetocombr/dicas.htm www.rae.com.br 45