TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização, Sistemas e Métodos
Advertisements

Dimensões: FUNCIONAL HIERÁRQUICA PROCESSOS
Teoria Neoclássica da Administração
NÍVEIS HIERARQUICOS.
FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES
ORGANIZANDO A FORÇA DE VENDAS
DEPARTAMENTALIZAÇÃO OBJETIVOS Aproveitar a especialização Maximinizar
FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO Definir trabalho a partir da análise dos objetivos;
Funções de administração
ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGOCIOS
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Administração e Organização Industrial
Estrutura Organizacional
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Curso: Tecnologia em Logística Tecnologia de Movimentação de Materiais Aula 2 Prof. João Carlos Gabriel 1.
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
Universidade Federal do Pará Faculdade de Administração Curso de Especialização Gestão Empresarial Administração de Empresas Prof. Adm. Marco Antonio Silva.
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
Gestão de compras 4 CAPÍTULO. 1 - Introdução Função de Compras – Papel estratégico nos negócios modernosFunção de Compras – Papel estratégico nos negócios.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES A RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL COMO UM BOM NEGÓCIO A globalização tornou a disputa por novos mercados e a competição.
Slides 3 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios ESTRUTURA & HIERARQUIA As mudanças na estrutura organizacional existem para satisfazer a necessidades,
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Frederick Winslow Taylor ( ) – EUA De origem de família enriquecida pelo comércio com a Índia. Estudou em Harvard, abandona os estudos para trabalhar.
CG 2º.SEMESTRE 2009  Medir é importante: “O que não é medido não é gerenciado”. Robert S. Kaplan & David P. Norton.
Created by BM|DESIGN|ER Solsticio Energia Pessoas Físicas Pessoas Jurídicas Governo.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Escolas Fundadoras da Administração: Fayol
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Administração de operações
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
História da administração. A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que.
Detalhando a Superestrutura Prof. Luciano Thomé e Castro.
Metáfora 1 Imagens da Organização Cap. 2 As organizações como máquinas Gestão Ambiental Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo.
Administração da Qualidade Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/29 Aula 9 Implementação de Estratégias: Estrutura Organizacional WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark.
CEM ANOS DE GESTÃO EMPRESARIAL 1908 a 1920 – A GESTÃO CIENTÍFICA: Henry Ford Se Inspirou em Taylor, Provando Ser Possível Especializar as Tarefas, e.
GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas;  Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV)  Mestre em Engenharia de Produção.
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Introdução à Administração
Com 12 anos de mercado e 70 colaboradores em seu quadro, localizada na maior cidade do Sul do ES, Cachoeiro de Itapemirim-ES, a.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
UEMS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Professora: Msc.:Marta Sulema M.González Biolchi.
Iniciativas de Memória Organizacional Histórica. O Centro de Memória e Referência ABERJE é responsável pela prestação de serviços de disseminação do conhecimento.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Unidade II Organizações e SI Estrutura, Cultura e Mudança Organizacional Abordagem Sócio-técnica Reengenharia, Melhoria Contínua, Gestão da Qualidade Total,
Localização de unidades da rede de operações EAD 763 – Aula 4 Profa.Adriana Marotti.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
Apresentação do Relatório de Trabalho (Job Report) Nome do(a) Participante: Cargo ou Função: Nome da Entidade: ※ Incluir o nome do departamento ou seção.
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor.
GRUPO: Augusto Monteiro, Igor Dias e Tais Ucinski PROFº CESAR AUGUSTO KRUGER CASO 2: A MODA.
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
O que é Produção? A Produção no dia-a-dia: - Estudos; - Tomar banho; - Alimentar-se; - Trabalhar; - Etc.
Grupo-1 Estrutura Simples Gabriel Aguiar Mateus Priolli Lucas Cappobianco Yuri Janotti Guilherme Silva.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
TGA – Teoria Geral de Administração Teoria Geral da Administração CAPÍTULOS 1.A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS 2.GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS 3.ADMINISTRAÇÃO.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
BR CLUBE DE NEGÓCIOS INTERMEDIAÇÕES, PARCERIAS, OPORTUNIDADES, BENEFÍCIOS & VANTAGENS MUITO PRAZER NÓS SOMOS O.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Produtos e Soluções em SAP S oluções A gilidade e P rodutos
Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 13 – 17/11/ Inventário.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Ele Substituiu as Antigas Estruturas Organizacionais – Com Três Cargos – Pelos Modernos “Organogramas”, os Quais Substituíam a Figura do “Capataz” Pela do “Gerente” No Início do Século XX, um Engenheiro Francês – Henry Faiol – Empregou Anos de Trabalho a Fim de Demonstrar Que, Com Previsão Científica e Métodos Gerenciais, os Resultados Eram Inevitáveis Henry Fayol Centralizou Sua Atenção no Papel da Gestão Empresarial e Nas Qualificações Dos Gestores 

Antiga Estrutura das Organizações 1° Nível da Hierarquia PRESIDENTE 2° Nível da Hierarquia CAPATAZES 3° Nível da Hierarquia OPERÁRIOS

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL LINEAR PRESIDENTE DIRETOR

Segundo Fayol, As Estruturas Organizacionais se Caracterizam Pela Cadeia de Comando (Linha de Autoridade Que Liga as Posições da Empresa e Especifica Quem se Subordina a Quem)

Estrutura Organizacional Por Departamentos ORGANOGRAMA Estrutura Organizacional Por Departamentos

No Organograma, as Funções São Ligadas Aos Departamentos e o Exemplo Abaixo Caracteriza a Diretoria Comercial da Empresa

Muito Utilizada nas Indústrias Com Mão-de-Obra Especializada Estrutura Organizacional Matricial Gerente de Produção Manutenção Controle de Qualidade PEÇAS Fabricação OPERÁRIOS Muito Utilizada nas Indústrias Com Mão-de-Obra Especializada

A Estrutura da Área Comercial da Nestlé no Brasil Começa Dividindo o País em Cinco “Áreas Geográficas” CASE: NESTLÉ BRASIL DIRETOR COMERCIAL Gerente Comercial UN 1 Gerente Comercial UN 2 Gerente Comercial UN 3 Gerente Comercial UN 4 Gerente Comercial UN 5

Dentro de Cada Unidade de Negócios (UN) a Estrutura se Divide Através da “Linha de Produtos” Gerente Comercial UN 2 Gerente de Vendas PLEC / MAGGI Gerente de Vendas CHOC / BISC Gerente de Vendas Achocolatados Gerente de Vendas de Cereais / Alimentos Infantis Gerente de Vendas Congelados

Supermercados Populares 1 Dentro de Cada Linha de Produtos a Estrutura se Divide Através dos “Tipos de Clientes” Gerente de Vendas PLEC / MAGGI KEY ACCOUNT Hipermercados KEY ACCOUNT Supermercados Populares 1 KEY ACCOUNT Outros Supermercados KEY ACCOUNT Redes de Compra KEY ACCOUNT ATACADISTAS

Dentro de Cada Tipo de Cliente a Estrutura se Divide Através dos “Promotores de Venda” KEY ACCOUNT Hipermercados Promotor de Vendas 1 Promotor de Vendas 2 Promotor de Vendas 3 Promotor de Vendas 4 Promotor de Vendas 5 Cada Promotor de Vendas Terá Direito a Tantos “Auxiliares”, Conforme For o Tamanho e as Vendas de Cada um Dos Clientes Visitados

Embora o Organograma Ainda Seja a Estrutura Organizacional Mais Usada na Maioria das Empresas Mundiais, Com o Advento da Reengenharia Muitas Organizações Vêm Colocando o Cliente no Centro das Suas Atenções Isso Significa Que as Estruturas Organizacionais Vem Se Tornando Mais Flexíveis, Menos Hierarquizadas e Totalmente Voltadas a Atender às Exigências de Sua Clientela Sendo Assim, Já é Possível Observar Algumas Estruturas Organizacionais Com uma Configuração Redonda e, Não Mais, Sob a Forma de Pirâmide