Lógica Edward Hermann Haeusler Departamento de Informática TECMF PUC/RJ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TC2- Lógica Proposicional
Advertisements

Introdução a Lógica Matemática
Lógica e Especificação
AXIOMATIZAÇÃO Equipe: André Augusto Kaviatkovski, Daniel Elias Ferreira, Vinicius Zaramella.
Cristina Ribeiro / Gabriel David
Conceitos Básicos.
Introdução a Lógica Prof. Luiz Carlos Gabi.
Linguagens lógicas 2013 – Luiz Mauricio Nascimento Silva
Lógicas e Inferência para IA
“A lógica é uma ciência do raciocínio”
André Luiz da Costa Carvalho
Lógica matemática.
Lógica Matemática Introdução.
Inteligência Artificial: Lógica Proposicional e Prolog
Lógica Proposicional.
Programação Lógica com Prolog
Decidibilidade, Corretude, Completude, Consistência
Sistema Formal Um Sistema Formal para a lógica proposicional é uma 2-tupla < L, R >, onde: L: linguagem proposicional R: conjunto de regras de inferências.
Fundamentos de linguagens de programação
J. M. Barreto UFSC-INE Lógica de Primeira Órdem R ecordação.
Lógica Proposicional.
Lógica para Computação
Lógica Proposicional Dedução Natural.
Lógica matemática.
Paradigmas de Programação
Adriano A. Ribeiro. TAUTOLOGIA Uma tautologia é toda proposição cujo valor lógico é sempre verdade (V). Uma fórmula H é uma tautologia se o valor verdade.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
MCEF 2012/2013. Introdução ao “Mathematica” Utilização do Mathematica Funcionamento do programa Regras da Linguagem Exemplos Exercícios!!
Funções Prof. Márcio.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Fundamentos de Lógica e Algoritmos: Apresentação Técnico em Informática Cleone Silva
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
UNASP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1- A metodologia Observação meticulosa e sistemática da natureza e fenômenos naturais → primeiras indagações.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza.
A ÉTICA E O TRABALHO ACADÊMICO
Lógica e Especificação Edward Hermann Haeusler Departamento de Informática TECMF PUC/RJ.
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
Metafísica Aristotélica
1 Unidade 1 - Minimização Computacional: Código BCD e Gray Disciplina: Circuitos Digitais Curso: Engenharia de Telecomunicações Aula 7 Lucas Santos Pereira.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
Análise de processos interacionais no Espaço Virtual de Aprendizagem da Unisul: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Didática I a partir da.
Programação para Internet Aula 12 SQL (Comandos de Consulta ao BD)
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Silogismo No cumprimento de mais uma tarefa da vida académica, sobretudo na disciplina de Matemática, coube ao grupo, já identificado, elaborar o presente.
BREVE HISTÓRICO DOS ESTUDOS SEMÂNTICOS: APONTAMENTOS SOBRE O NASCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE UMA DISCIPLINA Marina Célia Mendonça.
Sistemas de equações lineares de 1 a ordem Sistemas de equações diferenciais simultâneas aparecem naturalmente em problemas envolvendo diversas variáveis.
Trabalhando com produção textual
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
Departamento de Informática – E D L M Teoria dos Conjuntos Rosen 5 th ed., §§ Estruturas Discretas e Lógica Matemática Dep. de Informática – UFMA.
1 Planejamento Clássico (Planning) Russel, S. Norvig, P.: Inteligência Artificial (segunda edição) 28 SET 09 Igor R M Menezes.
SEMÂNTICA Amém.... COMO TUDO COMEÇOU: Manual do Candidato (UNICAMP – 1992) “Partimos do pressuposto de que uma competência voltada para um desempenho.
PROF. NAYARA ZAGO BASSETTO
Lógica de Programação Aula 08 Prof. Marcelo Marcony.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
Coesão e coerência textuais Porto Editora. A palavra texto deriva do latim textu- (tecido). Um texto é, assim, um entrelaçamento, ou seja, um conjunto.
ARGUMENTAÇÃO. Não há o que discutir e argumentar, onde reina o consenso. É exatamente o dissenso seu campo de atuação. Lineide Mosca, 2006.
Minimização de Funções Booleanas
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
Edward Hermann Lógica e Especificação 1 L ó gica de Primeira Ordem 1- Modelos e Teorias 2- Definibilidade de (classes de) Estruturas (s) 3- Definibilidade.
Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte II.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
1 BCC101 – Matemática Discreta I Introdução. Computação…  Suponha que você fez um programa para resolver um dado problema.  Como você pode ter certeza.
Calculo de Hoare Daniel Soares, Gabriel Alabarse Hernandez(150756) e Vanius Zapalowski(150843)
Matemática Uma aproximação à verdade Clique neste botão para dar o primeiro passo: Fontes e referências.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Transcrição da apresentação:

Lógica Edward Hermann Haeusler Departamento de Informática TECMF PUC/RJ

Edward HermannLógica e Especificação 2 - O que é Lógica ? Tentativa de conceituação do Razoável - O que a Lógica estuda ? - Quem estuda Lógica ?

Edward HermannLógica e Especificação 3 Razoável Aquilo que é passível de uma explicação. Explicação = Argumento Argumento é um objeto lingüístico

Edward HermannLógica e Especificação 4 Argumentos e Solucao de Problemas -Tenho 3 esferas visualmente identicas. Entretanto duas tem o mesmo peso, enquanto uma terceira tem peso diferente. Utilizando somente uma balanca de equilibrio, sem pesos marcados, como posso descobrir a esfera diferente e saber se e’ mais pesada ou mais leve ???  Prove que uma das 3 esferas e’ mais pesada ou mais leve

Edward HermannLógica e Especificação 5 Algumas soluções ??? 1- Pego aleatoriamente alguma esfera. Jogo para outra pessoa, se esta pessoa pegar com a mão esquerda é a esfera mais pesada, se pegar com a mão direita é a mais leve. 2- Peso a esfera 1 com a 2. Se a 1 é mais pesada então é ela é a de peso diferente que é mais pesada. Caso contrário ela é mais leve e também é de peso diferente. 3- Peso a esfera 1 com a 2. Se der peso mesmo peso, peso a 3 com a 2, pesando mais a 3 é a mais pesada, pesando menos a 3 é a mais leve. 4- Peso a esfera 1 com a 2. Se a 1 for mais pesada, peso a 3 com a 1, se a 1 for mais pesada então ela é a esfera diferente e mais pesada. Se 3 e 1 pesarem o mesmo então a esfera 2 é a mais leve e diferente.

Edward HermannLógica e Especificação 6 12 >1 13 =1 13 > >1=1 2 >3<3 332 >2=2 1

Edward HermannLógica e Especificação 7 O que é um argumento ??  Sequência de sentenças onde uma delas é dita ser a conclusão do argumento O que difere um argumento de uma descrição ou narração ?? Quando um argumento é bom ??

Edward HermannLógica e Especificação 8 Exemplos de Argumentos Todo homem é mortal. FHC é homem FHC é mortal. Todo homem é animal Todo gato é animal Todo gato é homem

Edward HermannLógica e Especificação 9 Há exatamente 136 caixas de bombas em um depósito. Cada caixa contém pelo menos 140 bombas Nenhuma caixa tem mais de 156 bombas Lula é o presidente do Brasil Brasília é a capital do Brasil A lua é um satélite da Terra

Edward HermannLógica e Especificação 10 Lula é o presidente do Brasil Lula é humano e presidente do Brasil Lula é o presidente do Brasil Lula é humano ou presidente do Brasil

Edward HermannLógica e Especificação 11 Alguns paulistas são latinos. Alguns brasileiros são latinos Alguns brasileiros são paulistas Tudo que é raro é caro. Uma casa boa e barata é rara Uma casa boa e barata é cara. Todo triângulo tem somente 3 lados Todo quadrado é triângulo Todo quadrado tem somente 3 lados.

Edward HermannLógica e Especificação 12 Especificacao, Prova e Solucao de Problemas -Os sobrenomes de Ana, Beatriz e Carla são Arantes, Braga e Castro, não necessariamente nesta ordem. A de sobrenome Braga, que não é Ana, é mais velha que Carla e a de sobrenome Castro é a mais velha das 3.  Qual a melhor ordem ? - Resolver, Especificar, Provar - Resolver, Provar, Especificar - Especificar, Resolver, Provar - Provar, Especificar, Resolver - Especificar, Provar, Resolver - Provar, Resolver, Especificar

Edward HermannLógica e Especificação 13 Como Definir critérios para correção de Argumentos ? Através de Linguagens para : Expressar Procedimentos Expressar Argumentos

Edward HermannLógica e Especificação 14 Principais Componentes de uma Linguagem - Sintaxe : Como se escreve ? - Semântica : O que significa ? - Pragmática : Como se usa ?

Edward HermannLógica e Especificação 15 Em uma L.P. - Como é um programa ? - Como se executa ou, O que um programa faz ? - Como se constroem programas visando a solução de problemas ?

Edward HermannLógica e Especificação 16 A Linguagem da Lógica A Lógica tem, tradicionalmente, por objetivo a definição do que seja uma argumentação correta. Argumentação = Sequência de sentenças onde distingue-se premissas e conclusão Sentença = Expressão linguística enunciadora de um pensamento completo.

Edward HermannLógica e Especificação 17 Exemplos de Sentenças. 1. Salvador é a capital da Bahia. 2. (2 + 3) = Qual o melhor time de futebol do Brasil ? 4. Compile o Programa ! O tipo de sentença de interesse em uma argumentação é a sentença declarativa.

Edward HermannLógica e Especificação 18 Semântica

Edward HermannLógica e Especificação 19 Semântica e Denotação  Numerais x Números  Palavras x Objetos/Idéias I II IX XIII XVII XXX obs: Numerais e Palavras não expressam um pensamento completo

Edward HermannLógica e Especificação 20 Expressões aritméticas : * (1 + 2) * 5  V ( (1 + 2) * 5)  V ( ) * V ( 5 )  V ( 1 ) + V ( 2 ) * 5  ( ) * 5 = 15 SintaxeSemântica Ext.

Edward HermannLógica e Especificação 21 Linguagem e Metalinguagem À linguagem descritora chamamos de metalinguagem enquanto à descrita chamamos de linguagem objeto. - Precisa-se de uma linguagem para descrever outra linguagem. -

Edward HermannLógica e Especificação 22 Paradoxos 1. Eu sou Mentiroso O menor denominador comum entre 1/2 e 2/3 é /2 = 2/4 Então o menor denominador comum entre 2/4 e 2/3 é 6.

Edward HermannLógica e Especificação 23 Antes de 1879 ===> Lógica Aristotélica e Escolástica (a partir de 300 a.c.) Álgebras Booleanas (Boole 1847) Álgebra Relacional (DeMorgan, Schroeder, C.S.Peirce XIX) O desenvolvimento da Lógica Ensaios sobre a Contingência e Existência a partir de consistência (Leibniz 1676) Lógica Transcendental X Geral (Kant 1781) Quebra de Paradigma (Descartes 1637, DSM) Frege (Begrifschrifts, 1879) -> Início da Formalização da lógica

Edward HermannLógica e Especificação 24 Silogismos Aristotélicos

Edward HermannLógica e Especificação 25 Frege e a Formalização da Linguagem da Lógica

Edward HermannLógica e Especificação 26 Principais Resultados em Lógica/Metamatemática no início do século XX - Teoria dos Tipos como solução ao paradoxo em Russell - Presburger (1929) prova que a aritmética sem a multiplicação é decidível. - Russell e Whitehead publicam o Principia Mathematica. - Skolem (1931) prova que a aritmética sem a adição e o sucessor é decidível - Herbrand (1931) prova a consistência de um fragmento fraco da aritmética (só o sucessor). -Tarski (1930) Prova que a aritmética com adição (+) e menor (<) é decidível. (1936) Formaliza a semântica adequada para a lógica de primeira ordem (1949) Prova da decidibilidade da Teoria dos Reais - Gödel (1930) prova a completude do cálculo de primeira ordem - Gödel (1931) introduz a idéia de aritmetizar (codificar na forma numérica) a linguagem de um sistema formal de forma que (meta) teoremas do sistema possam ser vistos como teoremas aritméticos e prova seu famoso teorema da incompletude. Obs: #  é o código de . - Gödel (1931) prova a não-provabilidade da consistência.

Edward HermannLógica e Especificação 27 Em Lógica Matemática Prova formada por (Argumentação) Regras de Inferência formada por Premissasconclusão (Argumento) são Sentenças Átomosconectivos/ quantificadores Sentenças Compostas ?

Edward HermannLógica e Especificação 28 Como representar os elementos da linguagem lógica tendo por princípio a universalidade ?  Formalização da linguagem. Somente conectivos/quantificadores podem possuir significado a priori. Átomos são representados por Letras sentenciais (log. Sentencial). Fórmulas (combinações de átomos via conectivos) representam sentenças em geral. 

Edward HermannLógica e Especificação 29 O significado de cada conectivo pode ser determinado pelas regras que ditam seu uso (Semântica Operacional) Da praxis matemática tiramos :  Conjunção ( "e" lógico)   Disjunção ( "ou" lógico)  Implicação ( "se ____ então____")  ~ = Negação ( "não lógico ") Conectivos O significado de cada conectivo pode ser determinado pelas condições de verdade estabelecidas por ele (Semântica tradicional ou Tarskiana)

Edward HermannLógica e Especificação 30 Fórmulas  Toda letra sentencial é uma fórmula  Se  e  são fórmulas, então também são fórmulas : -     ~  Obs : Parenteses são usados para auxiliar à análise sintática.

Edward HermannLógica e Especificação 31 Semântica p/ Lógica Clássica Extensional com Valores de "Verdade".  Atribuição arbitrária de valores para as letras sentenciais.  Fórmulas têm seus valores determinados pela interpretacão e pelas funções semân- ticas associadas a cada conectivo. (Interpretação)

Edward HermannLógica e Especificação 32 Funções na forma de Tabela. VF V F VF V F VF V F  V F FF  VV VF  VF V V ~ VF FV F 

Edward HermannLógica e Especificação 33 VF V F  VF V V VF V F VF V F 

Edward HermannLógica e Especificação 34 Atribuição de Valores à fórmulas Interpretação : I : Letras  {V,F} Dada uma interpretação I pode-se definir a denotação associada V :   V (I, L) = I ( L) se L é letra sentencial.  V ( I,  ) = V (I,  )  V ( I,  )  V (I,  ) = V (I,  )  V (I,  )  V (I,  ) = V (I,  )  F = ~ V (I,  )

Edward HermannLógica e Especificação 35 Def. Uma f interpretação que a torna verdadeira, i.e. Existe I, tal que V (I,  ) = V Def. Diz-se que umafórmula é válida, sse, ela é verdadeira sob toda interpretação. órmula  é dita satisfatível, sse, existe uma Def. Um conjunto de fórmulas é satisfatível, sse, todas as suas fórmulas são satisfatíveis (para a mesma interpretação.

Edward HermannLógica e Especificação 36 O conceito de conectivo principal.  É aquele conectivo que aparece em primeiro plano em uma análise sintá- tica. Exemplos: (A  B)  (C  D) ~ (A  B) (A  B)  C

Edward HermannLógica e Especificação 37 Def. Uma fórmula  é dita ser consequência lógica de um conjunto  de fórmulas (   ), sse : - Toda interpretação que "torna" todas as fórmulas de  verdadeiras “torna”  verdadeira. Ex: - { ~~ A} A - {A, A  B} B - {A  B, A  C, B  C} C - {A  B} ~B  ~A Def.  é equivalente a  sse   e  

Edward HermannLógica e Especificação 38 Completude funcional da lógica clássica - Pode-se expressar todas os conectivos em função de  e  ?? - Pode-se expressar todas os conectivos em função de  e  ?? - Pode-se expressar todas os conectivos em função de  e  ?? - Pode-se expressar todas os conectivos em função de  e  ?? - Pode-se expressar todas as funções booleanas (arid. finita) por meio dos conectivos acima ?? - Pode-se expressar todas as funções booleanas (arid. finita) com um conectivo só (novo certamente) ??

Edward HermannLógica e Especificação 39 Sistemas Dedutivos e Argumentação Formal Def1. Um sistema dedutivo é um mecanismo que permite a construção de argumentos formais Def2. Um sistema dedutivo é um mecanismo que permite estabelecer conclusões a partir de hipóteses. Def3. Um sistema dedutivo é um conjunto de regras (as vezes axiomas) que permite “chegar” a conclusões (sentenças) a partir de hipóteses (sentenças). Def4. Um sistema dedutivo é um conjunto de regras (as vezes axiomas) onde os axiomas são fórmulas válidas e as regras preservam a verdade.

Edward HermannLógica e Especificação 40 Universalidade da noção de correto O conceito de argumento correto deve ser baseado na forma do mesmo e não em seu significado particular, ou Um argumento é correto quando é invariante sob substituição, i.e., o que importa é o rela- cionamento entre premissas e conclusão e não estas propriamente ditas.

Edward HermannLógica e Especificação 41 Os sistemas a la Frege/Hilbert Esquemas de Axiomas: (K) A  (B  A) (S) A  (B  C)  (A  B)  (A  C) (Cla)   A  A Regra: (Modus Ponens) A A  B B

Edward HermannLógica e Especificação 42 Exemplos de Deduções A  ((A  A)  A)A  ((A  A)  A)  ( (A  (A  A))  (A  A)) (A  (A  A))  (A  A)A  (A  A) AAAA

Edward HermannLógica e Especificação 43 Exemplos de Deduções A  ((A  A)  A)A  ((A  A)  A)  ( (A  (A  A))  (A  A)) (A  (A  A))  (A  A)A  (A  A) AAAA (K) X  (Y  X) (S) X  (Y  Z)  (X  Y)  (X  Z)

Edward HermannLógica e Especificação 44 Discussão: 1- O método da “tabela verdade” é um sistema dedutivo ?? 2- O que dizer do sistema dedutivo somente com a regra de modus ponens e como axiomas todas as fórmulas válidas (tautologias) 3- Como comparar sistemas dedutivos ?? 4- O que a prova de um teorema deve nos dizer ?? 5- O que Prova de Teoremas tem a ver com computação e programação ?

Edward HermannLógica e Especificação 45 Programa do Curso 1- Lógica Proposicional: Clássica e Intuicionista - Sintaxe, Semântica e Sistemas Dedutivos - Especificação e Solução de Problemas via PT. 2- Lógica de Primeira Ordem: Clássica - SINTAXE, SEMÂNTICA e - Sistemas Dedutivos - Especificação Formal 4- Lógicas Modais: - SINTAXE e SEMÂNTICA - Verificação de Modelos e Noções de Validação Formal 3- Noções de Complexidade Computacional em Lógica 6- Noções de Teoria da Prova 5- Lógicas de Descrição: Notícias e Exemplos Práticos

Edward HermannLógica e Especificação 46 Bibliografia 1- Teoria das Categorias e Ciência da Computação. Menezes, P.B. & Haeusler, E.H. Editora Sagra-Luzzato(Caps. 2 e 7) 2- Logic and Structure. Dirk van Dalen. Springer-Verlag. (3rd edição) 3- A Mathematical Introduction to Logic. H.B. Enderton. 4- Logics of Time and Computation. Robert Goldblatt. CSLI 0- LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO Flávio Soares Corrêa da Silva, Marcelo Finger e Ana Cristina Vieira de Melo. Ed. Thompson, (caps 1 e 2)

Edward HermannLógica e Especificação 47 Semânticas Extensional X Intensional 1. Planeta Vênus. 2. Estrela Vespertina. 3. Segundo Planeta do Sistema Solar. - Em uma sem. extensional 1,2 e 3 têm o mesmo significado. - Em uma sem. intensional 1, 2 e 3 têm diferentes significados. A forma é levada (sintaxe ?) em conta.

Edward HermannLógica e Especificação 48 Princípio da Funcionalidade de Frege A Semântica de uma expressão deve ser uma função da semântica das suas sub- expressões. Objetos sintáticos são naturalmente Hierárquicos (estruturados).

Edward HermannLógica e Especificação 49 Princípio da Funcionalidade e intensionalidade. 1. Necessariamente a estrela matutina é a estrela matutina. 2. Necessariamente a estrela matutina é a estrela vespertina. Linguagem natural necessita de semântica intensional. 