Título do Trabalho de Conclusão de Curso Nome do Cursista Nome do Orientador Nome do Orientador Polo do Cursista 1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do.

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Transcrição da apresentação:

Título do Trabalho de Conclusão de Curso Nome do Cursista Nome do Orientador Nome do Orientador Polo do Cursista 1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena, com o apoio do CNPq, vem desenvolvendo o Projeto “A Prática pedagógica de professoras alfabetizadoras: um estudo no Portal da Amazônia – PRÁXIS-ALFA”, que abrange as professoras do Ciclo Básico de Aprendizagem que cursaram o PROFA no município de Vilhena-RO. A partir dele, desenvolvemos este sub-projeto que analisou o impacto do PROFA na prática pedagógica de seis professoras alfabetizadoras das escolas estaduais RA, CM e MMO. 2. OBJETIVOS O objetivo geral foi analisar o impacto do PROFA no desenvolvimento do trabalho pedagógico das professoras alfabetizadoras que atuavam nas classes do Ciclo Básico de Aprendizagem (CBA), das escolas Estaduais RA, CM e MMO, da rede estadual de Vilhena-RO, descrevendo, com base no trabalho pedagógico, os saberes mobilizados pelas professoras alfabetizadoras em situações do cotidiano da sala de aula. 3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Pesquisa de abordagem qualitativa; Fonte dos dados: observação e pesquisa documental; Sujeitos: 06 professoras alfabetizadoras que cursaram o PROFA; Organização e análise dos dados: organizados em temáticas a partir das orientações de Bardin, propostas na obra Análise de conteúdo (1995), e analisadas à luz dos referenciais teórico-metodológicos do PROFA. 4. RESULTADOS 4.1 Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA) 4.2 Registro da prática pedagógica das professoras alfabetizadoras: observações realizadas em sala de aula 4.3 Análise dos dados 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS A metodologia proposta pelo PROFA e a prática pedagógica das professoras... Inserir todos os dados das considerações REFERÊNCIAS BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa-Portugal: Edições 70, BETTELHEIM, Bruno; ZELAN, Karen. Psicanálise da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, p. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA). Caderno de Apresentação. Brasília: MEC, BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Módulo I. Brasília MEC/SEF, BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Módulo II. Brasília MEC/SEF, BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Guia do formador. Módulo I. Brasília MEC/SEF, FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, FERREIRO, Emilia ; TEBEROSKY, Ana.Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 35.ed. São Paulo: Paz e Terra, GATTI, Bernadete Angelina.Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro Editora, LÜDK, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. Afonso de. Abordagens qualitativas de pesquisa: a pesquisa etnográfica e o estudo de caso. In: ______. Pesquisa em Realização: