Locais de trabalho saudáveis para todas as idades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação na Segurança e Saúde no Trabalho Campanha «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis» Nome e título do orador Data | Título do evento.
Advertisements

Juntos na prevenção dos riscos profissionais Campanha «Locais de trabalho seguros e saudáveis» Nome e título do orador Data | Título do evento.
Locais de trabalho saudáveis contribuem para a gestão do stresse Gestão do stresse e dos riscos psicossociais no trabalho Segurança e saúde no trabalho.
Juntos na prevenção dos riscos profissionais Campanha «Locais de trabalho seguros e saudáveis» Nome e título do orador Data | Título do evento.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Gary Dunning The Forests Dialogue Brasil LUD 25 de abril de 2016 Atalanta, Brasil #LandUseBRAZIL.
Criado em Dirigido para profissionais da indústria de feiras e eventos Certificação profissional de excelência reconhecido internacionalmente Atualmente.
A SAÚDE ESCOLAR EM CABO VERDE Praia, 15 de Novembro de 2012 Dr. Henrique Fernandes Ponto Focal para Saúde Escolar - FICASE Encontro Nacional sobre os Determinantes.
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Modelo Biopsicossocial e o Uso da CIF
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Melhorar a eficácia das políticas de prevenção, controlo e redução de riscos para a saúde com origem em factores.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
APARECIDA MARIA M. A. COSTA GERONTÓLOGA E EDUCADORA FÍSICA.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
1 Guia Melhores Empresas – 2012 Revista Você S/A | FIA.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Administração Recursos Humanos Necessidade de um quadro de funcionários adequado (quanti e qualitativamente) para atender os objetivos da UAN (e da própria.
Neste dia, apelamos: A reformas legislativas e políticas para garantir a eliminação do trabalho infantil no trabalho doméstico e a criação de condições.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Apoio Psicossocial Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
Declaração de Caracas Documento que marca as reformas na atenção à saúde mental nas Américas. ESUDA, 12 de maio de 2014 Rossana Rameh
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
GESTÃO DO PAIF.
Associação MEDIA Desk Portugal MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013.
OS SISTEMAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Capitalista Socialista Misto
Lucas Reis e Tiago Paixão. benefícios auxilia na melhora da força muscular, da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Baldur Schubert, Médico. Representante da Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS) no Brasil Saúde e Seguridade Social do Servidor 61º FONAC.
EPORTUGUÊSe – junho de |1 | A iniciativa ePORTUGUÊSe e oportunidades para os países de língua portuguesa BIREME/OPAS/OMS - São Paulo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Programa (SRHR) de Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de.
Fazer parte de um processo de conscientização da Qualidade de Vida no Trabalho, promover o bem estar físico, mental e social, resultando em benefícios.
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
A ABORDAGEM DA SAÚDE PÚBLICA PARA A PESQUISA EM ACIDENTES DO TRABALHO: DA VIGILÂNCIA À PREVENÇÃO Stout NA. Safety Science 46 (2008) Profa. Dra.
Eficiência da Gestão no Sescoop. Eficiência na Gestão do Sescoop 2 Quem somos? Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Cooperativa.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
URBACT III REDES DE IMPLEMENTAÇÃO. Principais atividades do NUP  Comunicar sobre o Programa URBACT e informar os potenciais beneficiários  Disseminar.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Transcrição da apresentação:

Locais de trabalho saudáveis para todas as idades Promover uma vida profissional sustentável

Introdução à campanha Coordenada pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) Organizada em mais de 30 países Apoiada por uma rede de parceiros: Pontos focais nacionais Parceiros oficiais da campanha Parceiros sociais europeus Parceiros da comunicação social Rede Europeia de Empresas (EEN) Instituições da UE Outras agências da UE

Objetivos principais Promover o trabalho sustentável e o envelhecimento saudável desde o início da vida profissional Realçar a importância da prevenção ao longo da vida profissional Auxiliar os empregadores e os trabalhadores (incluindo as PME) facultando informações e instrumentos que permitam gerir a SST no contexto do envelhecimento da população ativa Facilitar o intercâmbio de informações e boas práticas

O que está em causa? A população ativa na Europa está a envelhecer - vida profissional mais longa Desafios resultantes da evolução demográfica: Falta generalizada de mão-de-obra Escassez de trabalhadores qualificados Mais trabalhadores com problemas de saúde/doenças crónicas Preocupações com a produtividade e o absentismo A gestão da SST no contexto do envelhecimento da população ativa exige uma abordagem pluridisciplinar...

Prevenção ao longo da vida profissional – abordagem holística As condições de trabalho ao longo da vida ativa afetam a saúde no final da vida profissional A prevenção dos acidentes de trabalho, dos problemas de saúde e das doenças profissionais é indispensável ao longo da vida profissional Abordagem holística, incluindo: Ambiente e organização do trabalho Formação e aprendizagem ao longo da vida Liderança Conciliação entre vida profissional e vida privada Motivação Progressão na carreira

Conceito de capacidade de trabalho Entende-se por capacidade de trabalho o equilíbrio entre as exigências profissionais e os recursos individuais As exigências profissionais são afetadas por: Conteúdo, carga e organização do trabalho Comunidade profissional e ambiente de trabalho Liderança Os recursos individuais dependem de: Saúde e capacidades funcionais Aptidões e competências Valores, atitudes e motivação A promoção da capacidade de trabalho exige: Liderança eficaz Participação dos trabalhadores Cooperação entre os quadros dirigentes e os trabalhadores Índice de capacidade de trabalho

Avaliação de riscos que considera a diversidade A avaliação de riscos é a pedra angular da gestão da SST na Europa Nas diferenças entre indivíduos deve-se ter em consideração: Idade Género Incapacidade Migrantes Nos trabalhadores jovens deve-se ter em consideração: Desenvolvimento físico e intelectual Imaturidade Falta de experiência Nos trabalhadores idosos deve-se ter em consideração: Situações de risco elevado (por exemplo, trabalho por turnos, trabalho de elevada exigência física, temperaturas extremas) Os trabalhadores idosos não constituem um grupo homogéneo e as suas diferenças a nível da capacidade funcional e da saúde aumentam com a idade A diversidade tem em conta a relação entre as exigências profissionais e as capacidades e o estado de saúde individuais

Adaptação do local de trabalho O local de trabalho deve ser adaptado às capacidades, competências e estado de saúde individuais, bem como a outros elementos da diversidade Processo dinâmico e contínuo ao longo da vida profissional Exemplos de alterações decorrentes da capacidade funcional: Utilização de equipamento Boa conceção ergonómica Redefinição das funções Rotação de tarefas A boa conceção dos locais de trabalho e a boa organização beneficiam todas as idades

Prevenção da incapacidade, reabilitação e regresso ao trabalho O trabalho beneficia a saúde desde que as condições de trabalho sejam dignas Uma baixa prolongada por doença pode originar problemas de saúde mental Os problemas de saúde constituem o motivo mais comum de abandono precoce da vida ativa É importante ajudar pessoas com problemas de saúde a permanecer na vida ativa através da reabilitação e regresso ao trabalho. Bons exemplos: «Atestado de doença» substituído por «atestado de capacidade» - Reino Unido Projeto de intervenção «Regresso ao trabalho» - Dinamarca Programa «fit2work» - Áustria

Aprendizagem ao longo da vida Capacitar os trabalhadores de todas as idades a participarem em atividades de ensino e formação Evitar a deterioração das aptidões e competências Atualização e desenvolvimento das competências essenciais para a empregabilidade Igualmente importante para o ambiente psicossocial no trabalho

Promoção da saúde no local de trabalho Esforço conjunto de empregadores, de trabalhadores e da sociedade em geral com vista a melhorar a saúde e o bem-estar no trabalho Só pode ter êxito quando conjugado com a prevenção dos riscos e a proteção da saúde «Locais de trabalho que promovem a saúde» - uma abordagem holística, que integra a SST e a proteção da saúde na promoção da saúde, que atende quer aos problemas de organização e ambiente do trabalho, quer aos fatores de risco a nível individual

Gestão dos recursos humanos (RH) e da SST A cooperação entre as partes interessadas é muito importante, sobretudo a nível da gestão dos RH e da SST As políticas de RH afetam a segurança e a saúde, por exemplo: Conciliação entre vida profissional e vida privada Horário de trabalho Aprendizagem ao longo da vida Progressão na carreira Os RH devem apoiar a gestão da SST em todas as idades

Quais são os benefícios? Melhorar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores: O trabalho é benéfico para a saúde física e mental A saúde dos trabalhadores de todas as idades pode ser melhorada Melhorar a produtividade e a eficácia económica da organização: Trabalhadores saudáveis, produtivos e motivados - organizações competitivas e inovadoras Conservação na organização de competências e experiências valiosas Taxas mais baixas de licença e absentismo por doença - redução dos custos da incapacidade Redução da rotatividade dos trabalhadores Maior bem-estar no trabalho, permitindo desenvolver o potencial dos trabalhadores

Participação Podem participar organizações de todas as dimensões e setores, bem como pessoas a título individual Participar: Divulgando os materiais da campanha Participando ou organizando eventos e atividades Utilizando e promovendo ferramentas de gestão em função da idade Tornando-se parceiro da campanha Mantendo-se atualizado através das redes sociais

Datas mais importantes Lançamento da campanha: abril de 2016 Semanas Europeias da Segurança e Saúde no Trabalho: outubro de 2016 e 2017 Cerimónia de entrega dos Prémios de Boas Práticas da Campanha «Locais de trabalho seguros e saudáveis»: abril de 2017 Cimeira «Locais de trabalho seguros e saudáveis»: novembro de 2017

Vantagens de ser parceiro de campanha O bom funcionamento das parcerias entre a EU-OSHA e os principais intervenientes é essencial para o êxito da campanha As organizações pan-europeias ou internacionais podem tornar-se parceiros oficiais de campanha Os benefícios incluem: Um pacote de boas-vindas Um certificado de parceria Categoria especial para parceiros no âmbito dos Prémios de Boas Práticas da Campanha «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis» Promoção a nível da UE e da comunicação social Oportunidades em rede e intercâmbio de boas práticas com outros parceiros da campanha Convite para eventos e ações da EU-OSHA

Prémios de Boas Práticas da Campanha «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis» Reconhecimento de práticas inovadoras em matéria de segurança e saúde no local de trabalho Organizações premiadas por iniciativas bem-sucedidas e sustentáveis de promoção de locais de trabalho saudáveis para todas as idades Abertos a organizações dos: Estados-Membros da UE Países candidatos Potenciais países candidatos Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) A dois níveis: Nacional - os pontos focais nomeiam os vencedores nacionais Europeu - parceiros oficiais de campanha e vencedores nacionais Vencedores anunciados na cerimónia de entrega dos prémios

Recursos da campanha Guia da campanha Guia eletrónico prático Material promocional Desdobrável da campanha Folheto sobre os prémios de boas práticas Cartaz Vídeo Infografias Faixa (banner) em linha, assinatura de correio eletrónico Filme NAPO Materiais do projeto-piloto do Parlamento Europeu «Trabalhar em condições mais seguras e saudáveis em qualquer idade» Módulo para o instrumento interativo em linha de avaliação de riscos (OiRA) Relatórios

Informações complementares Saiba mais no sítio web da campanha: www.healthy-workplaces.eu/pt Subscreva o boletim informativo da campanha: https://healthy-workplaces.eu/pt/healthy-workplaces-newsletter Mantenha-se a par das nossas atividades e eventos através das redes sociais Acompanhe os eventos no seu país através do seu ponto focal: www.healthy-workplaces.eu/fops