Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.

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Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE

Conselho Nacional de Educação composição/ câmaras; PNE, Diretrizes, metas e estratégias; Art. 5 do PNE > Monitoramento contínuo e avaliações periódicas: MEC; Comissão Educação da Câmara dos Deputados e Comissão Educ, cultura e Esporte do Senado Federal e FNE; Comissões do CNE e o PNE;

Políticas e Gestão Educação e qualidade: polissemia; Níveis, etapas e modalidades; Financiamento; Valorização dos Profissionais da Educação; Sistema Nacional de Educação;

Formação de Profissionais da EB instituições de educação básica e superior como espaço de atuação e formação; Articulação Teoria e prática; formação teórica, científica e pedagógica consistente> interdisciplinaridade; estágio integrado e exercício na EB;

Formação Inicial e Continuada Docência como ação educativa e processo pedagógico intencional > dimensões técnica, política, ética e estética; políticas de formação: Assimetrias, limites e possibilidades; Integração e interdisciplinaridade curriculares; Valorização da vivência investigativa e aperfeiçoamento da prática educativa; Assimetrias e precariedade das

Formação Inicial e Continuada Identidade dos profissionais, sua participação nos projetos formativos; Articulação entre educação básica e educação superior; Respeito as diferenças e no reconhecimento e valorização da diversidade; Instituição de padrão de qualidade > articulação entre ensino, pesquisa e extensão;

Formação Inicial e Continuada Formulação de projetos pedagógicos próprios > institucionalização; Tempo e espaço para atividades coletivas de estudos e investigações; Garantia de formação ampla: conteúdos específicos relativos à formação na área de políticas públicas e gestão da educação, direitos humanos, diversidade e educação, língua brasileira de sinais (libras), bem como garantir conteúdos específicos da área de conhecimento, seus fundamentos e metodologias > sólida formação TXP;

Formação Inicial e a valorização do profissional docente Cursos de Licenciatura, de graduação Plena; Programas Especiais de Formação Pedagógica; Cursos de 2ª. Licenciatura;

Formação Continuada atividades e cursos de formação; Institucionalização; FC sistemas, redes e instituições de educação básica; FC e IES;

Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério: Planos de carreira e remuneração; Convergência entre formas de acesso e provimento ao cargo; formação inicial, formação continuada; jornada de trabalho, incluindo horas para as atividades; progressão na carreira e avaliação de desempenho com a participação dos pares.