Aula 7_IEEC_2015 Joana Andrade.  “...comprometer-se ideologicamente com uma causa que envolva o ser humano.”  “tornar-se professor exige mudanças de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

Pesquisa do Ensino de Ciências e Biologia
Dr. Thomé E. Tavares Filho
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Relação professor/aluno
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Plano de Trabalho Docente
2º encontro – Professores Maio de 2012
EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
A Difícil Arte de Ensinar
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Planejamento.
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Perguntas de Modelação
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) Formação de Professores - uma política de Estado.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Como elaborar um plano de aula
Concepções em Educação Matemática
Aprendendo a Dança da Vida
MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Paulo Freire
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Educação, Tecnologia e Sociedade Docentes: Alexandre Brasil
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
Cristiane Barroso Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Transcrição da apresentação:

Aula 7_IEEC_2015 Joana Andrade

 “...comprometer-se ideologicamente com uma causa que envolva o ser humano.”  “tornar-se professor exige mudanças de natureza cognitiva, afetiva e de conduta.”  “o ato educativo é essencialmente político” (Feire)  Contreras (2002):  Superar a proletarização  Exercício da autonomia  Distanciamento crítico sobre a prática  Dimensão afetiva  Identidade docente

Formação do espírito científico  Metodologia de ensino: investigativa  Ensinar ciência não é ensinar produtos mas sim processo, modos de pensar.  PBL (Problem-Based Learning)  Os problemas nunca são simples!

 Quais seriam as etapas necessárias para se fazer uma aula investigativa com alunos do E. M. sobre um desses temas?  Quais conteúdos de química poderiam ser discutidos?  De acordo com os PCNs quais seriam os temas transversais que poderiam ser abordados?