Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia Educacional – CTE Núcleo Tecnológico Municipal – NTM UME Professor Avelino da Paz Vieira 1. AVALIAÇÃO DE RESULTADOS
Dimensão – Gestão Democrática 1.Indicador: Participação efetiva de estudantes, pais, mães e comunidade em geral/ Conselho Escolar Atuante. Problemática: Falta de envolvimento por parte dos responsáveis na vida escolar dos alunos.
Evolução da Participação nas Reuniões de Conselho. Dimensão – Gestão Democrática
Algumas Ações: Mapeamento Novas formas de abordagem Caixa de Sugestões Valorização da Participação Dimensão – Gestão Democrática
Depoimento: Dimensão – Gestão Democrática
2. Indicador: Existência de práticas alfabetizadoras na escola; ampliação das capacidades de leitura e escrita. Problemática: Avaliação apontou que há falta de hábito de leitura de discentes e de parte do corpo docente. Dimensão – Ensino e Aprendizagem da Leitura e Escrita
Ampliação do número de Projetos e Ações que abordam, a leitura e escrita no Ano de Dimensão – Ensino e Aprendizagem da Leitura e Escrita
PROJETO O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET Autoras: Carolina Quattrer Pinheiro da Silva Débora Souza da Silva Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia Educacional – CTE Núcleo Tecnológico Municipal – NTM UME Professor Avelino da Paz Vieira 1.
O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET Justificativa O projeto trata do uso responsável do ciberespaço, resgatando a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da Internet, para verificar de onde partimos. Estabelecendo critérios para discutir e conscientizar os alunos dos perigos e da utilização ética da rede, proporcionando subsídios que garantam o uso responsável quando acessamos o mundo digital.
O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET Objetivos: Conhecer aspectos principais da história do computador, a evolução da tecnologia e da internet; Aprender a navegar com segurança; Criar critérios para acesso a páginas e links; Prevenção do bullying cibernético; Conhecer e aplicar as informações sobre o uso da Netiqueta.
O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET Avaliação e Resultados Esperados Esperamos que ao final do processo, os alunos consigam ter mais competência e autonomia no uso das tecnologias, tornando- se verdadeiros agentes multiplicadores do conhecimento entre a comunidade. A avaliação está acontecendo durante todo o processo, por meio de leituras e reflexões de textos pertinentes ao tema, debates e na elaboração de documentos.
O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET Processo Roda de Conversa para levantamento de conhecimentos prévios; Leitura de fragmentos do livro de informática do Menino Maluquinho.
O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET Pesquisa sobre a evolução dos meios de comunicação e da internet, direcionada por meios do blog.
O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET uso-responsavel-da-internet/
O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET LINHA DO TEMPO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DA INTERNET Pintura Rupestre 8000 A.C Hierógrofos 4000 A.C. Imprensa de Gutemberg ª Foto 1825 Telégrafo 1835 Telefone ª Apresentação de Cinema ª Transmissão de Rádio ª Transmissão de TV ENIAC - 1° Computador ° Microcomputador 1971 Internet Entre 1970 e 1980
O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET LEITURA E DEBATE DA CARTA E DO LIVRETO AFT
VÍDEOS E DEBATE O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET
TRABALHANDO COM ALGUNS SITES QUE TRATAM SOBRE O TEMA
O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET
PROPOSTAS FUTURAS: CONSTRUÇÃO DE SLIDES E APRESENTAÇÃO PARA OUTRAS TURMAS O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET
SAFERNET. Equipe Brasil. Brincar, estudar e...navegar com segurança na Internet!. Safernet: acessado em 26/04/ VASCONCELOS, Ana Maria Pinheiro. Navegar com segurança: Protegendo seus filhos da pornografia e pedofilia infanto-juvenil na internet. InstitutoWCF- Brasil. São Paulo acessado em 26/04/2011. O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET
AGRADECIMENTOS Equipe Técnica da UME Avelino da Paz Vieira Aula Fundação Telefônica A Equipe do NTM POIE Carolina Quattrer Pinheiro da Silva POIE Débora Souza da Silva- O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET