Finanças públicas, democracia e accountability Fernando Luiz Abrucio & Maria Rita Loureiro Capítulo 5.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROCHA, Arlindo Carvalho
Advertisements

ABRUCIO, Fernando Luiz; LOUREIRO, Maria Rita
CENEVIVA, Ricardo. Accountability: Novos fatos e novos argumentos – uma revisão de literatura recente. Encontro de Administração Pública e Governança.
Sistemas de Accountability
Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) Sistemas de Accountability
Poder Legislativo artigos 44 a 75 da CF Direito Constitucional TRT - INSS.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2016 ANÁLISE Assessoria de Finanças e Orçamento Liderança do PT na ALESP.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL É um programa de âmbito nacional, com uma nova prática na área educacional que discute a relação do cidadão com o.
UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/19 Economia e Gestão do Setor Público Aula 10 Finanças Públicas, democracia e accountability Fernando Luiz Abrucio e Maria.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
“Art A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
Ações da CGOV/SECONT para emissão do Relatório e Parecer Conclusivo Giovani Loss Pugnal – Contas de Governo Fevereiro/2016 SECONT NA ESTRADA
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Santana do Livramento. “A racionalidade e a própria essência da atividade estatal diferem da gestão de empresas” (OSBORNE e GAEBLER (1992)
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
OS ÓRGÃOS DE CONTROLE EXTERNO E A RELAÇÃO COM O SUAS Fortaleza, 30 de Abril de Dr. Moises Maciel - ATRICON.
“O regime especial vem definido nas respectivas leis instituidoras, dizendo respeito, em regra, à maior autonomia em relação à Administração direta; à.
“A CRISE DA REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA E OS REFLEXOS NA GOVERNABILIDADE” FECOMERCIO/SP - CONSELHO SUPERIOR DE DIREITO SÃO PAULO, 12/09/2014 EVERARDO MACIEL.
PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL X Encontro Paulista.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Introdução ao Diálogo Social Fernando Fonseca Programa Diálogo Social, Legislação do Trabalho e Administração do Trabalho CIF/OIT 7 de setembro de 2010.
Para entender o que é política pública Produção cultural
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
Finanças da Educação na cidade do Recife (2010 – 2014) Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE) ABRIL de 2014.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) (LDO) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
REPRESENTAÇÃO E SISTEMAS PARTIDÁRIOS REPRESENTAÇÃO POLÍTICA - Formas de representação política, sistemas eleitorais e de partido: constituem os objetos.
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
ESTATUTO DA CIDADE INSTRUMENTOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO URBANA.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
TRIBUNAL DE CONTAS. O que é? Como se forma? Quantos existem no Brasil? Para que serve?
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
TÍTULO IV Administração Tributária CAPÍTULO I Fiscalização (...) CAPÍTULO II Dívida Ativa Art A omissão de quaisquer dos requisitos previstos no.
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Economia e Gestão do Setor Público Fauzi T Jorge.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
COMISSÕES DISPOSIÇÕES GERAIS Art São comissões permanentes: I - a Comissão de Regimento Interno; II - a Comissão de Jurisprudência; III - a Comissão.
Planejamento e Processo Orçamentário Planejamento de Governo e Políticas Públicas.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
CC 2002, Art. 1 o.Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. o "Direito subjetivo” – “ter um direito” Questões: o Que significa ter um.
AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal.
Silvio Avelino Secretário-Geral da Mesa Câmara dos Deputados Comissão Senado do Futuro.
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
GOVERNANÇA COMPARTILHADA ENTRE OS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO Sinergia na qualificação das emendas ao Plano Plurianual no Estado do Rio.
Secretaria de Estado da Fazenda INSTITUCIONAL. Gerar receitas e controlar a sua aplicação. SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA MISSÃO.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
ELEIÇÕES 2012 Obrigações Partidárias. Formatar Alianças Compor Coligação Discutir Programa de Governo Tarefas políticas da direção partidária.
Impactos da Lei de Transparência Edmar Camata. Impactos da Lei de Transparência ASPECTOS LEGAIS Constituição Federal Princípios - Direito à informação.
Ministro Relator José Múcio Monteiro Brasília, 20 de março de 2012.
RESPONSABILIDADES PELO SISTEMA CONTROLE INTERNO CONTROLE INTERNO Ronaldo Ribeiro de Oliveira Auditor Público Externo Secretário-Chefe da Consultoria Técnica.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
ELEIÇÕES 2014 Regras de conduta eleitoral para os Agentes Públicos Federais Advocacia-Geral da União.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Rainério Rodrigues Leite Secretário SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DA PARAÍBA CONHECENDO O TCU.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
Estrutura Tributária 1.Princípio da Neutralidade: obtido quando não alteram os preços relativos, minimizando sua interferência nas decisões econômicas.
Transcrição da apresentação:

Finanças públicas, democracia e accountability Fernando Luiz Abrucio & Maria Rita Loureiro Capítulo 5

Introdução O capítulo examina: Conceitos básicos de: democracia; accountability; orçamento, restrição orçamentária; tribunais de conta; Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI). Impactos da democracia e da accountability sobre as finanças públicas. Os instrumentos de accountability e a experiência brasileira.

Conceitos básicos Três Ideais da Democracia 1) O governo deve emanar da vontade popular, que se torna a principal fonte da soberania. 2) Prestar contas ao povo, responsabilizando-se perante ele, pelos atos ou omissões. 3) O Estado deve ser regido por regras que delimitem seu campo de atuação em prol da defesa de direitos básicos dos cidadãos.

Conceitos básicos Accountability É a responsabilização política ininterrupta do Poder Público em relação à sociedade. Três formas de accountability: 1) Processo eleitoral. 2) Controle institucional durante os mandatos. 3) Regras estatais intertemporais.

Conceitos básicos Accountability Vertical: os cidadãos controlam os governantes (mediante o voto em representantes), com formas de democracia semidireta (como plebiscitos) ou ainda pela utilização do controle social exemplificado pelos conselhos de usuários de serviços públicos. Horizontal: se efetiva mediante a fiscalização mútua entre os Poderes (checks and balances) ou por meio de outras agências governamentais, tais como os tribunais de contas brasileiros.

Conceitos básicos Orçamento e restrição orçamentária O orçamento é um instrumento através do qual os governantes selecionam prioridades, decidem como gastar os recursos extraídos da sociedade e como distribuí-los entre diferentes grupos sociais, conforme seu peso ou força política. A restrição orçamentária é um instrumento institucional que cria restrições ou limites efetivos de controle do orçamento e endividamento público.

Conceitos básicos Tribunais de Contas Órgãos de controle financeiro do Estado vinculados à própria estrutura estatal ou como auditorias independentes. No Brasil, tem status constitucional de órgão auxiliar do Legislativo, no exercício de suas funções de fiscalização do Executivo.

Conceitos básicos Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Instrumento institucional de que dispõe o Legislativo brasileiro para fiscalizar o Executivo e organismos estatais. Podem ser formadas em qualquer uma das duas casas legislativas, ou por ambas em conjunto. Para sua formação, exige-se o apoio de pelo menos um terço dos membros da Câmara ou do Senado, havendo limites a essas atividades de investigação para evitar possível paralisia da função legislativa do Parlamento. A Constituição de 1988 deu poderes às CPIs equivalentes ao das autoridades judiciárias e determinou que seus relatórios sejam encaminhados ao Ministério Público para julgamento de responsabilidade civil ou penal dos envolvidos.

Democracia e accountability Democracia e eficiência econômica: o governo de técnicos e seus impactos na accountability O melhor é separar as esferas técnica e política e deixar as decisões: para a burocracia: Keynes e Schumpeter. para ser tomadas via mecanismos de mercado: Buchanan e Teoria de Escolha Pública.

Democracia e accountability A “burocratização da política” e a “politização da burocracia” Duas falácias: 1)Ao transferir assuntos técnicos à burocracia, se reduz ou elimina os controles democráticos. 2)A política democrática é um mero jogo eleitoral.

Democracia e accountability Accountability democrática

Democracia e accountability Accountability democrática

Democracia e accountability Accountability democrática

Instrumentos de accountability Accountability e finanças públicas no Brasil

Instrumentos de accountability Financiamento de campanhas eleitorais Cresce o financiamento público das campanhas com exigências rigorosas de prestação de contas. Repasse de recursos privados a partidos e não a candidatos. Três avanços: Horário Eleitoral Gratuito Reforço dos tribunais e das leis Desde 1993 declaração detalhada dos gastos

Instrumentos de accountability Processo orçamentário e prestação de contas por parte do Poder Executivo O artigo 165 da nova Constituição indica que, por iniciativa do Executivo, devem se estabelecer o Plano Plurianual (PPA) as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as Leis Orçamentárias Anuais (LOA). Os projetos referentes ao PPA, LDO e LOA são apreciados em conjunto, pelas duas casas do Congresso Nacional, por meio de uma Comissão Mista de Orçamento (CMO).

Instrumentos de accountability Mecanismos de restrição orçamentária e accountability: a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) Visa a prevenir déficits imoderados e reiterados; Limita a dívida pública em níveis prudentes; Preserva o patrimônio líquido; Limita o gasto público continuado; e, Estabelece uma administração prudente dos riscos fiscais e oferecer amplo acesso das informações sobre as contas públicas à sociedade.

Instrumentos de accountability Mecanismos de restrição orçamentária e accountability: a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) Dois tipos de punição: Administrativa - limitando a ação do governante quando não cumprir adequadamente as regras; Político-jurídica - punir no âmbito político, com retirada de direitos políticos ou o próprio cargo do governante, procurando também estabelecer penas cíveis e criminais aos que desrespeitarem a LRF.

Instrumentos de accountability Orientações básicas: Controlar os recursos públicos para evitar desperdícios ou desvios. Dar origem aos órgãos de limitação do poder. Privilegiar suas atividades fiscalizatórias, tornando-os independentes do Executivo. Acompanhar os gastos públicos para avaliar a qualidade e os resultados dos programas. Tribunais de Contas

Instrumentos de accountability As Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) Dois objetivos: Aumentar a transparência e a accountability do poder público, reforçando a vigilância sobre a classe política, podendo chegar à punição dos infratores ou alterando a distribuição do poder político. Sinalizar que há problemas institucionais ou nas práticas políticas, daí derivando a proposição de reformas que levem a novas maneiras de gerir a coisa pública. Casos exemplares de CPI: CPI dos Precatórios, instalada no Senado em CPI do Orçamento, reveladora do fenômeno dos ”anões do orçamento”.

Instrumentos de accountability Orçamento Participativo (OP) Instrumento de controle social utilizado como forma de accountability vertical das finanças públicas por meio do qual a população participa da discussão e deliberação sobre a distribuição dos recursos públicos durante o mandato dos governantes. Outros países usam mecanismos semelhantes, normalmente no plano local de governo, mas é importante ressaltar que a experiência brasileira vem sendo reconhecida pelo mundo e elogiada por organismos internacionais. Implantado pela primeira vez em 1989, na cidade de Porto Alegre, esse instrumento é utilizado hoje por algo em torno de 250 municípios brasileiros.