Diretrizes Curriculares Nacionais e o Curso de Pedagogia no Estado de Santa Catarina: A apropriação da concepção de docência nos projetos de formação do.

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Transcrição da apresentação:

Diretrizes Curriculares Nacionais e o Curso de Pedagogia no Estado de Santa Catarina: A apropriação da concepção de docência nos projetos de formação do pedagogo Andréia Maria Wollinger de Souza, aluna da graduação de pedagogia para as séries inicias do ensino fundamental, da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL / Campus Norte - Palhoça/ Pedra Branca, com pesquisa subsidiada pelo PIBIC. Introdução Com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases Nacionais – LDBEN (Lei n. 9394/96), os currículos mínimos dos cursos de graduação superior foram substituídos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Sendo assim, a partir de 1997, através de Edital público (Edital 04/97), o Ministério da Educação (MEC) desencadeou o debate nacional sobre a instituição de diretrizes curriculares norteadoras dos projetos de formação profissional dos diferentes cursos superiores existentes no país. No âmbito do Conselho Nacional de Educação (CNE), são criadas as Comissões de Especialistas de Ensino com a função de elaborar as diretrizes. (FREITAS, 2002). O MEC/Secretaria de Ensino Superior propõe as diretrizes em nome de uma flexibilização dos percursos pedagógicos, de modo a, superando o engessamento, melhor responder à dinamicidade das mudanças no mundo do trabalho. Objetivos - Investigar a base teórica definidora da concepção de pedagogo presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (Resolução CNE/CP 01, de 15 de maio de 2006); - Compreender a concepção de docência subjacente aos projetos formativos propostos para a formação do pedagogo nas instituições de ensino superior catarinenses. - Apreender nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia de instituições de ensino superior do estado de Santa Catarina a concepção de docência e suas delimitações; Metodologia Esta pesquisa é de natureza documental, sob uma perspectiva histórica como orientação metodológica. Para a análise dos dados foi utilizado o método de análise de conteúdo. As fontes documentais são: legislação do ensino (Leis, Decretos, Pareceres e Resoluções) relacionadas ao tema da formação de professores e do pedagogo no Brasil; Projetos de Curso de Pedagogia (Projetos Pedagógicos) implantados a partir de 2007, conforme determinação da legislação em vigor (Resolução CNE/CP 01/06). O universo da pesquisa foi constituído por instituições de ensino superior do Estado de Santa Catarina que oferecem cursos de graduação em Pedagogia, que, devido ao seu expressivo número, sofreu um recorte situacional delimitando-se como amostragem as seguintes universidades: Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB),Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Universidade Regional de Joinville (UNIVILLE). Estas seis instituições são àquelas que detém o maior número de alunos matriculados nos cursos de Pedagogia (INEP, 2006), e abrangem a maioria das regiões do estado. Resultados Conclusões Constatamos, na leitura dos projetos, que a competência é colocada como algo novo e definidor do futuro do profissional da educação. Esta constatação nos leva a crer que é preciso retomar o debate sobre ela, contextualizá-la e buscar o sentido real da competência em educação, uma reflexão necessária uma vez que a sociedade neoliberal-capitalista, ao produzir uma ideologia que opta pelo individualismo ao coletivo, apresenta uma compreensão de competência, a partir dos próprios princípios, ou seja, produz uma visão equivocada sobre o termo, o que nos remete à necessidade de refletir sobre as significações que atribuímos ao saber e ao poder, no momento atual: Ressaltamos que a busca de identidade do pedagogo está intimamente relacionada com a imprecisão do campo epistemológico da Pedagogia, pois à medida que esse campo epistemológico não é definido, tampouco é definida a identidade do pedagogo.Percebemos que existem grandes diferenças no quadro de disciplinas que compõem o currículo do curso nas instituições de ensino investigadas. Outro fator que merece realce refere-se à distância entre os objetivos propostos pela instituição de ensino e a organização curricular dos cursos. Na análise de Veiga: “Enquanto os objetivos refletem uma concepção de pedagogo crítico, reflexivo, criativo e transformador, a organização curricular caminha pelo lado oposto, fundamentando-se na disciplinarização e no reducionismo arbitrário.” (VEIGA, 1997, p. 67). Consideramos que a concepção de docência proposta pelas Diretrizes apresenta-se equivocada, pois engloba as atividades de participação na organização e gestão dos sistemas e instituições de ensino e a produção/difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, ficou descaracterizada. O equívoco está no fato de que a gestão e a investigação demandam ações que não podem ser reduzidas à de docência, que se caracteriza por suas especificidades. Pesquisar ou gerir não é ensinar, embora devam ser ações relacionadas. Em decorrência desta imprecisão conceitual, o perfil e as competências são de tais modos abrangentes que lembram as de um “novo salvador da pátria”, para cuja formação o currículo proposto é insuficiente, principalmente ao se considerar que as competências elencadas, além de muito ampliadas, dizem respeito predominantemente a dimensões práticas da ação educativa, evidenciando-se o caráter instrumental da formação (KUENZER; RODRIGUES, 2006). Reiteramos que a formação docente é um processo complexo e contínuo, devendo perdurar durante toda a vida profissional do educador, fazendo-se necessário, ao educador, a busca constante de alternativas e formas complementares de aprimoramento de sua prática e de ampliação de estudos sobre o fazer docente. Isso mostra que o curso de Pedagogia deve ser revisto no sentido de aprimorar o saber, o saber-ser e o saber-fazer no processo formativo. Bibliografia UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU – FURB.“História da Universidade Regional de Blumenau”. Blumenau, Disponível em: Acesso em: dez UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CARTARINA – UNISUL. Pró Reitoria Acadêmica: Diretoria de Graduação. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Tubarão/SC. Dezembro UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE. Pró Reitoria de Ensino: Departamento de Pedagogia. Projeto de Reestruturação do Curso de Pedagogia da Univille. Joinville/SC. Dezembro UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CARTARINA – UFSC. Pró Reitoria Acadêmica: Diretoria de Graduação. Currículo para ingressantes do Curso de Pedagogia. Florianópolis/SC. Dezembro 2005.Disponível em: UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI.. Resolução n.º 085/consun/06- Aprova a reunificação das matrizes curriculares do Curso de Pedagogia, no âmbito da UNIVALI. Dados gerais do curso de pedagogia. Disponível em: SHIROMA, Eneida Oto. O eufemismo da profissionalização. In. MORAES, Maria Célia Marcondes. Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente, Rio de Janeiro: DP&A, 2003a. TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago, 2000, no 14. KÜENZER, Acácia Zeneida; RODRIGUES, Marli de Fátima. As diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia: uma expressão da epistemologia da prática. In: Novas subjetividades, currículos, docência e questões pedagógicas na perspectiva da inclusão social/Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife: ENDIPE, 2006, p. 185 – 212. Apoio Financeiro: Unisul IESCONCEPÇÃO DE DOCÊNCIA UDESC O compromisso central do Pedagogo formado na UFSC é com a escola pública de qualidade que permite o acesso ao conhecimento historicamente acumulado pela humanidade por parte da população que freqüenta a escola pública. UNISUL O curso visa à valorização da pratica cotidiana dos professores como constituidora de saberes. A centralidade colocada nos professores – e em seus saberes – aponta a valorização dos professores e afirma que eles produzem, sim, um saber, que é legitimado pela prática. FURB Educadores capazes de se comprometer com os interesses da população e [cuja] ação prática não se esgote nos exclusivos limites da escola; formar o educador com formação básica e polivalente em função das exigências da ação educativa nas condições brasileiras; formar o técnico e o profissional no educador; formar o cientista social, preparando para atuar nos mais variados setores da sociedade; formar um educador capaz de fundamentar a educação no contexto sócio-político e econômico brasileiro. UNIVALI O pedagogo preocupa-se em garantir e melhorar a qualidade da educação. Esse profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino, quanto orientar educacionalmente os alunos. Cabe ao pedagogo promover o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano em seus contextos culturais e sociais. O mercado de trabalho desse profissional engloba organizações públicas e privadas de diferentes segmentos nas áreas de educação, envolvendo ações em educação continuada, educação corporativa, aprendizagem organizacional, e atividades de consultoria e assessoria em escolas, empresas e ONGs. UNIVILLE O pedagogo, enquanto profissional da educação, deverá assumir a realidade do seu contexto como objeto de estudo, pesquisa, reflexão e analise da ação pedagógica implementando as inovações necessárias às praticas educativas, nas dimensões histórica, ética, cultural e social. IESPERFIL DO PEDAGOGO UDESC O professor é um sujeito fundamental na educação. É o responsável pelo ensinamento dos princípios básicos da vida em sociedade, da língua e dos conhecimentos gerais desde os primeiros anos da vida da criança. Por isso, o Curso de Pedagogia da UFSC forma profissionais que atuam no magistério ensinando crianças e adolescentes nas séries iniciais do ensino fundamental e da educação infantil. Além disso, participam na organização e na gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais, tendo ainda o papel de produzir e difundir o conhecimento nas diversas áreas da educação.. UNISUL Profissional preparado para atuar na educação, tendo como base de sua formação e identidade profissionais, com sólida fundamentação teórica e adequado preparo técnico para: pensar, organizar, investigar, propor, sistematizar, socializar questões que privilegiem o fenômeno educativo em sua totalidade e em suas múltiplas dimensões FURB O profissional, assim constituído, tem um papel determinante no processo ensino-aprendizagem. Neste sentido, deverá estar em consonância com o caráter formativo, comprometido com saberes e fazeres que atendam aos educandos como pessoa em sua totalidade. É um sujeito ativo que em sua relação com o mundo, com seu objeto de estudo, reconstrói (no seu pensamento) este mundo. O conhecimento envolve sempre um fazer, um atuar do homem. UNIVALI Cabe ao pedagogo preocupa-se em garantir e melhorar a qualidade da educação. Esse profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino, quanto orientar educacionalmente os alunos. Cabe ao pedagogo promover o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano em seus contextos culturais e sociais UNIVILLE Desempenhar a função de educador, fundamentado em uma sólida formação humanística em que a ética, a cidadania e o compromisso com a diversidade, o meio ambiente, e com o ensino e aprendizagem, sejam os parâmetros do seu trabalho. Interferir no contexto social, através da proposição e implementação de alternativas teórico-práticas no seu campo de atuação e, ao mesmo tempo, através do envolvimento da realidade que o cerca considerando a multidimensionalidade do trabalho pedagógico. Obs: Não constam as informações da Universidade UDESC, pois, a mesma não disponibilizou seu Projeto Político Pedagógico.