Administração de Atacado, Varejo e Logística

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Transcrição da apresentação:

Administração de Atacado, Varejo e Logística 17/06/2008 Administração de Atacado, Varejo e Logística Humberto Klein Marcelo Zaidan

Logística De acordo com Kotler (1998, p.516)“A logística de mercado envolve planejamento, implementação e controle dos fluxos fixos de materiais e bens finais, dos pontos de origem aos pontos de uso”

Função da logística Coordenar as atividades de fornecedores, compradores, fabricantes, profissionais de marketing, participantes de canal e consumidores.

Decisões de logística Processamento de pedido Armazenagem Estoque Transporte

“Push” e “Pull” Push – fabricante procura empurrar ou impulsionar seus produtos até o consumidor Pull – fabricantes procuram ouvir o cliente, saber suas prioridades e responder a essas solicitações

Custo de logística L = T + FA + VA + CV L = custo total de logística T = custo total de frete FA = custo fixo de armazenagem VA = custo variável de armazenagem CV = custo total de vendas perdidas

Logística X lojas virtuais Pode-se comprar praticamente qualquer coisa pela Internet Não se pode desmaterializar produtos Vendas virtuais usarão conceitos de logística para as entregas

ATACADO O Atacado inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços para aqueles que compram para recenda ou uso industrial.” (KOLTLER,1998, p.511)

Funções do atacado Venda e promoção Compra e formação de sortimento Quebra de lotes de compra Armazenagem Transporte Financiamento Risco Informações de mercado Serviços de administração e consultoria

Tipos de atacado (FGV) Atacado de balcão – oferece grande sortimento e pouca variedade, e as vendas ocorrem apenas internamente. Atacado de distribuidor – possui vendas externas e uma linha de produtos sortida. Atacado de auto-serviço - sistema de auto-serviço e vendas somente à vista.

Distribuidora MARTINS SAM’S MAKRO

Tipos de atacadista (Kotler) Atacadistas puros – empresas independentes que assumem posse dos bens que vendem Corretores e agentes – não assumem propriedade, apenas facilitam a compra e venda Filiais e escritórios de fabricantes - Varejistas e atacadistas diversificados – tipos especializados de atacadistas

Atacadistas puros Atacadistas que prestam serviços plenos -atacadistas comerciais -distribuidores industriais Atacadistas que prestam serviços limitados -atacadistas do tipo “pague e leve” -atacadistas volantes -atacadistas intermediários -atacadistas especializados -cooperativas de produtores -atacadistas de mala direta

Corretores e agentes Corretores Agentes -agentes de fabricantes -agentes de venda -agentes de compra -agentes comissionados

Filiais e escritórios de fabricantes de venda -Filiais e escritório de vendas -Escritório de compras

Concorrência do atacado No Brasil existe uma concentração crescente do atacado nas mãos de poucos. Motivo: falta de modernização e adaptação.

Decisões do atacado Mercado-alvo Sortimento de produtos e serviços Preço Promoção Localização

VAREJO Segundo Kotler (1998), o varejista é aquele que realiza a venda para os consumidores finais. As vendas são feitas principalmente por unidade ou pequenos lotes.

Tipos de Varejistas Varejo com lojas Varejo sem lojas Organizações varejistas

Varejos com lojas - Manhattan - Angeloni Beira-Mar Empórios e mercearias - Manhattan Supermercados - Pão de Açúcar; Carrefour Superlojas - Angeloni Beira-Mar

Varejos com lojas - Select; AM PM; Star Shop Lojas de conveniência Padarias Lojas de desconto - Econ; Balaio Lojas especializadas - Drogarias; Joalherias; Ópticas

Varejo com lojas - Extra; Big - Algumas do Extra e do Big Hipermercados - Extra; Big Supercenters - Algumas do Extra e do Big Lojas de departamentos - Mappin; Mesbla Loja âncora - Renner

Varejo com lojas - C&A; Pernambucanas; Riachuelo - Casas Bahia Magazine - C&A; Pernambucanas; Riachuelo Lojas Especializadas em categorias - Casas Bahia Clubes Atacadistas - Sam’s Club

Varejo com lojas Pontas de Estoque Varejistas de preço único - Lojas de R$1,99

Varejo sem lojas - Avon; Natura - Assinatura de revistas Venda direta Venda por catálogos e mala direta - Assinatura de revistas Televendas - Cartão de crédito

Varejo sem lojas - Máquina de refrigerante Venda pela televisão - Polishop Máquinas de venda - Máquina de refrigerante Marketing direto integrado - Mala direta acompanhada de telefonema ou visita

Organizações de varejo Varejistas independentes Redes corporativas - Wal Mart; Casas Pernambucanas Rede voluntária

Organizações de varejo Cooperativa de varejista - Projeto Sincovagas Franquias - McDonald’s; O Boticário; Pizza Hut

Decisões de varejo Definição de público-alvo; Localização; Preço; Propaganda e promoção; Variedade

Atacado X Varejo Mercados atendidos Tamanho das compras Métodos de operação Área atacadista Custo das mercadorias

Exercícios Baseado nas decisões de varejo, quais ações deveriam ser definidas em cada variável para abertura de um nova loja de magazine na região da Trindade.