Administração de Atacado, Varejo e Logística 17/06/2008 Administração de Atacado, Varejo e Logística Humberto Klein Marcelo Zaidan
Logística De acordo com Kotler (1998, p.516)“A logística de mercado envolve planejamento, implementação e controle dos fluxos fixos de materiais e bens finais, dos pontos de origem aos pontos de uso”
Função da logística Coordenar as atividades de fornecedores, compradores, fabricantes, profissionais de marketing, participantes de canal e consumidores.
Decisões de logística Processamento de pedido Armazenagem Estoque Transporte
“Push” e “Pull” Push – fabricante procura empurrar ou impulsionar seus produtos até o consumidor Pull – fabricantes procuram ouvir o cliente, saber suas prioridades e responder a essas solicitações
Custo de logística L = T + FA + VA + CV L = custo total de logística T = custo total de frete FA = custo fixo de armazenagem VA = custo variável de armazenagem CV = custo total de vendas perdidas
Logística X lojas virtuais Pode-se comprar praticamente qualquer coisa pela Internet Não se pode desmaterializar produtos Vendas virtuais usarão conceitos de logística para as entregas
ATACADO O Atacado inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços para aqueles que compram para recenda ou uso industrial.” (KOLTLER,1998, p.511)
Funções do atacado Venda e promoção Compra e formação de sortimento Quebra de lotes de compra Armazenagem Transporte Financiamento Risco Informações de mercado Serviços de administração e consultoria
Tipos de atacado (FGV) Atacado de balcão – oferece grande sortimento e pouca variedade, e as vendas ocorrem apenas internamente. Atacado de distribuidor – possui vendas externas e uma linha de produtos sortida. Atacado de auto-serviço - sistema de auto-serviço e vendas somente à vista.
Distribuidora MARTINS SAM’S MAKRO
Tipos de atacadista (Kotler) Atacadistas puros – empresas independentes que assumem posse dos bens que vendem Corretores e agentes – não assumem propriedade, apenas facilitam a compra e venda Filiais e escritórios de fabricantes - Varejistas e atacadistas diversificados – tipos especializados de atacadistas
Atacadistas puros Atacadistas que prestam serviços plenos -atacadistas comerciais -distribuidores industriais Atacadistas que prestam serviços limitados -atacadistas do tipo “pague e leve” -atacadistas volantes -atacadistas intermediários -atacadistas especializados -cooperativas de produtores -atacadistas de mala direta
Corretores e agentes Corretores Agentes -agentes de fabricantes -agentes de venda -agentes de compra -agentes comissionados
Filiais e escritórios de fabricantes de venda -Filiais e escritório de vendas -Escritório de compras
Concorrência do atacado No Brasil existe uma concentração crescente do atacado nas mãos de poucos. Motivo: falta de modernização e adaptação.
Decisões do atacado Mercado-alvo Sortimento de produtos e serviços Preço Promoção Localização
VAREJO Segundo Kotler (1998), o varejista é aquele que realiza a venda para os consumidores finais. As vendas são feitas principalmente por unidade ou pequenos lotes.
Tipos de Varejistas Varejo com lojas Varejo sem lojas Organizações varejistas
Varejos com lojas - Manhattan - Angeloni Beira-Mar Empórios e mercearias - Manhattan Supermercados - Pão de Açúcar; Carrefour Superlojas - Angeloni Beira-Mar
Varejos com lojas - Select; AM PM; Star Shop Lojas de conveniência Padarias Lojas de desconto - Econ; Balaio Lojas especializadas - Drogarias; Joalherias; Ópticas
Varejo com lojas - Extra; Big - Algumas do Extra e do Big Hipermercados - Extra; Big Supercenters - Algumas do Extra e do Big Lojas de departamentos - Mappin; Mesbla Loja âncora - Renner
Varejo com lojas - C&A; Pernambucanas; Riachuelo - Casas Bahia Magazine - C&A; Pernambucanas; Riachuelo Lojas Especializadas em categorias - Casas Bahia Clubes Atacadistas - Sam’s Club
Varejo com lojas Pontas de Estoque Varejistas de preço único - Lojas de R$1,99
Varejo sem lojas - Avon; Natura - Assinatura de revistas Venda direta Venda por catálogos e mala direta - Assinatura de revistas Televendas - Cartão de crédito
Varejo sem lojas - Máquina de refrigerante Venda pela televisão - Polishop Máquinas de venda - Máquina de refrigerante Marketing direto integrado - Mala direta acompanhada de telefonema ou visita
Organizações de varejo Varejistas independentes Redes corporativas - Wal Mart; Casas Pernambucanas Rede voluntária
Organizações de varejo Cooperativa de varejista - Projeto Sincovagas Franquias - McDonald’s; O Boticário; Pizza Hut
Decisões de varejo Definição de público-alvo; Localização; Preço; Propaganda e promoção; Variedade
Atacado X Varejo Mercados atendidos Tamanho das compras Métodos de operação Área atacadista Custo das mercadorias
Exercícios Baseado nas decisões de varejo, quais ações deveriam ser definidas em cada variável para abertura de um nova loja de magazine na região da Trindade.