SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.

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Transcrição da apresentação:

SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau

Os 14 Princípios de Deming Os denominados "14 princípios", estabelecidos por Deming, constituem o fundamento dos ensinamentos ministrados aos altos executivos no Japão, em 1950 e nos anos subseqüentes. Consubstanciam a essência de sua filosofia e aplicam-se indistintamente a organizações pequenas e grandes, tanto na indústria de transformação como na de serviços. Do mesmo modo, aplicam-se a qualquer unidade ou divisão de uma empresa

Princípios: 1- Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter- se em atividade, bem como criar emprego; 2 - Adote a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A administração ocidental deve acordar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança no processo de transformação; 3 - Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio;

4 - Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço. Ao invés disto, minimize o custo total. Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiança; 5 - Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir de forma sistemática os custos; 6 - Institua treinamento no local de trabalho; 7 - Institua liderança. O objetivo da chefia deve ser o de ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor. A chefia administrativa está necessitando de uma revisão geral, tanto quanto a chefia dos trabalhadores de produção;

8 - Elimine o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa; 9 - Elimine as barreiras entre os departamentos. As pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço; 10 - Elimine lemas, exortações e metas para a mão- de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis produtividade. Tais exortações apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da baixa qualidade e da baixa produtividade encontram-se no sistema estando, portanto, fora do alcance dos trabalhadores;

11 - a) Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção. Substitua-os pela liderança. b) Elimine o processo de administração por objetivos. Elimine o processo de administração por cifras, por objetivos numéricos. Substitua-os pela administração por processos através do exemplo de líderes; 12 - a) Remova as barreiras que privam o operário horista de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho. A responsabilidade dos chefes deve ser mudada de números absolutos para a qualidade. b) Remova a barreiras que privam as pessoas da administração e da engenharia de seu direito de orgulharem-se de seu desempenho. Isto significa, inter alia, a abolição da avaliação anual de desempenho ou de mérito, bem como da administração por objetivos; 13 - Institua um forte programa de educação e auto-aprimoramento; 14 - Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação. A transformação é da competência de todo mundo

O processo básico da Qualidade segundo Juran  Juran define Qualidade como adequação ao uso. Esta definição pode ser aplicada para todo tipo de organização, seja de manufatura, de serviço, com ou sem fins lucrativos.  A Qualidade é avaliada pelo usuário ou cliente. O objetivo é satisfazer o cliente com a "quantidade certa" - nem mais nem menos.  Como Deming, Juran considera que a maioria dos problemas da Qualidade de uma organização é causada pelos seus dirigentes, e não os trabalhadores.  Juran estabeleceu que a Qualidade é feita de três processos gerenciais que são: o planejamento, o controle e a melhoria. Baseou-se principalmente na prática de gestão financeira de uma organização. Dentro de cada processo, Juran estabeleceu etapas, para a melhoria da Qualidade, e que representam os fundamentos de sua filosofia

TQM segundo Crosby  CROSBY define Qualidade como conformidade com os requisitos. Esta definição é voltada inteiramente para o cliente, enfatizando que a Qualidade é tangível, gerenciavel e pode ser medida.  Os requisitos de um produto necessita ser definido e especificado claramente de maneira que ele possa ser "compreendido"  A Qualidade é medida pelo "custo da Qualidade, que ele define como os gastos da não conformidade, ou em outras palavras, os custos de realizar as "coisas" erradas.  CROSBY estabeleceu que o progresso global de uma organização pode ser apreciada utilizando o que ele chamou de "matriz de maturidade".  Esta matriz tem 5 estágios: incerteza, despertar, esclarecimento, sabedoria e finalmente a certeza.  Estes estágios permitem avaliar várias categorias de atividades tais como compreensão e atitude da gerência com relação a Qualidade, o "status" da Qualidade na organização, o tratamento de problemas, o custo da qualidade em relação às vendas, etc.  Após a organização se situar na matriz, Crosby propõe um programa de 14 etapas para a melhoria da Qualidade, e que representam os fundamentos de sua filosofia.

Os princípios de Crosby Comprometimento da gerência Formação de uma equipe de melhoria Criação e cálculo de índices de avaliação da qualidade. Avaliação dos custos da qualidade Conscientização dos empregados Identificação e solução das causas das não conformidades Formação de comitê para buscar zero defeitos Treinamento de gerentes e supervisores Lançamento em solenidade do dia do "defeito zero" Estabelecimento das metas a serem atingidas Eliminação das causas dos problemas Reconhecimento oficial das pessoas que obtiveram sucesso Formação de conselhos da qualidade para compartilhar problemas e trocar idéias com outros gerentes Começar tudo de novo