Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Mercados.
Advertisements

O PROCESSO ESTRATÉGICO
GESTÃO DE MARKETING Análise Ambiental
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Princípios de Marketing, 12/E
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-1 ADMINISTRAÇÃO.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ESTUDO DO MERCADO Objetivo – quantificar o total dos bens e serviços gerados pelo empreendimento, objeto do estudo,
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Tópicos Especiais de Administração - TEA
CT&I e a Geração de Riqueza “O Ambiente de apoio a P&D” Lynaldo Cavalcanti Albuquerque Secretário Executivo ABIPTI
A Logística e a Fidelização do Cliente Mais clientes satisfeitos X Grupos específicos de clientes mais satisfeitos.
Edital SENAI SESI de Inovação O SENAI – Departamento Nacional (SENAI-DN) e o SESI – Departamento Nacional (SESI- DN) disponibilizarão até R$ 23,6.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Análise do Comportamento do Consumidor Bruno Ricardo Winzewski Rodrigo Costa Laurindo.
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
Aula 7-Planejamento Estratégico
Situando os conceitos essenciais Ambiente: Instrumentos Produtos & Serviços Helgo Max EmpresaMercado troca $ retribui > oferta Implementação Negociação.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
1 Marketing Social. 2 DEFINIÇÃO: MARKETING SOCIAL... _______________________________________________________...envolve o uso dos princípios e técnicas.
Comportamento do consumidor
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
Capitalista Socialista Misto
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 1 O que é GCI? Processo de gerenciamento de custos que inclui outras organizações dentro de uma cadeia de.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
Aula 3: Teoria do Capital Humano.  Retomar aula anterior  Educação e economia  Valor econômico da educação  Custos da educação  Retornos da educação.
Administração Estratégica Professora Nilce Helena da Silva Melo.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Estratégia Empresarial
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
PSA – AUDIÊNCIA PÚBLICA Senado Federal Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Audiência Pública Pagamentos por Serviços.
O que é ? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais.
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 O Crescimento da Participação do Setor Público na Atividade Econômica As Funções Econômicas do Setor Público.
- Orçamento de Produção
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
ECONOMIA e NEGÓCIOS Prof. Glauco Conceitos Básicos.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
SITUAÇÕES DE DEMANDA DEMANDA NEGATIVA *Grande parte do mercado não gosta do produto e pagaria para evitá-lo. Ex: cirurgias, serviços funerários, ex-presidiários.
AMBIENTES DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Custos Conjunto dos esforços ou dispêndios realizados pelo comprador na obtenção de um produto ou serviço. Podem ser: monetários, temporais, psicológicos, comportamentais( físico)

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Tipos de custos: Custos monetários; :.( A quantidade de dinheiro que os clientes pagam para receber produtos e serviços)); Custos temporais; :.( O tempo gasto comprando produtos e serviços); Custos psicológicos:.( Energia e a tensão envolvidas em fazer compras e aceitar os riscos dos produtos); dissonância cognitiva Custos comportamentais; (energia física que os clientes despedem para comprar produtos e serviços)

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Mercado Consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo. Kotler, 2000.

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo MACROAMBIENTE

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Fornecedores Demográfico Econômico Canais de marketing Concorrentes Públicos Tecnológico Natural Político legal Sócio-cultural Consumidores Fornecedores Rivalidade Ameaça de entrada Compradores

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Análise ambiental- a prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar o mercado, incluindo demanda por bens e serviços. Conteúdo- A análise ambiental envolve a busca de mudanças que levem a oportunidades ou ameaças a uma organização. Análise Ambiental

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Ambiente Econômico A economia em geral, incluindo ciclos de negócios, renda do consumidor e padrões de gastos.

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Ciclo de Negócios- O padrão do nível de atividade comercial, que atravessa as etapas de prosperidade, recessão e recuperação Ciclo De Negócio

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Tempo Nível de atividade comercial Prosperidade Recessão Recuperação Prosperidade Recessão Ciclo De Negócio

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Prosperidade- > consumo > emprego Inflação- < consumo < emprego Recessão- < consumo < emprego Recuperação- aumento considerável de consumo aumento considerável de emprego Ciclo De Negócio

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Renda dos consumidores- A renda individual das famílias influência a probabilidade de os consumidores comprarem produtos ou não. Renda

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Renda Bruta- A quantia total de moeda ganha em um ano por um indivíduo. Ajuda os Profissionais a dividir o mercado em vários grupos de renda. Renda Disponível- É o dinheiro que sobra para um indivíduo ou família depois do pagamento dos impostos. Obs: a alíquota do imposto afeta diretamente a renda disponível Renda discricionária- O dinheiro que sobra para um indivíduo ou família depois do pagamento de impostos e despesas essenciais. Tipos de Renda

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Ambiente Natural São os recursos naturais disponíveis para organização ou por ela afetados. Ar, água, minerais, planta,animais.

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Disponibilidade de recursos- demarketing- estratégia de marketing usada para reduzir o consumo de um produto. Responsabilidade com o ambiente natural- marketing verde- atividades de marketing destinadas a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar sua qualidade. Ambiente Natural

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo FATORES SOCIAIS

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Ambiente Social – As pessoas de uma sociedade e seus valores, crenças e comportamentos.

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Tendências Demográficas Demografia- O estudo das características de uma população. Ex: idade, etnia, índice de natalidade, índice de mortalidade, estado civil, instrução, crenças religiosas, imigração. Objetivo- Os profissionais usam a demografia para analisar mercados, aprender sobre os clientes e criar valor para eles.

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Diversidade da População A população brasileira é bem variada além de idade, sexo, níveis de renda e instrução. DADOS 13,5 milhões de idosos com 60 anos – milhões de idosos com 60 anos – 2020 Fonte: IBGE

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Antigamente- pai que trabalha/ mãe do lar/ muitos filhos. Atualmente- pai que trabalha/ mãe que trabalha/ poucos filhos. Elevado índice de separação. Aumento considerável de mães solteiras. Aumento de mais de uma família. União de homossexuais (cruzeirenses) Composição da Família

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo DADOS São Paulo- 34 milhões de habitantes Onde 264,4 mil Bahia 163,5 mil Minas Gerais 123,8 mil Pernambuco ESTRATÉGIA- Marketing regional Distribuição Geográfica

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Tendências Globais As características demográficas dos países são importantes para os profissionais de estratégias globais. Ex: Cemil X China

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Responsabilidade Social Preocupação com as conseqüências sociais dos atos de uma pessoa ou instituição, na medida em que eles podem afetar os interesses dos outros. Cases: Joseph Criliey – Bar Mac dia feliz Fundação Roberto Marinho

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Ações Relacionadas a Causas Ações projetadas para promover uma causa ou um problema específico. Ex: Fome Zero Câncer de Mama

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Questões Éticas Princípios e valores morais que governam a forma como o indivíduo ou grupo conduz suas atividades. Obs: variam de acordo com cada pessoa e cada cultura

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo PRODUTO- Ser duráveis ou não? Oferecer algum perigo a natureza ou ser humano PREÇO- É legal fazer acordo com os concorrentes DISTRIBUIÇÃO- É ético um supermercado exigir que um fornecedor pague pelo espaço na prateleira? É ético fazer venda casada? PROMOÇÃO- Anunciar produtos que não possuem Anúncios voltados para crianças Questões Éticas