MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que os leva à ação. Estado alterado de uma pessoa, o qual conduz a um comportamento voltado a um objetivo. A motivação é constituída de várias necessidades, desejos e sentimentos que conduzem as pessoas a esse comportamento. A motivação começa com a presença de estímulos que impulsionam o reconhecimento de uma necessidade. O estímulo pode partir do próprio consumidor, como fome e sede (estímulos internos), ou vindo do ambiente, como mensagem de propaganda ou a informação de um terceiro (estimulo externo).
PROCESSO MOTIVACIONAL Fluxo do processo motivacional Figura 01 Equilíbrio interno Estímulo ou incentivo Necessidades e desejos não satisfeitos Tensão Forçacomportamento Processo cognitivo Objetivos de satisfação das necessidade s Redução da tensão Aprendizagem
PROCESSO MOTIVACIONAL Objetivos – estado final desejado pelo consumidor; Motivação / impulso – grau de excitação que leva o consumidor ao alcance do seu objetivo; Necessidade – exigências básicas do consumidor; Desejo – manifestação de uma necessidade, a partir da combinação de fatores pessoais e culturais, ou seja, necessidades específicas de um consumidor para com um determinado produto. Satisfação – nível de sentimento de uma pessoa, resultante da comparação do desempenho de um produto em relação as suas expectativas.
TIPOS DE NECESSIDADES Tipologia de Maslow NECESSIDADES FISIOLÓGICAS Alimento, água, ar, sexo NECESSIDADES DE SEGURAÇA Proteção, ordem e estabilidade NECESSIDADES SOCIAIS Afeição, amizade, afiliação NECESSIDADES DO EGO Prestígio, status, auto-respeito NECESSIDADE DE AUTO-REALIZAÇÃO
COMPARAÇÃO DA TEORIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW E A TEORIA DOS 2 FATORES DE HERZBERG
MOTIVAÇÃO
PRÁTICAS MOTIVACIONAIS Programas de incentivo Idéias lucrativas Reconhecimento Prêmios Valores Redesenho do cargo Participação nos lucros e nos resultados Rodízio de cargo Empowerment Delegar autoridade Mais Poder Mais planejamento, organização e controle ao ocupante Mais capacitação Mais discussão do papel da Chefia
O QUE É LIDERAR ? INFLUENCIAR NO COMPORTAMENTO DOS OUTROS SÓ HÁ LÍDERES COM LIDERADOS INDUÇÃO A REALIZAÇÃO DE OBJETIVOS INFLUÊNCIA NÃO COERCITIVA REALIZAR ALGO PELOS OUTROS DÁ SUPORTE AOS OUTROS – EMPOWERMENT O LÍDER NASCE OU SE CONSTRÓI ??? TODO MUNDO PODE SER LÍDER ??? O PAPEL DA LIDERANÇA POR PROCESSOS, TAREFAS E OBJETIVOS
LIDERANÇA COMO PROCESSO SOCIAL ELEMENTOS DA LIDERANÇA COMO PROCESSO SOCIAL 1 – MOTIVAÇÕES DOS LIDERADOS – Dos liderados fiéis (movidos pela fé) até os mercenários (movidos pelo interesse). O que move os seus liderados na sua organização ? 2 – TAREFA OU MISSÃO – a) para onde quero levar a organização ? B) a missão tem qual desafio (comercial, moral, emocional) ? O líder promete alguma recompensa ? 3 – TIPO DO LÍDER – o que move o líder ? Satisfação pessoal ? Poder ? A personalidade ? 4 - CONJUNTURA – meio organizacional e social em que ocorre o processo de liderança. Qual a estrutura ? Qual a cultura organizacional ? Qual os valores ambientais ?
ESTILOS DE LIDERANÇA
AMPLITUDE DOS TIPOS DE LIDERANÇA
LIDERANÇA: Foco na tarefa ou nas pessoas FOCO NA TAFERA: Toma decisões sem consultar a equipe Mais preocupado com a tarefa do que com o grupo que executa Ênfase nos prazos, padrões de qualidade e economia de custos realizadas pelo funcionário Insiste na necessidade de cumprir as metas Insiste na necessidade de superar a concorrência ou rival. Dá ênfase à cobrança e avaliação do desempenho dos funcionários. Mantém distância dos seus funcionários
FOCO NA EQUIPE: Acredita que deve criar um clima em que as pessoas sintam-se confortáveis Focaliza sua atenção no próprio funcionário e no grupo, e nas relações humanas. Pede opiniões e sugestões, ouve e presta atenção Dedica parte do seu tempo à orientação dos integrantes de sua equipe é amigável Apóia e defende os funcionários Insiste que seus integrantes aceitem responsabilidades e tomem a iniciativa de resolver problemas. LIDERANÇA: Foco na tarefa ou nas pessoas