Prefeitura Municipal de Resende Secretaria Municipal de Educação de Resende Instituto da Educação do Município de Resende PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
ESTRUTURA DA CGU. ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU MINISTRO DE ESTADO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA ESTRUTURA DA CGU SECRETARIA.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Oficina Concurso Tempos de Escola. O que estas imagens representam para você?
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
CONSELHO MUNICIPAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO Campinas PARTICIPAÇÃO SOCIAL CRISE OU MUDANÇA? Profa.Doraci Alves Lopes PUC-CAMPINAS Abril 2011.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Pontos de Presença Móveis para Inclusão Digital.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Comissão Especial destinada a debater e propor soluções para o financiamento da Educação no Brasil Senado Federal 7 de maio de 2014.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
MUNICÍPIO DE SANTA CARMEM AUDIÊNCIA PÚBLICA L.D.O. Lei de Diretrizes Orçamentárias
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e Prevenção da Obesidade. José Freitas Presidente do FNDE VI Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança.
Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos para a alimentação saudável Sistematização do I Simpósio.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Acolhida Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
COMUNICAÇÃO SOCIAL COM A CRIAÇÃO DE CARTILHA “CUIDANDO DO NOSSO LIXO” Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Autora Ana Paula da Silva Pinto Chamareli Coautora.
1 O Formação pela Escola é uma proposta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEED),
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SINOP-MT LOA
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
SEMINÁRIO FLUMINENSE DE CIDADANIA FISCAL: ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO FISCAL E CONTROLE SOCIAL DOS GASTOS PÚBLICOS GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL – GEFE/RJ Secretarias.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Marcia Adriana de Carvalho Professora – Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto de São Francisco de Paula Presidente UNDIME/RS.
INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO FUTEBOL. Porto Ferreira Futebol Clube, fundada em 1912 por um grupo de esportistas, tem por finalidade principal promover e.
Qualificação Profissional, Colocação no Mercado de Trabalho Competitivo e o Processo Escolar Apresentação: Maria Helena Recalcatti.
1.QUE OS MUNICIPIOS MENORES TENHA ACESSO DIRETO A REGULAÇÃO NO HOSPITAL REGIONAL PARA ATENDIMENTO DO USUARIO NO MOMENTO DE EMERGENCIA.(Governo do Estado.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Programa de Cidadania Tributária Parceria Governo do Estado do Ceará e Grupo de Comunicação O Povo.
A SSOCIAÇÃO DE P AIS E A MIGOS DOS E XCEPCIONAIS DE S ÃO J OSÉ DO N ORTE – RS, MANTENEDORA DA E SCOLA DE E DUCAÇÃO E SPECIAL S ANTO A NTÔNIO.
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Histórico Vítimas de Escalpelamento no Amapá.
INCLUSÃO E GESTÃO ESCOLAR Brasília – março de 2010.
Seminário de Avaliação e Perspectivas Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SECIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Programa de Bolsa Permanência CGRE/SESu/MEC 29 de abril de 2015.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
PRESTAÇÃO DE CONTAS PÚBLICAS PREFEITURA MUNICIPAL DE BAIÃO 2015.
CMDCA/BH – Comissão de Fundo, Orçamento e Recursos Públicos.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
Inserir empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, no ensino público e privado, desenvolvendo no Paraná uma cultura empreendedora.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUMBIARA GESTÃO 2013/2016 Gilson Almeida Teixeira Secretário de Finanças Francisco Domingues de Faria Prefeito Municipal.
(Resolução SEE/1.506/10) O que é um Colegiado Escolar? - Recomposição do Colegiado. Competências do Colegiado Escolar. COLEGIADO ESCOLAR (Resolução SEE/1.506/10)
PAIR MINAS – Ribeirão das Neves. SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ADESÃO AO PAIR MINAS Local: CAIC – Auditório Interno Data: 03 de junho Horário: 8h às 12 h.
Realizações da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social no ano de 2013.
INCLUSÃO SE CONQUISTA COM AUTONOMIA
Transcrição da apresentação:

Prefeitura Municipal de Resende Secretaria Municipal de Educação de Resende Instituto da Educação do Município de Resende PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL

Prefeitura Municipal de Resende José Rechuan Junior Prefeito – José Rechuan Junior – Noel de Oliveira Vice-Prefeito – Noel de Oliveira Rosaly Gonçalves Costa de Azevedo Secretária Municipal de Educação – Rosaly Gonçalves Costa de Azevedo José Marques da Fonseca Junior Presidente do Instituto da Educação do Município de Resende – EDUCAR – José Marques da Fonseca Junior

Representantes do Programa de Educação Fiscal do Município de Resende Marilene de Souza Duarte Mara Cristina de Oliveira Gama

Educadores Priscila Martins Lunardi Rosalva Balbino da Costa

Regulamentação Termo de Compromisso, em 04/01/2008; Resolução nº 005/ , onde nomeia o Grupo de Trabalho; Implementação da Lei nº 2.826/ , onde institui o Programa Municipal de Educação Fiscal.

TRAJETÓRIA Foi dado início às atividades do Programa com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Municipal Getúlio Vargas, tendo como fundamento o repensar em nossas atitudes, em uma perspectiva mais humana, propiciando a inclusão social com vistas ao momento histórico em que vivemos. “Não podemos continuar com este modelo de educação, que vem excluindo nossos alunos. Precisamos inseri-los neste mundo de grandes mudanças, há a necessidade de que em todas as séries os alunos estejam incluídos nos novos saberes.” ( Marilene e Mara)

Trajetória 2011: Trabalho desenvolvido com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, da E.M. Abrahão Hermano Ribenboim, através da Conservação do Ambiente Escolar e o Respeito ao Outro (A coisa pública tem dono); Foram desenvolvidas atividades sobre Impostos (como o imposto é revertido para o dia a dia dos alunos) com o 5º ano do Ensino Fundamental, do C.M. Getúlio Vargas.

2012 Trabalhando a questão da Cidadania e Orçamento Familiar: AABB Comunidade (110 alunos); C.M. Getúlio Vargas (300 alunos EF e 105 alunos EJA); E.M. Abrahão Hermano (750 alunos); E.M. Bairro Cabral (87 alunos EJA); E.M. Dona Mariúcha (95 alunos EJA); E.M. Noel de Carvalho (113 alunos EJA); E.M. Professor Carlinhos (53 alunos EJA); E.M. Júlio Verne (54 alunos Proeja FIC). TOTAL: alunos assistidos.

2012 1º Encontro Intermunicipal do Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Sul Fluminense; Formação dos Conselheiros Escolares; Formação pela Escola; Curso de Capacitação SIGPC – Prestação de Contas On Line FNDE; Monitoramento e acompanhamento das ações dos Conselhos do FUNDEB e Merenda Escolar; Acompanhamento, avaliação e fiscalização nas ações do Transporte Escolar; Inclusão das crianças/ alunos menores de 18 anos como Conselheiros Consultivos nos Conselhos Escolares.

Conquista Aumento do nº de profissionais (educadores) para atender a demanda das Unidades Escolares. Aumento de 60 % dos alunos assistidos entre 2011 e Premiações: Gestor do Ano, Peça Teatral, Desenho e Frase; Adicional de Qualificação e Jornada Dupla para os educadores.

Para 2013 Trabalhar a questão da Cidadania e Orçamento Familiar na Escola Augusto de Carvalho (3º ano EF).

Trabalhos em andamento

Economia Familiar Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim

Parcerias PEF - RJ MEC – FNDE GAFCE – RJ UFRRJ – RJ UFSCAR - SP

“ GENTE VALE MAIS QUE DINHEIRO.” “ O EXEMPLO ‘FALA’ MAIS QUE MIL DISCURSOS.”