REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

1.
Saúde: bem público global e direito fundamental
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Subsecretaria de Assistência Social e Descentralização da Gestão
ESTATUTO DO IDOSO Caio wagner couto.
Direito humano a alimentação adequada
O campo da Psicologia no CRAS
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Projeto de saúde e qualidade de vida
PPCAAM / PR Introdução Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Estado do Paraná.
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
“Os Incríveis”.
Política Nacional de Saúde do Idoso
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
Proteção Social Básica
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
O papel do Cuidador de Idosos na sociedade moderna
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Rede de atenção Intersetorial
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E INFRA-ESTRUTURA NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: PESQUISA IPEA Ana Amélia Camarano IPEA Julho, 2008.
Convivência Familiar e Comunitária - Políticas sociais: as interfaces no atendimento à família na proteção especial CAMPINAS/SP SETEMBRO / 2010.
A Politica de Assistência Social
Avaliação dos serviços de atenção ao Idoso nos municípios do Estado do Paraná 2014 Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos do.
Fisioterapia Geriatrica
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
ATENDIMENTO DOMICILIAR
10ª Reunião Plenária da CNPD
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
Centro de Referência de Assistência Social
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação/SMPL Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento/SMAO Gerência de Planejamento e Monitoramento.
CUIDADO DOMICILIAR: O PAPEL DO ENFERMEIRO
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
DIALOGOS TEMÁTICOS. Enriquecendo o conceito -A família e a sociedade são “co-garantidores” dos direitos de crianças e adolescentes. -Deve-se definir bem.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO FELIZ / SP CENTRO DE CONVIVÊNCIA AMPLIANDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA IDADE.
VI ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA GRAVATÁ.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
twitter.com/funasa.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Lei Orçamentária Anual – 2016 Procon “ Consumidor orientado. Direito assegurado.” Prefeitura Municipal de Sinop.
Transcrição da apresentação:

REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO

40% dos idosos com 65 anos ou mais requerem algum auxílio na realização das atividades instrumentais de vida diária - AIVD; Média de 10% necessita de auxílio para atividades básicas de vida diária - ABVD. (RAUTH, 2005)

Necessidade de mecanismos de apoio às famílias na atenção e cuidados aos idosos = ação compartilhada entre família, sociedade e Estado. Artigo 230 da CF (19988): “a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhe o direito à vida.”

CONCEITO Rede de apoio social: Vinculado às relações de troca, que implicam em obrigações recíprocas e laços de dependência mútua. Possui a a idéia de pontos conectados por fios, de modo a formar uma teia. Contribuem para proteção e garantia dos direitos ao idoso

Os sistemas de suporte são fundamentais no atendimento à população idosa; Consideram-se o aspecto formal e informal

FORMAIS: compreendem os serviços de atendimento ao idoso que incluem; Políticas Públicas; serviços à saúde, serviços sociais, instituições jurídicas, previdência; hospitais, atendimento domiciliar, centros de cuidados diurnos, hospital-dia, centro dia, instituições de longa permanência e programas formais de capacitação de pessoal voltados ao atendimento da população com o Programa Nacional de Cuidadores. ( LEMOS E MEDEIROS, 2006)

INFORMAIS: Relações marcadas pela “espontaneidade e reciprocidade” que auxiliam o idoso a manter os vínculos e proporcionar bem-estar. referem-se ao relacionamento entre os familiares, comunidade, amigos e vizinhos, em que se reúnem ações de ações de referência, informação, orientação e encaminhamento, incluindo os serviços de suporte social informal e no formal estão inclusos nas ações voltadas à inclusão/proteção social. ( LEMOS E MEDEIROS, 2006)

SUPORTE FAMILIAR Os cuidados com a pessoa idosa continuam a ser, na maioria das sociedades, responsabilidade das famílias. No Brasil, mais de 95% das pessoas acima de 60 anos estão morando com seus parentes ou vivem em suas próprias casas. Em cerca de 26% de todas as famílias existe pelo menos uma pessoa com mais de 60 anos.

Avaliação da funcionalidade familiar As famílias estão em constante processo de transformação e mudança. Teoria sistema: baseadas nas relações ganhos e perdas distribuição do poder de cada um dos membros estabelecimento de papéis desenvolvimento de códigos, simbologias e significados para atitudes e relações Modificações: influenciado pelo conflitos e transformações do mundo potencial transformadorbusca do equilíbrio

Funções e papeis sempre presentes Prover Originalmente masculino Sustento, poder de compra, possibilidades e oportunidades- sociedade capitalista Cuidar Originalmente feminina Afetividade, alimentação, atenção Vigilância constante Atualmente não são distinguíveis entre o homem e mulher

Potenciais Parceiros Defesa de direitos: Conselho Municipal do Idoso Conselho Estadual do Idoso Ministério Público Promotoria de Justiça Secretarias: Emprego, trabalho, cidadania e ação social [centro de convivência, CRAS...] Educação [escolas, universidades....] Esporte e lazer Turismo Cultura Infraestrutura Agricultura entre outras Outros serviços: SESC Delegacias Igrejas Associações Grupos sociais ILPIs (Abrigos) Outros

A interlocução entre todos esses órgãos e instituições torna-se essencial para a garantia dos direitos dos idosos, bem como para inserção nos orçamentos dos recursos necessários para o atendimento das demandas das pessoas idosas. Por fim, é preciso dizer que todas essas ações só serão efetivadas se os próprios idosos estiverem comprometidos com a sua dignidade.

Referências Ramos, Paulo Roberto Barbosa. Rede de proteção ao idoso. s/d Souza, Edinilsa Ramos [et al.] Rede de proteção aos idoso do Rio de Janeiro: um direito a ser conquistado. Ciência e Saúde Coletiva. _int.php?id_artigo=541 _int.php?id_artigo=541 Rauth J. Redes de Suporte. In: Pacheco, JL. [et al.] Tempo: rio que arrebata. Holambra: Editora Setembro, 2005; Lemos N. e Medeiros SL. Suporte Social ao idoso dependente. In: Freiras EV. [et al.]. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2ª. Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006: