Educação para a sexualidade e Afectos. Projecto Regional de Prevenção da SIDA para Jovens.

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Transcrição da apresentação:

Educação para a sexualidade e Afectos

Projecto Regional de Prevenção da SIDA para Jovens

Projecto de Educação para a Sexualidade e Prevenção da Infecção pelo VIH Crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Projecto Regional de Educação para a Sexualidade e Promoção da Saúde

Educação para a sexualidade e Afectos

SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Magda Maria de Freitas Velosa Ferreira Coordenação Maria Irene Franco Gouveia Alves Maria José Gonçalves Câmara

Professores ESA Coordenação ESA Alunos Avaliação Programa ESA Necessidades dos alunos Formação

Meta

UNESCO

Responsabilidade pelas decisões Consequências das decisões Construção pessoal Projecto de vida Resolução de problemas Auto-eficácia Autonomia Auto-estima

1º P 2º P3º P2º P3º P 5º ao 9º anos de escolaridade Formação Cívica 10 sessões de 45 min Professor ESA Director de Turma

Cursos de Formação – 30 H Oficinas de Formação – 50 H Acções de formação (específicas ESA) – 12 H Reuniões de trabalho – 3 H

Pré-testes e pós-testes escritos que medem conhecimentos e atitudes dos alunos, realizados no primeiro e último dias do programa Avaliação qualitativa escrita, elaborada pelos alunos acerca do seu grau de satisfação Grelhas de observação realizadas pelos professores Relatórios individuais das turmas realizados pelos professores no final das dez sessões.

06/07 54 professores 07/08 57 professores = (54 – 7) + (10 novos) 87 % permanência

De um modo geral, a maioria dos E.E. não levantou questões. Os E.E. que se manifestaram referem que o ESA é importante para os filhos e elogiam o programa. A maioria dos E.E. que se manisfestou refere que o ESA fez com que se falasse de sexualidade em casa. Um pai referiu que o ESA contribuiu para ultrapassar barreiras que existiam entre ele e o filho. Alguns pais referem dificuldade em abordar e lidar com assuntos ligados à sexualidade e daí ser importante a escola a trabalhar esta temática. Alguns E.E. referem que os filhos lhes disseram que as aulas de ESA eram muito agradáveis e que queriam mais tempo. Alguns E.E. referem que o ESA deveria ter começado mais cedo. Cinco E.E. não concordaram com o ESA.

Veicula mensagens claras e positivas. Fornece informação básica, exacta e credível. Inclui actividades que exploram a influência da pressão social no comportamento sexual. Providencia modelos e praticas em comunicação, negociação e técnicas de recusa. Incorpora objectivos comportamentais, métodos de ensino-aprendizagem, materiais apropriados para a idade, experiência sexual e cultura dos alunos. Trabalha com professores formados que acreditam e se empenham no programa que estão a implementar.

Educação para a sexualidade e Afectos