XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Advertisements

Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
Superintendência de Resíduos Sólidos, Gás e Energia - SRS
EVOLUÇÃO DA COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE. CONTEXTUALIZAÇÃO 2015.
VIGILÂNCIA EM ÁGUAS DE CONSUMO HUMANO NOS MUNICÍPIOS GOIANOS COM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Kalanity de Souza Alves SUVISA - GO.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
AS PROFISSÕES CIVIS E A DEFESA CIVIL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL – MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
GESTÃO COMPARTILHADA DE VAZÕES PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO NA BACIA DO RIO PEREQUÊ COM ABORDAGEM DOS ASPECTOS REGULATÓRIOS JARAGUÁ DO SUL – 16 A 19 DE MAIO.
CURSO CONSTRUINDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO Desenvolver, coordenar, apoiar e estimular ações voltadas para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem positiva.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Projeto GOTA: Grupo Operacional de Transformação Ambiental Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto SAMAE Pomerode.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
IMPACTO DA ATIVIDADE FISCALIZATÓRIA SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE DRENAGEM URBANA NO DISTRITO FEDERAL Autoras: Carolinne.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
2 anos CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO WWF-Brasil / Maio de 2014 Superintendência de Políticas Públicas.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
“Instrução do Projeto de Lei da Câmara nº 37, de 2013 “Dispõe sobre Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas” Leandro Fialho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Carolinne Isabella Dias Gomes e Cristiane Martins de Sousa Nava Castro
VISÃO CRÍTICA DECORRENTE DO DIAGNÓSTICO DE RSU DO MUNICÍPIO DE LAGOÃO/RS Filipe Franz Teske Janaína Mattos Dieter Wartchow 18/05/2016 XX Exposição de Experiências.
Direito à Cidade Metropolitana implementação do Estatuto da Metrópole:o “Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado”
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
Autores Orientadores Camila Cavalcanti (IGEO), Victor Freitas (GPDES), Richard Gomes (FND), Thiago Barbosa (GPDES ), Guilherme Azeredo (FND), Rafael Paschoa.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TIJUCAS CONSULTORA: ALINE LUIZA TOMAZI.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Silvia M. Shinkai de Oliveira Diretora Presidente do DAEP Vera Lucia Nogueira Diretora Administrativa e Financeira do DAEP A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO.
46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul - SC 16 à 20 de maio de 2016 INDICADORES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO NA COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA REGIÃO SUDESTE.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Aula 13 A política nacional de recursos hídricos.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Implantação do Observatório: Experiência Piloto Brasília, 2006.
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG Acompanhamento da elaboração de Plano Municipal.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
Diagnóstico da Geração e Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos na Bacia do Rio Tubarão.
PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE
Transcrição da apresentação:

XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC EDUCAÇÃO SANITÁRIA E AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SANEAMENTO BÁSICO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAJAÍ Autores Willian Jucelio Goetten Simone Gomes Dominique Carinie Kulkys Karina de Liz Amarante

XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC Histórico Ao longo dos últimos 17 anos o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Itajaí vem desenvolvendo atividades e ações voltadas a educação sanitária ambiental, com grande destaque para a o programa “Semana da Água”. Trata-se de uma campanha educativa e de cidadania, seu objetivo é envolver a população na discussão e em atividades práticas voltadas às questões ambientais ligadas à água. Desenvolvida nos 52 municípios da bacia hidrográfica do Rio Itajaí as atividades envolvem a população em geral. Realizada anualmente em cinco edições o tema saneamento básico foi abordado pelo programa.

XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC Introdução A Semana da Água é uma campanha educativa e de cidadania desenvolvida desde 1999 pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Itajaí. O seu objetivo é envolver a população na discussão e em atividades práticas voltadas às questões ambientais ligadas à água. Ela é desenvolvida nos 52 municípios da bacia hidrográfica do Rio Itajaí e envolve a população em geral. Desde a primeira edição, a Semana da Água teve um caráter educativo, de envolvimento comunitário, que visou despertar a população do vale do Itajaí para a proteção e a conservação da água e de seu rio.

XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC MATERIAL E MÉTODOS   O presente estudo consiste em uma análise documental de natureza descritiva. Trata-se de uma apreciação crítica realizada a partir da base documental disponível nos arquivos do Comitê do Itajaí sobre a Semana da Água. O objetivo do estudo visa verificar a compatibilidade dos temas abordados pela Semana da Água frente a evolução da discussão do tema na região do Vale do Itajaí.

XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC Semana da Água   A Campanha da Cidadania pela Água, denominada de Semana da Água, vem, desde 1999, promovendo discussões e ações voltadas à proteção e à gestão dos recursos hídricos da bacia do Itajaí. A Semana da Água tem concentrado seus esforços na busca do envolvimento de todos os atores sociais, como intuito de desenvolver uma consciência ambiental comunitária sobre a importância da manutenção ou da melhoria da qualidade e da quantidade da água dos rios da bacia do Itajaí, para o desenvolvimento econômico e social de toda a região.

Semana da Água XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC Semana da Água

XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC Semana da Água de 2004   Em sua sexta edição da Semana da Água, que ocorreu no ano de 2004 o Comitê do Itajaí abordou pela primeira vez a questão do saneamento na bacia, com o objetivo de aumentar o entendimento de que a baixa qualidade de água é problema ambiental e de saúde pública.

XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC Semana da Água da 2005   O tema voltou na Semana da Água em 2005, com a abordagem do Esgoto Doméstico, apoiada pelo slogan “Do rio que você suja vem a água que você bebe. Pense nisso!”. A repetição do tema se deu a partir da constatação da baixa qualidade da água em muitos rios da bacia. Para enriquecer as discussões foi produzido material de apoio pedagógico e promovida uma campanha nos meios de comunicação.

XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC Semana da Água da 2007   Em 2007 o esgoto sanitário ocupou novamente o centro das discussões, desta vez no Seminário para a Construção de Soluções do Esgoto Sanitário na Bacia Hidrográfica do Itajaí, realizado em Blumenau. As discussões já tiveram como suporte a Lei nº 11.445, de 5 de janeiro desse ano, que estabeleceu as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico.

XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC Semana da Água da 2009   Em 2009 a discussão foi entorno do planejamento de recursos hídricos.  O Plano de Bacia estabeleceu como metas, entre outras, a estrutura de gestão de saneamento básico criado e em funcionamento nos 50 municípios em 5 anos, e o tratamento do esgoto implantado em todos os municípios num prazo de 20 anos. Para isto criou o Programa de Tratamento de Esgoto, cujo objetivo é reduzir a carga de esgoto sanitário sem tratamento.

XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC Semana da Água da 2015   Com o tema “Água limpa somente com esgoto Tratado” a edição de 2015 da “Semana da Água” atingiu diretamente mais de 12 mil pessoas ao longo da bacia hidrográfica do rio Itajaí. Nesse ano a “Semana da Água” foi idealizada pelo Comitê do Itajaí em parceria com a Associação dos Munícipios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e contou com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e da Câmara Técnica de Vigilância Sanitária dos Munícipios da AMMVI (CTVISA).

XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC Semana da Água da 2015   O tema foi divulgado em todos os municípios da bacia hidrográfica por meio da distribuição de folders e realização de palestras. Para cativar a população foram desenvolvidas mascotes com personagens que representam a figura de “super- heróis” que lutam a favor das questões ambientais. A mobilização para campanha contou com a participação de 12 coordenadores regionais para a realização de ações voltadas ao tema, além do envolvimento das prefeituras municipais por meio de suas secretarias (educação, meio ambiente e planejamento) e das associações de munícipios presentes na bacia hidrográfica do rio Itajaí (AMAVI, AMMVI e AMFRI).

XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC Conclusão   O objetivo do Comitê do Itajaí é promover a articulação de ações de defesa contra secas e inundações e para garantir o fornecimento de água em quantidade e qualidade adequadas para todos os usos. Esses objetivos somente serão alcançados mediante a proteção e a recuperação de ambientes fluviais; e o controle da poluição, da erosão do solo e do assoreamento dos cursos de água.

XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC Conclusão   O desenvolvimento do Programa “Semana da Água” propicia um legítimo instrumento que representa junto a população o pleno exercício de cidadania e controle social, voltado à melhoria das condições de saúde e qualidade de vida na bacia, além do avanço no nível de conscientização da população promovendo o estabelecimento de mecanismos eficazes na direção da comunicação e divulgação para o público de informações importantes sobre o tema. Ainda proporciona um fórum de discussão e provocação para a implementação de políticas públicas voltadas ao saneamento básico. Dessa forma o Comitê cumpre o seu papel de órgão consultivo e condutor dos processos de decisão voltados aos recursos hídricos.

XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC Obrigado! www.comiteitajai.org.br comitê@comiteitajai.org.br (47) 3378-8006 Willian Jucelio Goetten Consultor Técnico