Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
A TECNOLOGIA NA NOSSA VIDA
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
O Aluno.
O Aluno a Distância.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Docência do Ensino Superior
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Curso de Docência Universitária
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Dominando as práticas pedagógicas
Flexibilização Curricular
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
EM PORTUGAL E NO BRASIL: CONTEXTOS EDUCACIONAIS PÚBLICOS
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Bem-vindos! Instrumento de Apoio ao Trabalho
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A VISÃO DOS DISCENTES Rhaisa Nathalia França André PIBIT/CNPQ Prof.ª Dra.ª Márcia Helena de Souza Freire;
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
EL654 Síntese das aulas Aulas  Primeira Primeira Aula  Segunda Segunda Aula  Terceira Terceira Aula.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Odilei Avelino dos Santos
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
• Manejo – Formação – Professor.
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
PLANEJAMENTO DE ENSINO
1ª Formação de Professores Coordenadores
Docência universitária: repensando a aula
Professor(es) Apresentador(es):
Apresentação da Disciplina
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Docente: Dr. Arthur Vianna
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
Empreendedorismo Prof. Sedenilso Machado. Mestre em Organizações e Desenvolvimento – Unifae; Especialista em Marketing Empresarial – UFPR; Formado em.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Faculdade Piaget - Brasil
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Docência do Ensino Superior
Transcrição da apresentação:

Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova

Apresentação Expectativas Necessidades Questões

ENSINAR APRENDIZAGEM PEDAGOGIA EDUCAR

Expectativas Duas coisas em comum na turma: não somos professores, estamos professores. Sente-se uma contadora atuando como professora. Os cursos de mestrado e doutorado não preparam ninguém para ser professor. O que se leva para sala de aula é o que se vive e, no caso da turma, é o profissional. Para dar aulas procura copiar seus melhores professores. Acha que tão ou mais importante que o conteúdo é como o conteúdo é distribuído aos alunos. Vê que há professores que tem conhecimento mas não conseguem transmiti-lo. Percebe o professor como facilitador da transmissão de conhecimentos.

Expectativas Achava que para ser bom professor era preciso dominar o aluno a matéria. Métodos alternativos de avaliação. Falta de interesse: como despertar interesse do aluno. Como o aluno aprende. Fórum de discussão: o que é um bom professor? Quer entender os estímulos que levam o aluno a buscar aprender.

Visão do curso Características dos alunos Contexto Currículo Processo de Aprendizado Resultado do Aprendizado

Objetivos 1.Analisar e entender diferentes concepções curriculares e implementar metodologias de ensino inseridas no contexto do ensino superior brasileiro. 2.Servir como ambiente de reflexão da prática do ensino superior e, em especial, em contabilidade. 3.Construir as bases de uma linha de pesquisa em Ensino da Contabilidade.

Conteúdo Programático 1.Introdução e apresentação 2.Concepções de ensino superior 3.Estudantes universitários 4.Currículo – conceitos e objetivos 5.Conteúdo 6.Modalidades didáticas 7.Novas Tecnologias e Ensino a Distância 8.Avaliação: alunos, professores e de curso

Atividades 1.Entrevistas com alunos 2.Construção de um programa de disciplina 3.Análise do currículo de um curso 4.Apresentação de seminários 5.Currículo Oculto 6.Respostas a perguntas 7.Avaliação da experiência 8.Aula prática 9.Elaboração de artigo

Planejamento do curso Cronograma: DataConteúdoAtividade 21/8Introdução/Apresentação 28/8Contexto e Concepções de Ensino SuperiorArtigo e Pesquisa 4/9Estudantes UniversitáriosApresentação, Dados FUVEST e Discussão 11/9Estudantes UniversitáriosEntrevistas com alunos 18/9Currículo – Conceitos e ObjetivosSeminário 1: Valdomiro - Comparações 25/9Currículo – Conceitos e ObjetivosAnálise de Currículos 2/10ConteúdoSeminário 2: Cassio 9/10Modalidades Didáticas -Seminário 3: Gilberto 15/10Novas Tecnologias e EaDPalestra 23/10Modalidades Didáticas -Palestra Estudo de Caso 30/10Modalidades Didáticas -Palestra PBL 6/11Modalidades Didáticas -Aulas Práticas 13/11AvaliaçãoSeminário 4: Zósia 20/11Avaliação do aluno e do professorDiscussão e exemplos 27/11Avaliação do cursoDiscussão 4/12Encerramento – Avaliação Final 11/12Outras atividades, se necessário 17/12Notas e Frequências