EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
Advertisements

CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: A informática está presente de maneira irreversível na nossa vida atualmente. Portanto, é fundamental.
 Proposta Curricular de Santa Catarina - Todos os Cadernos  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Lei.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
Desenho teórico da pesquisa
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
I ENCONTRO UASF NA REGIÃO NORTE. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Informação sobre as linhas de crédito disponíveis.  Elaboração de Projetos de Viabilidade Técnico,
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Autores Orientadores Camila Cavalcanti (IGEO), Victor Freitas (GPDES), Richard Gomes (FND), Thiago Barbosa (GPDES ), Guilherme Azeredo (FND), Rafael Paschoa.
Marina Aparecida Pereira Fonseca
Aula 11: Avaliação e educação.  Retomar aula anterior  Avaliação na e da educação  Conceito de avaliação: medida e juízo  Sistemas de avaliação: 
Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) CEMOR – Centro de Monitoramento e Resultados de Indicadores DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO Diretoria de Ensino da Região de Limeira Centro de Informações Educacionais Núcleo de Gestão da Rede.
Burocracia Federal da Área de Infraestrutura – Perfil, atuação, trajetória e percepções Brasilia, 09 de março de 2016.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA Prof. Fernando Amorim.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇAO DE MINAS GERAIS SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE CORONEL FABRICIANO PROJETO DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Principal Necessidade do CABH: Redução da Evasão Índices dos anos Anteriores: Entre 40% e 30% Visão da comunidade para com o Colégio: Negativo – Ensino.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Mesa Temática II: Esporte Rodolfo Novellino Benda Centro Esportivo Universitário Diretor.
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
Inserir empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, no ensino público e privado, desenvolvendo no Paraná uma cultura empreendedora.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
A Crise de Audiência no Ensino Médio. INSTITUTO O QUE É O INSTITUTO UNIBANCO? Nossa missão: CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO DE JOVENS EM SITUAÇÃO.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE DE ENSINO (Programa PUIC) Curso de Matemática – UNISULVIRTUAL Aurélio do Carmo Moura (Acadêmico do Curso de Matemática) Profa. Dra. Diva Marília Flemming (Orientadora) INTRODUÇÃO No atual contexto político e de desenvolvimento econômico a educação começa a ser assunto de destaque. O país finalmente está começando a ver exemplos de outros países em desenvolvimento, que investiram em educação e estão agora colhendo os frutos de um crescimento concreto, contínuo e duradouro. Ainda falta muito a fazer, mas podemos perceber que hoje estamos trilhando em caminhos certos. Alguns dos problemas que ainda permanecem são: altos índices de evasão escolar, baixa qualidade do ensino e falta de investimento na Educação Básica. Com base nesses aspectos e em experiências acadêmico-pessoais foi desenvolvido um Projeto de Pesquisa, no contexto do Programa Unisul de Iniciação Científica – PUIC/2008. A pesquisa foi alicerçada em dados obtidos da população estudantil de Porto Murtinho-MS, estudantes da Rede Regular de Ensino e da EJA na faixa etária a partir de 14 nos de idade, atuantes no mercado de trabalho, fora das escolas e que não concluíram seus estudos básicos. Ao término da experiência pretendia-se medir a viabilidade da implantação de uma Escola Básica na modalidade EAD, com o fim principal de contribuir para a diminuição do índice de evasão escolar de jovens e adultos daquele município. OBJETIVOS Geral: Colher dados estatísticos para, baseado na população da cidade de Porto Murtinho-MS, determinar a viabilidade da Educação a Distância no contexto do Ensino Fundamental e Médio. Específicos: a) Analisar o mercado para saber da existência de ofertas de EAD para o ensino fundamental e médio para jovens e adultos. b) Investigar o perfil do público alvo no contexto das expectativas para a Educação a Distância. c) Detectar obstáculos que dificultam a implantação de projetos de EAD no município, e com base neles fazer propostas de Educação a Distância para o nível básico para jovens e adultos. METODOLOGIA Como primeiros procedimentos foram feitas pesquisas documentais pela internet e de campo com o intuito de levantar informações gerais e específicas, necessárias para se iniciar os trabalhos de análise de dados. Na execução das tarefas, para facilitar os trabalhos, a população alvo foi desmembrada em duas amostras: Amostra 1 – alunos matriculados em uma das escolas existentes no município, frequentadores assíduos; e Amostra 2 – alunos matriculados, frequentadores não assíduos e alunos evadidos ou pessoas não matriculadas. Dentre os alunos regularmente matriculados, os dados da pesquisa foram colhidos de forma separada, para os jovens das turmas regulares de ensino e para os jovens e adultos das turmas da EJA. Foi feito ainda um levantamento geral sobre as habilitações dos professores atuantes no município, possíveis tutores de uma Escola Virtual, bem como das necessidades em termos físicos, financeiros e pedagógicos para a elaboração de um projeto pedagógico. Uma segunda etapa da pesquisa foi seguida, relativa ao público de alunos evadidos e de pessoas que deixaram de se matricular. Dessa forma, para compor a Amostra 2 participaram da pesquisa, além dos alunos matriculados não assíduos, o grupo composto por alunos evadidos e pessoas não matriculadas foi formado por 1 civil, 1 soldado profissional mais 38 soldados do Efetivo Variável, incorporados ao Exército, para prestarem o serviço militar obrigatório na 2ª Companhia de Fronteira-2ª Cia Fron, em Porto Murtinho-MS. Nesta pesquisa foram usadas basicamente técnicas de aplicação de questionário e análise estatística de dados. BIBLIOGRAFIA IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Disponível em:. Acesso em: 06 jun MOURA, Aurélio do Carmo. Projeto de Pesquisa: Educação a Distância para o Ensino Fundamental e Médio: opção inovadora para um público que anseia por praticidade, comodidade, flexibilidade e qualidade de ensino. Orientação de Diva Marília Flemming. Programa Unisul de Iniciação Científica-PUIC. Porto Murtinho-MS, ______________________. Projeto Escola Virtual de Porto Murtinho – EVPM. Programa Unisul de Iniciação Científica-PUIC. Porto Murtinho-MS, ______________________. Projeto Educação a Distância para Soldados da 2ª Companhia de Fronteira – EaDSd 2ª Cia Fron. Programa Unisul de Iniciação Científica-PUIC. Porto Murtinho-MS, EXEMPLOS DE RESULTADOS Gráfico1: Público-Alvo X Público Fora da Escola Gráfico 2: Percentual do Público X Motivo da Evasão: Total de 38 Soldados CONCLUSÃO Ao final da pesquisa chegou-se à conclusão de que não é possível, em curto prazo, a implantação de uma Escola Básica na modalidade a Distância em Porto Murtinho-MS, tendo em vista a existência de obstáculos que inviabilizam a proposta. Mas tais dificuldades são perfeitamente superáveis, desde que sejam obedecidas alguma recomendações, em relação às quais foram elaborados dois projetos de EAD. Um voltado para a população de Porto Murtinho-MS e outro para os Soldados do Exército, incorporados na 2ª Cia Fron para a prestação do Serviço Militar Obrigatório. A denominação do primeiro trabalho é “Projeto Escola Virtual de Porto Murtinho-EVPM” e do segundo é “Projeto de Educação a Distância para Soldados da 2ª Cia Fron – EaDSd 2ª Cia Fron”. Como foi dito na introdução, a finalidade maior desses dois projetos é contribuir com a diminuição do índice de evasão escolar, pois de nada adianta uma sala de aula com carteiras vazias e livros fechados. Apoio Financeiro à Pesquisa:UNISUL PopulaçãoPercentual em relação à Amostra Motivos Principais que Impedem a implantação de uma Escola EAD em Porto Murtinho-MS Amostra100% Alunos/Pessoas que Não Acham Boa a idéia da Implantação de uma Escola EAD 83% Desconhecimento dos benefícios de uma escola EaD Alunos/Pessoas que Não Optariam por Estudar a Distância numa Escola EAD 62,2% Alunos/Pessoas com dificuldades em relação à Informática e acesso à Internet 55,5%Conhecimentos de informática, acesso à internet e perfil para estudo autônomo Alunos/Pessoas que Não Possuem Perfil para estudar à Distância 13,4% Alunos/Pessoas que possuem Renda de até 1 Salário Mínimo 70,6% Renda Individual/Familiar Alunos/Pessoas que possuem Renda Superior a 1 Salário Mínimo 20,6%