Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EIXOS NORTEADORES.
Advertisements

Maria Helena Barros de Oliveira
MINISTÉRIO PÚBLICO.
Acesso à Justiça 1ª aula 2ª unidade.
FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DE ESTADO NO BRASIL
Senarc: atribuições institucionais
Modelo Assistencial Brasileiro
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
PPCAAM / PR Introdução Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Estado do Paraná.
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
“Os Incríveis”.
O PAPEL DO CONSELHEIRO TUTELAR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
CONSELHO TUTELAR Da Atuação do Conselho Tutelar
FÁBIO ALVES DOS SANTOS GRADUADO EM MATEMÁTICA – UNIVAG
Sistema de Atendimento e Garantia dos Direitos da Criança e Adolescentes com Miriam Santos.
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
NADIA MARIA BENTES Defensora Pública do Estado do Pará, Coordenadora do NAECA e da ABMP/PA.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Visão Constituição sobre o ECA
Direito da Criança e do Adolescente
SISTEMA DE GARANTIA DOS DIREITOS
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Estatuto da Criança e do Adolescente
REUNIÕES REGIONAIS.
A Interface a Proteção Social Especial e os Programas Socioeducativos SEDS – 25 de fevereiro de 2014.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS TUTELARES.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
A capacitação dos profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos Fabiana Gadelha.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
A IMPORTÂNCIA DE UMA AÇÃO ARTICULADA E INTEGRADA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Foz do Iguaçu, maio/2012.
Ministério Público A atuação do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, transtornos ou altas.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
ORIENTAÇÕES VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conforme Resoluções do Conanda e do Cedca/SC Tema “Construindo Diretrizes.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
DIÁLOGO COM OS CONSELHOS TUTELARES: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO Material disponibilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
Políticas de Saúde Criança e Adolescente Conselho Tutelar profª Magda Levantezi Art A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti

O que é o Sistema de Garantia dos Direitos O Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente constitui-se na articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil, na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, nos níveis Federal, Estadual, Distrital e Municipal.

Como está organizado o Sistema de Garantia de Direitos Eixo da Defesa dos Direitos Humanos : os órgãos públicos judiciais; ministério público, especialmente as promotorias de justiça, as procuradorias gerais de justiça; defensorias públicas; advocacia geral da união e as procuradorias gerais dos estados; polícias ; conselhos tutelares; ouvidorias e entidades de defesa de direitos humanos incumbidas de prestar proteção jurídico- social.

Eixo da Promoção dos Direitos: A política de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes operacionaliza-se através de três tipos de programas, serviços e ações públicas: 1) serviços e programas das políticas públicas, especialmente das políticas sociais, afetos aos fins da política de atendimento dos direitos humanos de crianças e adolescentes; 2) serviços e programas de execução de medidas de proteção de direitos humanos e; 3) serviços e programas de execução de medidas socioeducativas e assemelhadas.

Eixo do Controle e Efetivação do Direito: realizado através de instâncias públicas colegiadas próprias, tais como: 1) conselhos dos direitos de crianças e adolescentes; 2) conselhos setoriais de formulação e controle de políticas públicas; 3) os órgãos e os poderes de controle interno e externo definidos na Constituição Federal. Além disso de forma geral, o controle social é exercido soberanamente pela sociedade civil, através das suas organizações e articulações representativas.

Como é a realidade No que diz respeito aos conselhos de direitos e tutelares membros importantes do SGD, a Primeira Pesquisa Nacional – Os Bons Conselhos- Conhecendo a Realidade(2006), indicou para a necessidade de se concentrar esforços na criação de mais conselhos, em geral a média nacional é boa, mas existe grande desproporção regional. Outro fator demonstrado na pesquisa é de que hoje a grande maioria dos conselhos tutelares existentes no Brasil atua com uma enorme complexidade de problemas, indicando para a necessidade de existência de um acompanhamento permanente destes conselheiros.

Atribuições e Competências Família: esfera primeira, natural e básica de atenção. Cabe ao Estado oferecer condições mínimas p/ que a família cumpra a sua função: proteger, criar e educar

Comunidade e Sociedade : assume um duplo papel – atuam na linha de frente, colocando em prática ações de defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescente; e encaminham reivindicações e fiscalizam a atuação dos governos p/ assegurar que seus pontos de vistas e suas necessidades sejam atendidas/ CONTROLE SOCIAL.

Conselhos de Direitos e Setoriais : são órgãos públicos de controle social, fundamentados no princípio de democracia participativa. Existem para garantir a participação da sociedade na formulação de políticas publicas e são voltados para a defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. No caso da criança e do adolescente são responsáveis por estabelecer,acompanhar e fiscalizar a Política de Atendimento aos Direitos da Criança e do Adolescente, realizando a gestão política do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, nos três níveis de governo.

Conselhos Tutelares: é um órgão colegiado, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, estabelecendo medidas de proteção todas vez que qualquer dos direitos da criança e adolescente estabelecidos em lei estiver ameaçado ou violado.

Ministério Público: O Ministério Público define –se como órgão constitucional autônomo, incumbido de zelar pela defesa da ordem jurídica, dos interesses sociais e individuais indisponíveis e do próprio regime democrático. Assim como as Varas da Justiça as costumam denominar –se promotorias cíveis e de defesa dos direitos difusos e coletivos da infância e da juventude, e criminais promotorias da infância e da juventude responsáveis pela representação da sociedade na proposição e aplicação de medidas sócio –educativa à adolescentes que cometem atos infracionais.

Defensoria Pública: é um órgão publico que garante ás pessoas o acesso á Justiça, ou seja, que permite as pessoas que não podem pagar ter um advogado especializado para orienta – las e defender seus direitos na Justiça. Assim como as Varas da Justiça costumam denominar –se defensorias cíveis da família, e criminais defensorias da infância e da juventude responsáveis pela defesa técnica jurídica de adolescentes a quem se atribua o cometimento de atos infracionais, assegurando o direito ao contraditório e a formalização do devido processo legal, influenciando diretamente na medida sócio –educativa aplicada pela Justiça.

Juizado da Infância e da Juventude: As Varas da Infância e Juventude contam com juizes especializados na área da infância e adolescência que, em conjunto com uma equipe técnica, realizam estudos e pesquisas, acompanham o cumprimento das leis e das medidas de proteção, promovem o entrosamento dos serviços do juizado com os Conselhos Tutelares e acompanham a execução das medidas sócio–educativas.

Segurança Pública: As Polícias Militar, Judiciária (Federal e Estadual), Rodoviárias, Ambientais e Municipais e em especial as Delegacias Especializadas: embora com atuações distintas tem como atribuição comum a ordem pública, a repressão aos atos de transgressão a legislação, a defesa e proteção da população e dos seus direitos, bem como a responsabilização de transgressores.

Sistema Legal: Conjunto de normas municipais, estaduais, distritais e federais liderados pelas Constituições Federal, Estaduais, Leis Orgânicas, Leis Federais, Estaduais,Municipais, Decretos Legislativos, Resoluções, Portarias e Decretos.