MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 1 O FORMADOR FACE AOS SISTEMAS E CONTEXTOS DE FORMAÇÃO O Formador e a Formação Profissional O formador: estatuto.

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Transcrição da apresentação:

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR FACE AOS SISTEMAS E CONTEXTOS DE FORMAÇÃO O Formador e a Formação Profissional O formador: estatuto e papel na formação profissional

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR “(…) Profissional que, na realização de uma acção de formação, estabelece uma relação pedagógica com os formandos, favorecendo a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e formas de comportamento, adequados ao desempenho profissional.”

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR O formador deve: Informar (transmitir conhecimentos); Instruir (desenvolver competências); Incentivar (fomentar atitudes) – seguir os desenvolvimentos seguidos pela profissão, nunca dando por concluído o processo formativo.

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR Esta atitude de permanente acompanhamento deve ser iniciada pelo próprio formador que deverá sempre desenvolver uma certa “desordem” intrínseca, questionando os seus próprios conhecimentos.

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR Esta “desordem” deverá culminar numa constante necessidade de reestruturação, de reconversão, de aperfeiçoamento da sua “bagagem” profissional.

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR Esta “desordem” deverá culminar numa constante necessidade de reestruturação, de reconversão, de aperfeiçoamento da sua “bagagem” profissional.

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR - Tipologia Tipos de Formadores Quanto ao regime de ocupação: 1.Eventuais; 2.Permanentes. Quanto ao vínculo: 3.Internos; 4.Externos.

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR - Tipologia Tipos de Formadores Quanto à componente de formação: 5.De formação teórica; 6.De práticas profissionais.

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR - Competências Aptidão Psicossocial  Saber-estar responsável aplicado assíduo pontual espírito equipa autónomo in Decreto Regulamentar 66/94

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR - Competências Aptidão Psicossocial  Capacidade relacionamento comunicativo ética profissionallíder tolerante emocionalmente estável autoconfiante

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR - Competências Aptidão Psicossocial  Capacidade relacionamento analítico/sintético planificadororganizado decisor capacidade resolução problemas criativo/flexível aberto à mudança

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR - Requisitos Formação científica, técnica, tecnológica e prática  Posse de qualificação de nível igual ou superior ao nível de saída dos formandos nos domínios em que se desenvolve a formação.

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR - Competências Aptidão Técnico Pedagógica  Domínio técnico-científico/tecnológico família formativapapel e perfil formadorcapaz adaptar-se diferentes contextos formativos

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR - Competências  Preparação/Formação Pedagógica certificada e adaptada ao nível e contexto em que se desenvolve a formação.

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR - Síntese  Em síntese, o formador é quem: Procura comunicar com clareza; Domina e conhece os objectivos a seguir; Sabe escolher os métodos, as técnicas e os meios mais adequados;

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR - Síntese  Em síntese, o formador é quem: Procura continuamente o seu próprio aperfeiçoamento; Utiliza a sua capacidade de dinamismo para motivar; Gere de forma eficaz os fenómenos de grupo; Prepara as suas sessões e avalia-as.

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR Direitos dos formadores  Apresentar propostas com vista à melhoria das actividades formativas;  Obter documento comprovativo relativa à actividade desenvolvida como formador;  Ser integrado em bolsas de formadores.

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR Deveres dos formadores  Possuir experiência e dominar a sua profissão, quer tecnicamente (execução), quer tecnologicamente (científico);

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR Deveres dos formadores:  Preparar;  Desenvolver;  Avaliar.

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR Deveres dos formadores  Fixar os objectivos e metodologias pedagógicas das acções a desenvolver;  Cooperar com todos os intervenientes no processo formativo;  Participar na concepção técnica e pedagógica da acção;

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR Deveres dos formadores  Adaptar-se a diferentes contextos;  Planificar e preparar cada uma das acções de formação;  Conduzir o processo de formação.

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR Deveres dos formadores  Desenvolver a comunicação e interacção no grupo;  Motivar os formandos;  Gerir sentimentos, dinâmicas, etc.;  Gerir o tempo e os meios à disposição;

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR Deveres dos formadores (cont.)  Assegurar a reserva sobre dados e acontecimentos;  Zelar pelos meios materiais e técnicos;  Ser assíduo e pontual;  Avaliar cada acção e cada processo formativo ministrado.

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR Deveres dos formadores (cont.)  Ser certificado (CAP) – que é obrigatório desde Janeiro de 1998, sendo a entidade certificadora o IEFP.

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR - Sugestões  “Liderar um grupo de formação é, acima de tudo uma arte: a arte de motivar e suscitar o desejo de aprendizagem por parte dos participantes.” in O formador e o contexto de formação, RH Center, pp 30

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR - Sugestões Deve o formador:  Criar e cultivar uma atitude positiva perante o grupo;  Facilitar o diálogo, questionando o grupo;  Criar uma linguagem adequada e acessível aos formandos;  Incentivar o intercâmbio, facilitando a troca de experiências e vivências;  Aproveitar a dinâmica do grupo, como meio de interajuda na aquisição de conhecimentos;

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR - Sugestões Deve o formador:  Incentivar a discussão e orientar a reflexão;  Prestar atenção a cada formando;  Evitar fazer perguntas directas, preferindo as questões dirigidas ao grupo;  Elogiar as boas respostas e clarificar situações duvidosas.

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR Atenção:  Postura  Corporal  Gestual

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR Atenção:  Linguagem  Clareza;  Fluidez;  Dicção;  Rapidez;  Tom de voz;

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR Atenção:  Linguagem  Visual;  Distância física;  Empatia.

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio As 10 diferenças entre o formador clássico e o moderno PEDAGOGIA CLÁSSICA: (O FORMADOR TRADICIONAL) Possui a autoridade : tendência autocrática; Toma decisões por si; Faz escutar; Aplica normas rígidas; Fixa objectivos, fazendo planos em função de si próprio; Preocupa-se com a disciplina; Avalia os alunos sozinho; Sanciona, castiga, intimida.

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio As 10 diferenças entre o formador clássico e o moderno ANDRAGOGIA: (O FORMADOR MODERNO) Promove o saber (ensina a aprender); Cria responsabilidade: (tendência democrática; Ensina a tomar decisões; Utiliza técnicas de grupo; Propõe objectivos e planifica em função do grupo; Preocupa-se com o processo de aprendizagem; Avalia junto do grupo/Trabalha com o grupo; Estimula, orienta, tranquiliza.