Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 1 O que é GCI? Processo de gerenciamento de custos que inclui outras organizações dentro de uma cadeia de valor além da própria empresa.
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 2 É uma seqüência de atividades desde a origem dos recursos até o descarte do produto pelo último consumidor. Cadeia de Valor (Rocha, W; Borinelli, M., 2006)
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 3 Segmento de Produtos de Papel PLANTAÇÃO DE ARVORES FABRICAÇÃO DE POLPA CELULÓSICA CORTE E TRANSPORTE DA MADEIRA FABRICAÇÃO DE PAPEL DISTRIBUIÇÃO TRANSFORMAÇÃO (CONVERSÃO) VAREJO CONSUMO RECICLAGEM
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 4 Detectar oportunidades e ameaças Detectar pontos fortes e fracos Detectar diferenças com a CV dos concorrentes Detectar fontes de diferenciação Para que serve?
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 5 Buscar ganhos de produtividade no segmento da CV Reduzir incertezas Obter vantagem competitiva Para que serve?
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 6 Delimitar a cadeia de valor (ou o segmento relevante) Identificar e segregar os estágios relevantes Como fazer?
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 7 Mercado fornecedor ou cliente Potencial de importância estratégica Determinantes de custos Identificar estágios relevantes
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 8 Identificar as organizações que realizam os estágios relevantes. Como fazer?
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 9 Mensurar ativos, receitas e custos, para avaliar o resultado por estágio e por empresa Elaborar relatórios que reportem as conclusões das análises realizadas. Como fazer?
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 10 Identificar os custos mais relevantes, a receita, o lucro e os ativos de cada estágio Identificar os clientes e fornecedores mais relevantes Informações importantes
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 11 Identificar lucratividade e rentabilidade a montante e a jusante Definir metas de custos a montante e a jusante Ajudar clientes e fornecedores a atingir suas metas Informações importantes
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 12 Amplitude da Linha de Produtos Dimensões e Capacidade das Instalações Grau de Utilização da Capacidade Informações importantes
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 13 De Produção, Logística e Administração Pesquisa e Desenvolvimento Programas de Qualidade Preservação Ambiental etc. Custos
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 14 Análise das DC Nossas Compras / Suas Vendas Nossas Compras / Suas Vendas desses itens Custo seu MAT / Custo nosso PAC Etc. Índices: Fornecedores
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 15 Análise das DC Nossas Vendas / Suas Compras Nossas Vendas / Suas Compras desses itens Custo nosso MAT / Custo seu PAC Etc. Índices: Clientes
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 16 Promover Intercâmbio Informações Investimentos Recursos humanos Pesquisa e desenvolvimento
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 17 Cooperativa Permanente Mutuamente benéfica GCI deve ser:
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 18 GCI ContabilidadeTamanho Específicos da empresa Relacionamento Tipos de Cadeia Específicos da Cadeia de Valor Exógenos a Cadeia Nível de competição Tendência econômica Fatores condicionantes Componente Produto
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 19 GCI Índice de valor Restrição tecnológica Margem Funcionalidade ProdutosComponentes Familiar PrincipalAuxiliar Comum Níveis de relacionamento Tipos de cadeia Tirania Oligarquia Democracia Fatores condicionantes
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 20 Mecanismos Disciplinadores Capacitores Incentivadores