Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 1 O que é GCI? Processo de gerenciamento de custos que inclui outras organizações dentro de uma cadeia de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL Reflexões sobre sua evolução
Advertisements

Organização Industrial
Curso: AdministraçãoDisciplina: Administração Financeira I Professor: Daniel ADM. FINANCEIRA I AULA 11.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
IMPORTÂNCIA DO CUSTO UNITÁRIO
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
A importância e o poder da informação Prof. Enir da Silva Fonseca
Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
AD.F.II PROF.DR.RENATO VAZ Análise De Demonstrações Contábeis.
AVALIAÇÃODEESTOQUES Prof. Wesley Vieira Borges Critérios de avaliação de estoques.
Tópicos Especiais de Administração - TEA
A Logística e a Fidelização do Cliente Mais clientes satisfeitos X Grupos específicos de clientes mais satisfeitos.
IMPACTOS ECONÔMICOS DA COMPETITIVIDADE DO GÁS NATURAL Luciano Losekann Grupo de Economia da Energia Economia/UFF.
Os Agentes de Mercado e o Sistema Interligado Nacional SIE – Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
A Regulamentação da Lei /2010 Florianópolis, 15 de Outubro de 2010.
Aula 7-Planejamento Estratégico
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - Importância Administradores internos da empresa: 1.Desempenho retrospectivo e prospectivo das várias decisões.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 3- Análise Interna.
Gestão Estratégica de Custos
Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.
TI APLICADA AO M ARKETING (CRM) OBJETO DE ESTUDO : T EC -S CREEN ( FABRICANTE DE TINTAS ARTÍSTICAS )
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Capitalista Socialista Misto
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 1 4. Análise de Custos de Concorrentes.
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise das Demonstrações Financeiras Visa o estudo do desempenho econômico-financeiro de uma empresa, em um.
Estratégia Empresarial
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Tomada de decisões Planejamento.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ESP. EM GESTÃO EMPRESARIAL O Público e o Privado na Economia Prof. Rinaldo Moraes Administrador, Economista, Mestre e Doutor.
Marina Aparecida Pereira Fonseca
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
INVENTANDO E REINVENTANDO AS ORGANIZAÇÕES
- Orçamento de Produção
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Gestão Ambiental Prof. Ms. Jaime Frajuca Curso de Engenharia de produção.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 8. SIE SCM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Canais de Distribuição
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Administração de Suprimentos Prof a Aline Brait. Administração de Suprimentos Prof a Aline Brait Gestão da Cadeia de Suprimentos A Gestão da SC pode ser.
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 19 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 23/05/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
Conceituação de marketing “A empresa orientada para marketing, está voltada para as necessidades do comprador / cliente”. (Levitt) “O marketing deve ser.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
Nome do Projeto Logótipo do Projeto. I. Sumário Executivo  O que pretende atingir como empresa;  Quem são os promotores do projeto;  Como é que o produto/serviço.
PROF. ROGER MÜLLER apres1 DAGEE GESTÃO DE CUSTOS II.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 1 O que é GCI? Processo de gerenciamento de custos que inclui outras organizações dentro de uma cadeia de valor além da própria empresa.

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 2 É uma seqüência de atividades desde a origem dos recursos até o descarte do produto pelo último consumidor. Cadeia de Valor (Rocha, W; Borinelli, M., 2006)

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 3 Segmento de Produtos de Papel PLANTAÇÃO DE ARVORES FABRICAÇÃO DE POLPA CELULÓSICA CORTE E TRANSPORTE DA MADEIRA FABRICAÇÃO DE PAPEL DISTRIBUIÇÃO TRANSFORMAÇÃO (CONVERSÃO) VAREJO CONSUMO RECICLAGEM

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 4 Detectar oportunidades e ameaças Detectar pontos fortes e fracos Detectar diferenças com a CV dos concorrentes Detectar fontes de diferenciação Para que serve?

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 5 Buscar ganhos de produtividade no segmento da CV Reduzir incertezas Obter vantagem competitiva Para que serve?

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 6 Delimitar a cadeia de valor (ou o segmento relevante) Identificar e segregar os estágios relevantes Como fazer?

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 7 Mercado fornecedor ou cliente Potencial de importância estratégica Determinantes de custos Identificar estágios relevantes

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 8 Identificar as organizações que realizam os estágios relevantes. Como fazer?

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 9 Mensurar ativos, receitas e custos, para avaliar o resultado por estágio e por empresa Elaborar relatórios que reportem as conclusões das análises realizadas. Como fazer?

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 10 Identificar os custos mais relevantes, a receita, o lucro e os ativos de cada estágio Identificar os clientes e fornecedores mais relevantes Informações importantes

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 11 Identificar lucratividade e rentabilidade a montante e a jusante Definir metas de custos a montante e a jusante Ajudar clientes e fornecedores a atingir suas metas Informações importantes

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 12 Amplitude da Linha de Produtos Dimensões e Capacidade das Instalações Grau de Utilização da Capacidade Informações importantes

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 13 De Produção, Logística e Administração Pesquisa e Desenvolvimento Programas de Qualidade Preservação Ambiental etc. Custos

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 14 Análise das DC Nossas Compras / Suas Vendas Nossas Compras / Suas Vendas desses itens Custo seu MAT / Custo nosso PAC Etc. Índices: Fornecedores

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 15 Análise das DC Nossas Vendas / Suas Compras Nossas Vendas / Suas Compras desses itens Custo nosso MAT / Custo seu PAC Etc. Índices: Clientes

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 16 Promover Intercâmbio Informações Investimentos Recursos humanos Pesquisa e desenvolvimento

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 17 Cooperativa Permanente Mutuamente benéfica GCI deve ser:

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 18 GCI ContabilidadeTamanho Específicos da empresa Relacionamento Tipos de Cadeia Específicos da Cadeia de Valor Exógenos a Cadeia Nível de competição Tendência econômica Fatores condicionantes Componente Produto

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 19 GCI Índice de valor Restrição tecnológica Margem Funcionalidade ProdutosComponentes Familiar PrincipalAuxiliar Comum Níveis de relacionamento Tipos de cadeia Tirania Oligarquia Democracia Fatores condicionantes

Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 20 Mecanismos Disciplinadores Capacitores Incentivadores