O LIVRO. O LIVRO DIDÁTICO TEM IDENTIDADE? A relação entre educação e diversidade étnico racial está relacionada aos fatores que levavam ao consistente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
cenários e perspectivas.
Advertisements

BEM-VINDO À DISCIPLINA
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Síntese.
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
8º GD DE LÍNGUA PORTUGUESA. MORTE E VIDA SEVERINA 60 ANOS DEPOIS
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Estilo Tropical Roberto Ventura Prof. Vagner Gonçalves da Silva Pedro Ravasio – Nusp: Rafael Andrade – Nusp: Sasha Cruz – Nusp: Cap. 2:
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
ATIVIDADE 3: O estudo da cultura afro-brasileira e africana.
Justificativa: Falar da origem do homem é fazer uma viagem no próprio tempo e nesta viagem podemos encontrar respostas pra muitos porquês: como de nossa.
A voz negra: de Spike Lee ao Rap In KELLNER, Douglas (2001) A cultura da mídia.
A Metodologia de Estudo do Meio no Ensino Fundamental e Médio Prof. Orlando Ferretti (MEN/CED UFSC)
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
EDUCAR PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Luciana Alves.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Diretoria de Ensino PCNP Isabel Bonadio.
Figura 1: Movimentos sociais. Disponível em:
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
O Projeto Político Pedagógico é...
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
CONTAG Secretaria de Formação e Organização Sindical Política Nacional de Formação do MSTTR.
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque não existe desenvolvimento abrangente e equitativo sem análise crítica da tessitura histórica.
UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Orientador: Prof. MSc. Edimar Caetité Junior MARCIO ANTÔNIO DA SILVA SANTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 28 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT - CAMPUS XVI – IRECÊ/BA PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO DE PROCESSOS.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
A teoria pós-colonialista do currículo
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
“Uma relação bibliográfica não pode ser uma simples cópia de títulos, feita ao acaso ou por ouvir dizer. Quem a sugere deve saber o que está sugerindo.
Compromisso com a criança, o adolescente e a educação
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
INCLUSÃO E GESTÃO ESCOLAR Brasília – março de 2010.
LIVRO DIDÁTICO: ABOLIR, COMPLEMENTAR OU DIVERSIFICAR ? Prof. André Luiz Farias Alves CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS.
Diversidade cultural.
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Currículo, Diferença Cultural e Diálogo Disciplina: Multiculturalismo e Educação Faculdade Adventista da Bahia.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Programa (SRHR) de Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Autoras: Évila Cristina Vasconcelos de Sá (UECE) Luciana de Souza Silva (UVA)
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
Atividades didáticas para o ensino fundamental a partir dos gêneros de discurso, com base na Proposta Curricular de Santa Catarina, Linguística Aplicada.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Transcrição da apresentação:

O LIVRO

O LIVRO DIDÁTICO TEM IDENTIDADE?

A relação entre educação e diversidade étnico racial está relacionada aos fatores que levavam ao consistente fracasso escolar das crianças e jovens pertencentes a grupos étnicos e raciais considerados minoritários.” “A relação entre educação e diversidade étnico racial está relacionada aos fatores que levavam ao consistente fracasso escolar das crianças e jovens pertencentes a grupos étnicos e raciais considerados minoritários.”

“A identidade étnico racial é, desde o começo, uma questão de saber e poder.”

“É por isso que a teoria social contemporânea sobre identidade cultural e social recusa-se a simplesmente descrever ou celebrar a diversidade cultural. A diversidade tampouco é um fato ou uma coisa. Ela é o resultado de um processo relacional histórico e discursivo de construção de diferença.”

É ATRAVÉS DO VÍNCULO ENTRE CONHECIMENTO, IDENTIDADE E PODER QUE OS TEMAS DA RAÇA E DA ETNIA GANHAM SEU LUGAR NA TEORIA CURRICULAR.

E O QUE É CURRÍCULO?

“O TEXTO CURRICULAR, ENTENDIDO AQUI DE FORMA AMPLA – O LIVRO DIDÁTICO E PARADIDÁTICO, AS LIÇÕES ORAIS, AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS, OS RITUAIS ESCOLARES, AS DATAS FESTIVAS E COMEMORATIVAS”

EM TERMOS DE REPRESENTAÇÃO RACIAL, O TEXTO CURRICULAR CONSERVA, DE FORMA EVIDENTE, AS MARCAS DA HERANÇA COLONIAL.O CURRÍCULO É, SEM DÚVIDA, ENTRE OUTRAS COISAS, UM TEXTO RACIAL...NÃO É SIMPLESMENTE UM TEMA TRANSVERSAL: ELA É UMA QUESTÃO CENTRAL DE CONHECIMENTO, PODER E IDENTIDADE.” “EM TERMOS DE REPRESENTAÇÃO RACIAL, O TEXTO CURRICULAR CONSERVA, DE FORMA EVIDENTE, AS MARCAS DA HERANÇA COLONIAL.O CURRÍCULO É, SEM DÚVIDA, ENTRE OUTRAS COISAS, UM TEXTO RACIAL...NÃO É SIMPLESMENTE UM TEMA TRANSVERSAL: ELA É UMA QUESTÃO CENTRAL DE CONHECIMENTO, PODER E IDENTIDADE.”

Como desconstruir o texto racial do currículo, como questionar as narrativas hegemônicas de identidade que constituem o currículo?” “Como desconstruir o texto racial do currículo, como questionar as narrativas hegemônicas de identidade que constituem o currículo?”

O CUIDADO COMEÇA COM A ESCOLHA!

APENAS UM NÚMERO MUITO PEQUENO DE LIVROS POSSUI CAPÍTULOS ESPECÍFICOS SOBRE A TEMÁTICA

QUANTO A APRESENTAÇÃO DAS SOCIEDADES AFRICANAS QUE SERÃO ESTUDADAS

A ABORDAGEM DA ESCRAVIDÃO

IDENTIFICAÇÃO DAS SOCIEDADES AFRICANAS

“Não pode improvisar. Tem que desfazer mentalidade racista discriminadora secular, superando etnocentrismo europeu, reestruturando relações étnico raciais e sociais, desalienando processos pedagógicos.”

Referencial Bibliográfico OLIVA, Anderson Ribeiro, O Ensino da História da África em debate(uma introdução aos estudos africanos)im: História e Cultura afro-brasileira e africana na escola. Cléia Medeiros. Iradj Roberto Eghrari, cood – Brasília: Ágere Cooperação em Advocacy, 2008 SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade – uma introdução às teorias do currículo. 2º ed., 11ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.