Revolução Francesa  Criação de conservatórios;  Aproveitamento político da arte;  “A música deve ser suficientemente simples, para que possa ser por.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
Advertisements

PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
Plano de Trabalho Docente
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
9 Ensino de Piano e Teclado X Ensino de Música - Conteúdo Introdução
SÉCULO XX.
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Escola Estadual Marechal Rondon A semana de arte moderna
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Rotina na Alfabetização:
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Construindo o futuro do seu filho!
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
A Gestão participativa
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
Tema central e eixos temáticos
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Universidade Estadual do Centro-Oeste
A apreciação dos alunos como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente no PIBID Música Sobral AUTORES: João.
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
SEMANA DA “CONSCIÊNCIA E VALORIZAÇÃO HUMANA”.  O conhecimento científico desenvolvido na escola de ensino médio deve estar voltado para a formação de.
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
Por fim, adotamos a premissa de que a escola é o espaço por excelência que pode permitir uma ampliação cultural musical dos alunos, sobretudo dos menos.
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Por Josiane da Conceição Paulo
Pág Música e Sociedade Vanda Bellard Freire.
Vanda Freire: Música e sociedade Uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao Ensino Superior de Música 6. Epílogo Currículos Superiores de Música.
RESUMO DO TEXTO DE TECA ALENCAR DE BRITO LUCIENE LEME OLIVEIRA NºUSP O ser humano como o objetivo de educação musical.
Transcrição da apresentação:

Revolução Francesa  Criação de conservatórios;  Aproveitamento político da arte;  “A música deve ser suficientemente simples, para que possa ser por todos compreendida [...]” HARNONCOURT 1988; ◦ Ideal de igualdade (“egalité” )  Educação musical ainda é presa neste ideal.  Há necessidade de ampliar a compreensão da música ◦ Deixando de lado ensino exclusivamente focado na técnica.

 Educação musical utiliza de modelos técnicos e teóricos cujo significado não pertence a nossa época. ◦ Relaciona-se com a crise musical contemporânea.  Necessário: Revisão do papel da música na educação e sociedade e resgatar a função de comunicação da música. ◦ Música deixa de ser mercadoria e estabelece sua possibilidade de atuar no cotidiano social.  Crise da cisão da música “erudita” e música “popular”. ◦ Educação sistemática amplia essa cisão.

Eventos que refletem a preocupação com ensino musical  I Encontro Nacional de Educação Musical, Rio de Janeiro 1972, realizado pelo Conservatório Brasileiro de Música;  Seminário sobre o Ensino das Artes e suas Estratégias, realizado em Ouro Preto, em 1981, pela CAPES;  II Encontro Nacional de Pesquisa em Música, promovido pela UFMG, em 1985, em São João Del-Rei (que, embora não direcionado especificamente para o ensino de música, também apresentou contribuições nesse sentido);  V Encontro Nacional de Educação Musical, realizado em 1986, no Rio de Janeiro, pelo Conservatório Brasileiro de Música;  II Simpósio sobre a Problemática da Pesquisa e do Ensino Musical no Brasil (SINAPEM), realizado em 1987 em João Pessoa, promovido pela SeSu, CAPES, CNPq e UFPb;  II Congresso Internacional de Música, realizado em 1987, no Rio de Janeiro, pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro;

 Koellreutter (1985)- crise na educação musical é reflexo dos conservatórios europeus.  Escola de Música da UFRJ- Jornadas de revisão de seu currículo com participação de alunos e professores. ◦ Documento não chegou até a comunidade.  Eventos citados mostram insatisfação com o ensino de música. ◦ Proposta de reforma nunca foram aprofundadas.

 Eixo : a função social da música- análise da problemática do ensino de graduação em música Os exemplos foram  Escola de Música da UFRJ ◦ 1) Mais antiga do Brasil; ◦ 2) Universo mais próximo do pesquisador; ◦ 3) É possível supor que conclusões e observações desta, na maioria das vezes, possa ser aplicáveis ao resto do país.  Questionou-se o ensino de graduação em música, a partir do enfoque da função social da música identificadas por Merriam.  O ensino de graduação em música, no Brasil, tem-se baseado, historicamente, no ensino de música “séria”, havendo, apenas, pequenas e isoladas referências às músicas “popular” e “folclórica”.

 O repertório musical trabalhado nas escolas de música é prioritariamente da música “séria” dos séculos XVIII e XIX; ◦ Conteúdo geral enfocado é centrado nestes séculos.  Essas observações relativas ao repertório basearam-se no exame da listagem de obras para piano do Curso de Graduação da Escola de Música da UFRJ.  Repertorio de piano foi escolhido: ◦ 1) o curso com maior número de alunos; ◦ 2)Os repertórios dos demais instrumentos refletem as mesmas características gerais do de piano.

 Ênfase dada nos cursos de graduação aos procedimentos técnicos, ◦ A técnica é ferramenta da arte, mas não é um fim em si.  Minimização dos procedimentos criativos. ◦ não se cria, livremente; ◦ As atividades privilegiadas são aquelas de reprodução de repertório, sendo que esse repertório é prioritariamente o dos séculos XVIII e XIX.  Ênfase dada à música escrita, com uma supervalorização dos mecanismos de leitura.  Disciplinas sequenciais.