TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
Advertisements

Porque ensinar Ciências na Escola?
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Matemática para todos Educação Básica
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Atividades e Esportes de Aventura 2013 Pós-Graduação UNIFMU.
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Teoria das Inteligências Múltiplas
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Inteligências Múltiplas
Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
Informática na Educação
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
Esta apresentação está preparada
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
Projeto Educar para a vida
Como Agir com Inteligência
Professora Suraia Rahmé
Inteligências Múltiplas
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Inteligências Múltiplas
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
HOWARD GARDNER.
Inteligência Emocional
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Prof: Célio Souza DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA (DAM) (80H)
Competências e Habilidades
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Reunião de Pais
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
Inteligência Emocional
inteligência emocional
Psicopatologia da Inteligência
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
Apresentação do Professor
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Informática na Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 11: Desenvolvimento da inteligência.
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
“Um país se faz de homens e livros”
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
Ética Profissional e Excelência no Atendimento ao Público – AULA 3
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008.
Múltiplas Inteligências
Paulo Martins Compreendendo as equipes de trabalho Por que as equipes de trabalho são adotadas? Elas são capazes.
Transcrição da apresentação:

TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS MATERIAL ELABORADO PARA FINS DIDÁTICOS

O QUE É SER INTELIGENTE? É a capacidade de uma pessoa aprender com novas experiências e com experiências passadas; É a capacidade de uma pessoa solucionar problemas; É a capacidade de uma pessoa gerar novos problemas; É a capacidade de criar produtos que possam ser aceitos como valiosos em seu tempo.

A INTELIGÊNCIA DEPENDE... Do contexto; Das tarefas; Das provações que a vida nos apresenta.

Diferenças entre “QI” e “ser inteligente”: Testes de QI medem o que deveria ser chamado talento para o estudo escolar; A inteligência real abarca um número bem maior de habilidades.

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

INTELIGÊNCIA VERBAL-LINGUÍSTICA É a habilidade do uso da linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, além de lidar - na forma escrita ou falada - com a linguagem de forma mais criativa e integrada. Políticos, jornalistas, poetas, escritores exibem com mais destaque essa inteligência.

INTELIGÊNCIA MUSICAL Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. A aptidão musical está intimamente ligada à habilidade de reconhecer as diferenças sutis entre uma nota e outra, um timbre e outro. Inteligência percebida em crianças; Estudo com pessoas surdas.

INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA Gosto por padrões, cálculo, ordem e sistematização. Facilidade de resolver problemas através do pensar lógico, lidar com números de forma criativa. É a inteligência característica de engenheiros, matemáticos e cientistas.

INTELIÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA Permite aos indivíduos usarem seu corpo, total ou parcialmente, de formas altamente especializadas. Refere-se à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. Atletas, atores, mímicos.

INTELIGÊNCIA ESPACIAL É a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. Possibilita às pessoas criar com o espaço, perceber as transformações que o espaço sofre. É a inteligência de artistas plásticos, navegadores, pilotos, arquitetos.

INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL Habilidade de interagir com as outras pessoas, entendê-las e interpretar seu comportamento. Resolver problemas, solucionar conflitos. É a inteligência comum em líderes, terapeutas, políticos, religiosos, professores, vendedores, que sabem identificar expectativas, desejos e motivações de outras pessoas, tornando-se extremamente sensíveis a suas necessidades.

INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL É a inteligência que permite compreender a nós mesmos e trabalhar conosco. Auto-conhecimento e auto-estima para orientar o próprio comportamento. Também é capacidade de superar os impulsos instintivos (auto-controle).

INTELIGÊNCIA NATURALISTA Adicionada recentemente à lista das inteligências múltiplas, é a habilidade de identificar e classificar padrões da natureza. É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas, espiritualistas, artistas.

INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL A mais nova inteligência adicionada à lista está sendo estudada por Gardner. Refere-se à preocupação e formulação de perguntas sobre a vida, a morte, o universo. É a inteligência de religiosos, líderes espirituais, devotos etc.

COMPETÊNCIA X INTELIGÊNCIA Para Gardner competências e habilidades são especificações da inteligência. Operacionalizações – inteligência em ação Inteligência: potencial biopsicológico – resolver problemas Competência – atributo adquirido – capacidade de usar as inteligências Habilidade – produto do treino e aprimoramento de nossa destreza

CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO Pensar o ser humano de forma integral. Olhar o aluno por suas adoráveis competências lingüísticas e matemáticas, mas também com o que ele pode realizar com suas outras muitas inteligências.