COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.

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Transcrição da apresentação:

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ACLMÉA DE OLIVEIRA NASCIMENTO Supervisora Bolsista: Luciana Pires Bolsista: Francine de Siqueira da Silva Tecnologia Portfólio

1. INTRODUÇÃO O Programa de iniciação a Docência (PIBID) possibilita aos alunos de cursos superiores a articulação entre teoria e prática. O Programa Institucional possibilita que os bolsistas possam vivenciar na pratica o que se aprende na teoria. Assim tendo a oportunidade de vivenciar e de aprende como é aplicada a metodologia do projeto de trabalho e como o mesmo pode abordar todas as disciplinas agregando muito mais no aprendizado dos alunos. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Professora Acliméa de Oliveira Nascimento na turma de 4º ano do Ensino Fundamental composta por 26 alunos com faixa etária de 8 a 9 anos, pela professora Cristiana e a Pibid Francine, com o tema tecnologia. 2. DESENVOLVIMENTO 2.1 Escolha do tema: O tema da sala 4 surgiu quando a professora Cris passou uma atividade de ciências falando sobre a tecnologia na saúde. A turma achou muito interessante, pois chegaram a conclusão de que a tecnologia não esta relacionada apenas na informática mais também em outras áreas. 2.2 Questão problematizadora : Após a escolha do tema os alunos levantaram algumas questões, a saber: Como foi inventada a roda? Como foram determinadas as formas geométricas?

A evolução dos soltwares? A evolução da escrita. A evolução da comunicação ate os dias de hoje. Como a tecnologia ajuda no aumento da expectativa de vida dos seres humanos. A tecnologia na indústria de alimento. 2.3 Hipóteses: Após o levantamento das questões, foram surgindo as hipóteses respondendo algumas questões: Tecnologia vem de técnica. Graças á tecnologia as pessoas vivem muito mais. A tecnologia está sempre entre nós. graças á tecnologia o mundo está bem melhor. Graças á tecnologia temos várias coisas eletrônicas. A tecnologia melhorou mito nossos meios de transporte. A tecnologia está evoluindo cada vez mais.

2.4 Pesquisa: Com as hipóteses definidas, iniciamos o processo de pesquisa, propomos para os alunos que pesquisasse em casa e trouxesse para a escola, relacionado as questões que foram estabelecidas. Além de algumas pesquisas feitas na sala de aula referente ao assunto.

3. SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM Foram trabalhados durante o período de atividades em torno da temática, articulando os mesmos com as os conteúdos curriculares: Português: Interpretação de texto e elaboração de textos coletivos. Leitura de textos referente ao assunto. Matemática: Formas geométricas como retângulo, quadrado, triangulo. Historia: Historio do Egito Ciências: A tecnologia dos alimentos Tecnologia a favor da saúde Luz e calor Geografia Artes Visuais: Trabalho com filmes e desenhos. Montagens com materiais recicláveis. Jogos

4. CONCLUSÃO Ficamos extremamente satisfeitas pelas curiosidades que pudemos esclarecer, pelos pais terem incentivado e ajudado para que o projeto se desenvolvesse e, sobretudo, por todos os alunos levarem seus portfólios e principalmente contribuições para seu cotidiano escolar. BIBLIOGRAFIA HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação; os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.