A. YuEAD-6671 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016)

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Transcrição da apresentação:

A. YuEAD-6671 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Aula Nº08 Professor Abraham Yu Decisões de Instalações: Localização e Capacidade C&M01 Cap. 11 e 15 ou C&M04 Cap. 4, 5 e 6

Decisões de Projeto de Instalações Decisões Localização Capacidade Designação de instalações para os mercados Características Grande investimento Longo prazo Incerteza e risco A. YuEAD-6672

Decisão Localização: Fatores Relevantes Estratégia –Mais eficiência x mais responsividade Tecnologia –Economia de escala Macroeconomia –Tarifas, câmbio, risco de demanda Política Infraestrutura –Mão de obra, transporte Competição –Externalidade, localização para dividir o mercado, tempo de resposta, custos A. YuEAD-6673

A. YuEAD-6674 Tipos de Problemas de Localização Problemas determinístico-estáticos –Gravidade, PL Problemas determinístico-dinâmicos Problemas probabilísticos –Cenários, opção real Problemas competitivos –Teoria de jogos

A. YuEAD-6675 Empresa de Fast-Food Problemas competitivos: teoria de jogos Planeja abrir duas franquias numa avenida com 4 quilômetros de extensão Consumidores residem ou trabalham nos marcos de Km 0, 1, 2, 3, e 4 –Distribuídos igualmente nos 5 marcos Demanda é sensível somente à distância Consumidor vai somente para o restaurante mais próximo

A. YuEAD-6676 Km n nnn n Número de consumidores Demanda é proporcional a distância em relação à loja D = a (b - x)n Onde b > 4 e a > 0, são constantes dadas Demanda total com uma única loja no Km 1: Dt = an(5b-7) Demanda total com uma única loja no Km 0: Dt = ?

A. YuEAD-6677 Empresa Quer 2 Lojas na Avenida Onde localizar estas duas lojas? Estas lojas são franqueadas Uma forma de tomar a decisão de localização –As franqueadas decidem a sua localização –Supondo que cada uma maximiza seus retornos

A. YuEAD-6678 Exercício Franqueada I escolhe a sua localização primeiro Franqueada II observa a localização da loja I e depois escolhe a sua própria localização Determina a demanda total da empresa

A. YuEAD-6679 Forma Alternativa de Localização Empresa coordena ou determina as localizações de lojas franqueadas Objetivo da empresa: maximizar lucro total –Localizações ótimas? Que forma de localização gera mais demanda para a empresa?

A. YuEAD Modelos Competitivos (MC) Modelos tradicionais – decisor único Existência de outros decisores (concorrentes) –Importância da seqüência das decisões de localização Modelo pioneiro – Hotelling –Teoria de jogos

A. YuEAD Modelo Determinístico-Dinâmico (MDD) Contexto: parâmetros do problema mudam ao longo do tempo –demandas, custos, etc. Dado horizonte de planejamento como localizar as instalações?

A. YuEAD Formulação do Problema Exemplo: localização de um armazém Objetivo: otimizar a localização no horizonte de planejamento –Localização e seu timing Considerando –Deslocamento da demanda (determinístico) –Custos de re-locação de instalações –Custos de transporte

A. YuEAD Demanda por Região (t=1) N

A. YuEAD Demanda por Região (t=2) N

A. YuEAD Modelos Probabilísticos (MP) Parâmetros do problema são tratados como incertezas –Distribuição de probabilidade –Cenários – possíveis estados futuros Objetivos: –Identificar solução que desempenha bem em diferentes cenários –Otimizar valor esperado do desempenho –Criar flexibilidade

A. YuEAD Decisão de Localização e Cenários

OPÇÕES “Uma opção...(é) uma alternativa que permite ou pode permitir uma tomada de decisão futura em seguida à revelação de informação específica*.” (Howard, 1996) “To me all kinds of business decisions are options.” (Judy Lewent, CFO da Merck, 1994) * Não disponível no momento de desenho da opção

Opções no Cotidiano O dia amanhece nublado... É o seu “dia de rodízio” (você tem que pegar o ônibus para ir trabalhar!). Uma opção é você levar uma guarda-chuva consigo. Você precisa ler vários relatórios e o Diretor duma empresa cliente marcou uma reunião com você no escritório dele. Ele é um homem muito ocupado e geralmente não é muito pontual. Uma opção é levar os relatórios com você.

Exemplos de Opções Reais Investir num projeto de P&D –growth options Investir em equipamentos de produção flexíveis –option to switch: output or input Obter informação adicional –option to defer Investir em estágios –time-to-build option

Duas Abordagens

Opções Financeiras Opção contratual. Direito de comprar (call) ou de vender (put) um ativo por um preço combinado (preço de exercício) até/na data de vencimento. Valor da opção: prêmio. Problema: qual o preço justo da opção?