Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AMOSTRAGEM MÉTODOS PROBABILÍSTICOS
Advertisements

PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
Estatística Descritiva
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
POPULAÇÃO-ALVO E AMOSTRA Capítulo 10 – Richardson
Prof.° Helenton Carlos da Silva
ESTATÍSTICA REVISANDO CONCEITOS...
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Esquematicamente, temos:
Definição de Estatística
Conceitos Básicos – Amostragem e Amostras
Conceitos de amostragem
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA – INTEGRAL – 46300/500 (2015) (2015) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A)
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Tempo contínuo vs. Discreto  Sinal Determinístico vs. Aleatório  Conceito de frequência  Amostragem.
Introdução à Bioestatística
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes INFERÊNCIA ESTATÍSTICA.
O Método Estatístico: Da amostragem ao tratamento dos dados.
UNASP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1- A metodologia Observação meticulosa e sistemática da natureza e fenômenos naturais → primeiras indagações.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Programa de Pós-Graduação em Educação Física Professor: Adriano Ferreti Borgatto, Dr. Colaboração: Jeovani Schmitt – Doutorando PPGEPS.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
ESTUDO TRANSVERSAL.
A ULA 6 B IOESTATÍSTICA Inferência Pontual, Intervalar e Testes de Hipóteses.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Inferência Estatística
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Pesquisa Social.
Introdução a Pesquisa Científica
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Amostragem.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
MISSING DATA (Dados Omissos ou Dados Faltantes) Luciana Nunes
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
PESQUISA EDUCACIONAL AULA 2. NA AULA 1 – LEVANTAMENTO DE PALAVRAS ASSOCIADAS À PESQUISA  EXPERIÊNCIA  CURRÍCULO  ABORDAGEM  PLANEJAMENTO  FORMAÇÃO.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
CONCEITOS IMPORTANTES
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Planejamentos com Múltiplos Blocos Delineamento em blocos completos casualizados Um fator de perturbação é um fator que provavelmente tem um efeito sobre.
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
TIPOS DE AMOSTRAGEM Profª Juliana Schivani TIPOS DE
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Diagramas de Sequência e Comunicação
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Física Instrumental Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano.
Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.
Indicadores de Saúde Conceito
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
MAE 0535 – Pesquisa de Mercado Universidade de São Paulo – USP Instituto de Matemática, Estatística e Computação – IME Professora: Silvia Elian Nagib 2º.
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
Métodos Quantitativos em Medicina Cálculo do Tamanho da Amostra Patometria 2015.
CONFUSÃO. CONFUSÃO Pode levar à observação de diferenças aparentes, quando elas não existem, ou ausência de diferença, quando ela existe. Pode levar à.
Introdução à Estatística Profª Ms. Ana Cássia Lira de Amorim Universidade de Cuiabá - UNIC Faculdade de Psicologia Disciplina: Estatística Aplicada a Psicologia.
 Qualidade de Testes Diagnósticos  O bom uso de um teste diagnóstico requer, além das considerações clínicas, o conhecimento de medidas que caracterizam.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Noções de amostragem Bioestatística

É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados. O que é Estatística?

É o conjunto de unidades sobre o qual desejamos obter informações. População ou universo É todo subconjunto de unidades retiradas de uma população para obter a informação desejada. Amostra

População x Amostra *População é o termo para unidades que tem algo em comum. Por exemplo: pacientes, animais, radiografias, prontuários, necropsias, certidões de óbito, etc. Uso de amostra resposta razoável com margem de erro conhecida

1) Custo e demora dos censos. Ex: peso ao nascer de nascidos vivos no Brasil Por que usar amostra?

2) Populações muito grandes. Ex: nº de peixes no mar Por que usar amostra?

3) Impossibilidade física de examinar toda a população. Ex: fósforos fabricados Por que usar amostra?

4) Comprovado valor científico das informações coletadas por meio de amostras. Ex: consumo de bebida alcoólica entre adolescentes Por que usar amostra?

Definir critérios de seleção Técnica usada 1.Amostra aleatória, casual, ou probabilística 2.Amostra semiprobabilística 3.Amostra não probabilística ou de conveniência Como obter uma amostra?

1.Amostra aleatória, casual, ou probabilística Constituída por n unidades retiradas ao acaso (por sorteio) População conhecida, unidades identificadas (por nome ou número) Pode ser simples ou estratificada Como obter uma amostra?

Amostra simples : unidades homogêneas para a variável estudada. Como obter uma amostra? EX: sorteio de 2% (10) dos 500 pacientes de uma clínica veterinária para entrevistar sobre a qualidade de atendimento dos médicos veterinários.

Amostra estratificada : unidades heterogêneas para a variável estudada. Como obter uma amostra? EX: na mesma clínica, suspeita-se que chegam mais pacientes machos que fêmeas. Aproximadamente ½ são machos. Deseja-se saber sobre casos positivos para erlichiose.

2.Amostra semiprobabilística Possui n retirado da população por procedimentos parcialmente aleatórios Pode ser sistemática, por conglomerados, por quotas. Como obter uma amostra?

Amostra sistemática : n unidades retiradas segundo um sistema preestabelecido. Como obter uma amostra? EX: na mesma clínica, 2% de 500 pacientes com presença de cinomose, a amostra será 10 pacientes. Divide 500 por 10 (50). Sorteia um número entre 1 e 50. Se sair 27, esse é o número do paciente selecionado até completar a amostra.

Amostra por conglomerados : n unidades tomadas de alguns conglomerados (conjuntos de unidades agrupadas por qualquer razão). Como obter uma amostra? EX: um dentista deseja saber sobre a necessidade de aparelho ortodôntico em crianças com 12 anos. Ele sorteia 3 escolas de ensino fundamental (conglomerado) e examina todas as crianças com 12 anos.

Amostra por quotas : n unidades retiradas segundo quotas estabelecidas. Como obter uma amostra? EX: pesquisa sobre preferência de modelo de carro. Entrevista homens e mulheres com mais de 18 anos que vivem em uma metrópole (Recife) na proporção do censo demográfico em termos de sexo, idade e renda. Vai as ruas entrevistar determinada quota, com determinada característica.

3.Amostra não-probabilística Possui n unidades retiradas em amostra pela facilidade em acessar. Como obter uma amostra? EX: professor que toma os alunos de sua classe como amostra de toda a faculdade.

Amostra aleatória  Listagem da população  Inviabilidade Avaliação das técnicas de amostragem

Amostra sistemática  Não precisa da população conhecida  Informações organizadas Avaliação das técnicas de amostragem

Amostra por conglomerados  Exige livre acesso aos conglomerados Avaliação das técnicas de amostragem

Amostra por quotas  Exige algum conhecimento da população  Unidades não precisam estar numeradas Avaliação das técnicas de amostragem

Na prática...  Trabalha com unidades que tem acesso Avaliação das técnicas de amostragem

ATENÇÃO!!!!  Descrever muito bem a amostra por conveniência  Representa população semelhante àquela incluída na amostra Avaliação das técnicas de amostragem

ESTATÍSTICA resume uma característica da amostra PARÂMETRO resume uma característica da população. Estatísticas e parâmetros Pesquisa eleitoral

Altura da população Estatísticas e parâmetros Não há garantias da estatística tenha valor próximo do parâmetro desde que a amostra seja obtida por técnica adequada e bom tamanho.

Amostra grandes – maior confiança às conclusões Qualidade da estimativa depende do tamanho da amostra*  Nem grande, nem pequena  Pensar no orçamento (custo)  Observar o usual na sua área (pesquisa) Tamanho da amostra

Exemplo: antropólogo quer saber o percentual de pessoas de sangue tipo O numa ilha isolada e precisa saber o tamanho da amostra ideal.  Margem de erro? ± 5%(d)  Nível de confiança? 95% => z=1,96  Percentual de pessoas baseado em estudos? Entre 30% e 60% (p) Tamanho da amostra

Bons estudos!

Próximo tema Apresentação de dados em tabelas