Produto e desenvolvimento de novo produto

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Transcrição da apresentação:

Produto e desenvolvimento de novo produto Fluxo de desenvolvimento de novos produtos Geração de idéias Triagem De idéias Desenvolv. e teste de conceito Estrat. de MKT Análise comercial Desenvolv. de produto Teste de mercado Comerciali- zação A estratégia de MKT e a análise comercial podem ser unificadas

Desenvolvimento de novos produtos O fator número 1 do sucesso é o produto ser superior e único. 1- O sucesso de projetos de DNP deve ser medido usando as seguintes dimensões: Sucesso financeiro (lucratividade do projeto); Desempenho técnico medindo a vantagem competitiva; Avaliar na perspectiva do cliente – fatia de mercado e satisfação; Raramente se alcança sucesso em todas as dimensões. Frequentemente, as empresas sacrificam algum nível de sucesso em uma dimensão p/ alcançar sucesso na outra. O sucesso depende de: Quanto maior o entendimento da empresa sobre as necessidades do consumidor; Maior a relação desempenho/custo; Mais cedo for lançado (antes do concorrente); Maior a margem de contribuição esperada;

Desenvolvimento de novo produto Sucesso depende: Maior o gasto em propaganda de lançamento; Maior o apoio da alta administração; Maior o trabalho inter-funcional da equipe. Produto c/ vantagem competitiva  soluciona um conjunto de problemas melhor que qualquer outro concorrente. Isto é possível devido às capacidades técnicas, de fabricação, gerenciais ou de MKT exclusivas da empresa, às quais não são facilmente copiadas pelas outras. Contribuições: Dos clientes sobre as necessidades não satisfeitas; Do MKT sobre a concorrência para satisfazer esta necessidade; Da fabricação sobre o que a empresa pode produzir p/ satisfazer a necessidade. Da engenharia sobre tecnologias adicionais disponíveis. Do P&D sobre novas maneiras de potencialmente satisfazer necessidades. Do setor financeiro sobre os custos e os benefícios.

Processo de desenvolvimento de produto - etapas 1- Geração de ídéias Fontes internas –pessoal de produção, executivos+vendedores(contato direto c/ consumidores) Consumidores – sugestões, reclamações, observações de consumo (descobrir necessidades insatisfeitas). Algumas pesquisas qualitativas: a) Vivenciar problemas do cliente para tentar resolvê-los (testar produtos.Ex. cozinhas “laboratórios” p/ teste de equipamentos); b) Observar criticamente aqueles c/ problemas de interesse (informação tácita – coisas que o cliente sabem mas não conseguem expressar);c) entrevistas em profundidade sobre os problemas deles;d) excursões antropológicas (viva c/ os clientes e os observe criticamente – ex.: cliente fantasma); e) voz do cliente – entender um conjunto de necessidades do cliente c/ clareza p/ fazer trade-offs(relação de perda e ganho), investiga o porquê e as funções de tal produto. 2- Análise de idéias Investigação preliminar – temos pessoal, habilidades, recursos p/ que o produto obtenha sucesso. Se adapta aos objetivos da empresa?

Etapas de desenvolvimento do produto 2- Analise de idéias  A) investigação preliminar – desenvolver avaliações de mercado, avaliações técnicas e de praticabilidade e avaliações financeiras. Atratividade e o potencial de mercado, a provável aceitação do conceito pelo cliente a intensidade de competitividade. B) investigação detalhada – monta um caso de negócios justifica o projeto detalhando o projeto o plano p/ completá-lo. (acompanhar figura 8.9 interdependência das tarefas na montagem de um caso de negócios). 3- Teste de conceito – descrição escrita ou uma representação visual da idéia de um produto novo. Inclui os benefícios e atributos primários do produto. Protótipo – é o conceito de um produto em uma forma física (estética e ergonômica) p/ depreender a reação do cliente.

Etapas do desenvolvimento de novo produto 4- Estratégias de MKT e análise comercial A) ajuste de mercado-alvo, posição planejada p/ o produto e vendas, participação de mercado e lucro em médio e longo prazo; B) definição de preço planejado p/ o produto, sua distribuição e orçamento de MKT para o primeiro ano; C) planejamento de vendas a longo prazo, e monitoramento da estratégia de mix de MKT. 5- Desenvolvimento do produto A) Teste de mercado – alto custo, desperta a concorrência, pode não ser número representativo de consumidores. B) Comercialização – Quando/ (introduzir um novo produto) Onde? (localidade, região, mercado nacional/inter.) Para quem? (usuários permanentes, lideres de opinião). Como? (plano de ação adequar o mix – campanha publicitária – oferta de prêmios, etc).

Processo de adoção do novo produto pelo consumidor Estágios do processo de adoção: A) Conscientização B) Interesse C) Avaliação D) Experimentação E) Adoção Fatores que afetam o índice de adoção do novo produto: Resistência à mudanças (geralmente os jovens de classe alta são adotantes imediatos) Influência pessoal (especialmente no estágio de avaliação) Caracteristicas da inovação: Vantagem relativa- (preço, facilidade de uso, economia tempo) Compatibilidade- consistente c/ valores, experiências do cliente Complexidade- facilidade em entender e usar o produto Experimentação- degustação, experimentar testando, usando Observação- resultados de uso visíveis para outros.