>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>. 0,26 CAPS por 20.000 habitantes ¼ da necessidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes de Atenção à Saúde (Portaria GM/MS n°4.279/2010) Estado do Tocantins Setembro de 2015.
Advertisements

CONSULTÓRIO NA RUA DIRETRIZES E DESAFIOS. UMA PROPOSTA NOVA Proposta que procura ampliar o acesso da população em situação de rua ao SUS e ofertar, de.
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - SUS/MG
IMPLANTAÇÃO GRADUAL DO MODELO DE ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA MARINGÁ Maria Tereza S. R. Lopes Gerente de Planejamento.
Audiência Pública Senado Brasília – Dezembro de 2014 Tema "políticas públicas de prevenção do câncer de intestino, bem como instruir a elaboração de projeto.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
ATENÇÃO BÁSICA NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE:
Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal - Piauí -
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Estatuto do Idoso como ferramenta de combate a violação de direitos
OUVIDORIA: uma prática de fortalecimento da gestão democrática e da garantia de direitos educacionais Teresa Jussara Luporini Zélia Maria Lopes Marochi.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - SUS/MG
Contribuir para a qualificação da atenção e da gestão em saúde; Contribuir para organizar redes de atenção, considerando o ordenamento prioritário da.
A MODELAGEM DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. MOMENTO 1: A ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE MOMENTO 2: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
51º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina 22 e 23 de março de 2012 BLUMENAU.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
FLÁVIA CAVASSIN SILVA TELLES¹ TÂNIA MARA MAZUROK².
 O que é um plano de ação?  Como selecionar problemas para o plano?  Quais as principais causas geradoras do problema?  Qual a situação futura que.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Dimensão da Atenção Primária à Saúde PROBLEMA(S)PRESSUPOSTOSPERGUNTAS OBJETIVOS (GERAIS E ESPECÍFICOS)
Responsabilidade Social Projeto Cuidados Continuados Integrados
SERVIÇO SOCIAL Carla Letícia Raupp Ramos CRESS nº 2930/12ª R Cláudia Leal CRESS nº 2528/12ª R Jerbbera Joplyn de Souza CRESS nº 5171/12ª R Instituto São.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS E AÇÕES SOCIAIS E CIDADANIA DIRETORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL.
REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Declaração de Caracas Documento que marca as reformas na atenção à saúde mental nas Américas. ESUDA, 12 de maio de 2014 Rossana Rameh
OFICINA DE PUERICULTURA Relato de Experiência Ft. Karoline Favero Ft. Paula Carnevali.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
ACADEMIA DA SAÚDE Um Espaço de Vivências - Experiência do Pólo de Balneário Piçarras/SC Aline Carla Sant’Anna.
APONTAMENTOS SOBRE REDES RAS EM SANTA CATARINA II OFICINA DE FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA.
GESTÃO DO PAIF.
TRANSFERÊNCIAS FEDERAIS “FUNDO A FUNDO”A MUNICIPIOS Portaria GM 204 de 29 de janeiro de 2007 BLOCOS6 COMPONENTES24 REPASSES INCENTIVOS 178 Fonte: FNS/MS.
OS SISTEMAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE – AS NOVAS RELAÇÕES ENTRE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E ATENÇÃO AMBULATORIAL ESPECIALIZADA 16 de abril de 2015 Foz do Iguaçu.
GERÊNCIA DOS COMPLEXOS REGULADORES - GECOR SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS E REGULAÇÃO - SUR DIR.DE PLANEJAMENTO CONTR.E AVAL.DO SUS - DIPA.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
ESTRUTURA OPERACIONAL DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Dinâmica de Grupo Ações Intersetoriais Ministério do Desenvolvimento Social e.
PREVALÊNCIA DE COMORBIDADES NO MUNICÍPIO DO MEIO OESTE CATARINENSE - VARGEM – SC E INTERVENÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Secretaria de Estado da Saúde.
Equipe técnica: Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Cardiologia, Ginecologia.
Política de Regulação Cursos de Medicina Brasília, 5 de fevereiro de Avanços.
1. 2 CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS 6º Seminário FEMIPA Gerenciamento de Situações de Crise na Saúde O Modelo e a Experiência dos Cuidados Continuados.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 2º TRIMESTRE de 2008.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Medidas para o Fortalecimento da Assistência Farmacêutica e a Qualificação da Judicialização da Saúde Caroline Cabral Zonta Promotora de Justiça Coordenadora-Adjunta.
COAP INFORMAÇÃO EM SAÚDE INDICADORES INDICADORES Florianópolis, Julho 2013 Superintendência de Planejamento e Gestão Gerência de Planejamento SECRETARIA.
Protocolo de prevenção de úlcera por pressão: cuidados de enfermagem conforme escala de risco Enfermeiro Jaci Simão Boing, Msc.
“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS” Dr. Celso Luiz Dellagiustina Presidente do COSEMS/SC.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 2: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Reduzir a mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal Organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil.
Camila Alves Soares - graduanda em Psicologia e bolsista da PREX Hilzanir Barbosa de Medeiros - psicóloga, coordenadora do CAPSi e supervisora do projeto.
A SAÚDE MENTAL NOS MUNICÍPIOS BAIANOS
Transcrição da apresentação:

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

0,26 CAPS por habitantes ¼ da necessidade

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

CAPS I92 CAPS II10 CAPS AD14 CAPS i23 CAPS III9 CAPS ADIII17

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Psiquiatria 2012

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> 2º. lugar no Brasil em nº. de hospitais gerais e 3º. lugar em nº. de leitos.

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

Municípios que têm NASF com psicólogo Região de Saúde de Xanxerê

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Região de Saúde da Serra (Lages) NASF com psicólogo

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

Falta de acesso – carência de serviços Pouca eficiência, pouca eficácia Falta de comunicação entre os serviços Referência e contrarreferência precárias Aumento de oferta gera aumento irracional de demanda Consumo irracional de remédios Ausência de regulação Ausência de protocolos clínico e de acesso Efetividade deficiente (custo X qualidade) Dificuldades para avaliar Judicialização exagerada

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>. Municípios com CAPS na Foz do Itajaí

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Municípios com CAPS no Alto Vale do Itajaí

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Municípios com CAPS Alto Vale do Uruguai

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Número de habitantes do Extremo Sul que têm possibilidade de acesso a CAPS

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Municípios do Extremo Sul

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

População com acesso a CAPS AD e a CAPS i

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Porta giratória

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Alta média de permanência + porta giratória = institucio- nalização grave

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Residencial terapêutico reabilitação e Programa De Volta para Casa

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

Serviços diferentes para as diferentes necessidades. Mais do que um fluxo: Linha de cuidado

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

Filtros

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Uma Região de Saúde

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Atenção primária

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

De modo geral, em todos os sistemas de saúde do planeta, uma organização das redes, a partir de regiões definidas, tende a melhorar os resultados sanitários nas condições crônicas, diminuir as referências a especialistas e a hospitais, aumentar a eficiência dos sistemas de atenção à saúde, produzir serviços mais custo-efetivos e aumentar a satisfação das pessoas usuárias.

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

Região de Saúde

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> 16 Regiões de Saúde

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

Apoio à Saúde da Família, na rede básica (atenção primária) NASF

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

Municípios que dão aos seus cidadãos acesso a CAPS (6) Região de Saúde do Oeste

>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>

j) definição, em protocolo, de um fluxo intersetorial entre instituições da educação, da segurança pública, da assistência social e da saúde. k) montagem de um programa de qualificação e de educação continuada na atenção psicossocial, por parte da Secretaria de Estado da Saúde, abrangendo as equipes de saúde mental e de saúde da família, da região. l) montagem de um programa de divulgação de protocolos assistenciais, a cargo da Secretaria de Estado da Saúde, capacitando as equipes da região para seu uso. m) montagem de um programa de prevenção do óbito autoprovocado, a cargo da Secretaria de Estado da Saúde, voltado às equipes da região. n) implantação ou qualificação de trabalho de matriciamento. o) incentivo à intensificação de supervisão de equipes de CAPS. p) estabelecimento de NASF em todos os municípios que tenham 3 ou mais equipes de saúde da família.