Sem Contabilidade não existe empresa! Prof.Dr.Genival Ferreira - UFPE/APCC 1 O Dia a Dia do Escritório de Contabilidade Século XX e Século XXI www.genival.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GERÊNCIA DE REQUISITOS Engenharia de Requisitos Departamento de Informática Pontifícia universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Joanna.
Advertisements

e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL EM MATO GROSSO DO SUL
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
Gestão de compras 4 CAPÍTULO. 1 - Introdução Função de Compras – Papel estratégico nos negócios modernosFunção de Compras – Papel estratégico nos negócios.
Economia Informal e Precariedade
I Ciclo de Palestra STAB Leste Palestrante : Graduada em Administração de Empresa. Pós-graduada em Gestão de Tecnologia da Informação. 24 anos de experiência.
O Diagnóstico da Crise Hídrica no Brasil – Dimensão Climática Paulo Nobre Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE Comissão Mista de Mudanças Climáticas,
Diretoria de Ensino PCNP Isabel Bonadio.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Vários estudos biológicos provaram que um sapo colocado num recipiente com a mesma água de sua lagoa, fica estático durante todo o tempo em que aquecemos.
Projeto Gestão em Rede: Prevenção da Mortalidade Materna e Neonatal Termo de Outorga n º / Processo n º FAPESC1436/2012 SEMINÁRIO GESTÃO EM.
ENTREVISTA ATENÇÃO! UTILIZE OS SLIDES APENAS COMO MATERIAL ACADÊMICO. NÃO O PASSE A TERCEIROS. OBRIGADA.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
O que é? O jCompany Developer Suite é um framework que embala, especializa, integra e homologa dezenas de projetos open source.
Workshop Arrisca C ’12 Da ideia ao Negócio Jorge Figueira 3 outubro 2012.
Introdução a Pesquisa Científica
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque não existe desenvolvimento abrangente e equitativo sem análise crítica da tessitura histórica.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Imprensa e Defesa do Consumidor Nadja Sampaio Hoje, com duas páginas por semana, às quartas- feiras e domingo. São recebidas cerca de 70 reclamações.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
ÉTICA NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Geciane Silveira Porto –
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
NAF: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL 1º Sem DIFUSÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL, APOIO E ATENDIMENTO A CONTRIBUINTES DE BAIXA RENDA.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Quem pode receber o benefício? Eu sou elegível? Nasceu no dia 1 de abril de 1952 ou antes dessa data? Não é elegível para receber o benefício Não deixe.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
Processo diretivo desenvolvido pelo gerente para treinar e orientar um empregado, de acordo com as realidades do ambiente de trabalho, ajudando-o a eliminar.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
RESULTADOS FINANCEIROS E OPERACIONAIS 3T Agenda ► Destaques ► Resultados Operacionais ► Introdução ► Resultados Financeiros.
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
Marina Aparecida Pereira Fonseca
Aula 03 –PARTE : Norma NBR ISO 9001:2008 Ghislaine Miranda Bonduelle.
Tecnologia como ferramenta para redução de custos no cartório Luiz Werner
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Empreende dorismo Enquadramento Histórico. empreendedorismo  As preocupações com a temática do empreendedorismo são relativamente recentes  O mundo.
Aula 8: Pesquisa-ação.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Escrituração Escolar.
Fundamentos da Administração
Trabalho e Sofrimento Psíquico
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Bem-vindo ao. Você tem as perguntas.Nós temos as respostas! Juntos podemos alcançar melhores resultados de negócios.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Princípios (ou valores) da empresa - Processo decisório; -Comportamento da empresa no cumprimento de sua missão; - Devem responder à seguinte pergunta:
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
Abordagem Prática para Administrar as Mudanças
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Introdução à Sequências Professora Thais Clara da Costa Haveroth.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
WellingtonRobertoSchmidt
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
Padronização e Melhoria
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Vivemos numa sociedade globalizada, em que o dinheiro parece mandar em tudo e é procurado a qualquer custo. Para muita gente, ter dinheiro significa.
Transcrição da apresentação:

Sem Contabilidade não existe empresa! Prof.Dr.Genival Ferreira - UFPE/APCC 1 O Dia a Dia do Escritório de Contabilidade Século XX e Século XXI  Introdução  Os Padrões e os Patrões  A Crise de Identidade Profissional  O Escritório (Passado, Presente e Futuro)  Erros mais Comuns  Busca do “Novo”  Conclusão

Sem Contabilidade não existe empresa! Prof.Dr.Genival Ferreira - UFPE/APCC 2 O Dia a Dia do Escritório de Contabilidade Século XX e Século XXI  Introdução  SEGUNDO O CLIENTE:  Segunda – Feira – Fofocas de Final de Semana  Terça – Feira – Preparação dos relatórios prometidos para a Segunda  Quarta – Feira – Análise da situação vivida na Terça  Quinta – Feira – Trabalho Árduo para desfazer as impressões que ficaram com os atrasos da Terça  Sexta – Feira – Precisamos planejar o final de semana  Sábado – Churrasquinho na Granja com os amigos  Domingo – Vamos ficar em casa pois a família precisa de assistência!

Sem Contabilidade não existe empresa! Prof.Dr.Genival Ferreira - UFPE/APCC 3 O Dia a Dia do Escritório de Contabilidade Século XX e Século XXI Realidade do Século XX: Segunda a Sexta: Preenchendo DARFs e similares que deixaram de ser pagos nos vencimentos; Sábado: Procurando uma solução para os problemas de baixos honorários; Domingo: Repetindo a Rotina do Sábado, só que tomando uma cervejinha ( QUE NINGUÉM É DE FERRO!!!) UUFFAA!!!

Sem Contabilidade não existe empresa! Prof.Dr.Genival Ferreira - UFPE/APCC 4 O Dia a Dia do Escritório de Contabilidade Século XX e Século XXI Precisamos no Século XXI: Segunda a Sexta: Produzir Informações para os clientes utilizarem na Tomada de Decisões Sábado: Buscar Solucionar pendências de natureza pessoal Domingo: Reflexão sobre o que se deve fazer num Escritório de Contabilidade

Sem Contabilidade não existe empresa! Prof.Dr.Genival Ferreira - UFPE/APCC 5 O Dia a Dia do Escritório de Contabilidade Século XX e Século XXI Padrões e Patrões Século XX: Normatização e Criatividade Século XXI: Consciência e Inovação

Sem Contabilidade não existe empresa! Prof.Dr.Genival Ferreira - UFPE/APCC 6 O Dia a Dia do Escritório de Contabilidade Século XX e Século XXI Crise de Identidade Profissional Século XX: O Mito das Profissões “nobres” Século XXI: A Realidade das “novas profissões”

Sem Contabilidade não existe empresa! Prof.Dr.Genival Ferreira - UFPE/APCC 7 O Dia a Dia do Escritório de Contabilidade Século XX e Século XXI O Escritório de Contabilidade Passado – Livros e Guarda-Livros Presente – Transição para o verdadeiramente “novo” Futuro – Não aos padrões Cada Problema é específico Não há solução padronizada Criatividade e Inovação é o que importa Ética mais presente

Sem Contabilidade não existe empresa! Prof.Dr.Genival Ferreira - UFPE/APCC 8 O Dia a Dia do Escritório de Contabilidade Século XX e Século XXI ERROS MAIS COMUNS 1) - Desconhecer as mudanças no Brasil/mundo 2) – Exagerar no “Achismo” 3) - Fazer “como os nossos pais” 4) - Buscar imitar o “errado” 5) – Insistir em Normatizar

Sem Contabilidade não existe empresa! Prof.Dr.Genival Ferreira - UFPE/APCC 9 O Dia a Dia do Escritório de Contabilidade Século XX e Século XXI BUSCA DO “NOVO” 1) – Vontade de aprender 2) – O genérico é melhor que o específico 3) – Emprego não é carteira assinada 4) – Palavra de Ordem: Desmistificação 5) – Não há negócios sem RISCOS

Sem Contabilidade não existe empresa! Prof.Dr.Genival Ferreira - UFPE/APCC 10 O Dia a Dia do Escritório de Contabilidade Século XX e Século XXI CONCLUSÕES 1) – O Escritório de Contabilidade é fonte de geração de Riqueza, não apenas do Contador-Proprietário; 2) - O Produto Principal do Escritório de Contabilidade é a CONTABILIDADE; 3) – Precisa mudar constantemente para adaptar-se às novas demandas; 4) – Sem Contabilidade não existência Empresa; 5) – O Fisco não é o principal usuário da Contabilidade; 6) – A Competição dos Produtos e Serviços é que garante a eternidade da Contabilidade; 7) – Estamos no Século XXI.