ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Tempo contínuo vs. Discreto  Sinal Determinístico vs. Aleatório  Conceito de frequência  Amostragem.
Advertisements

O QUE É FICHAMENTO? É uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Portifólio Prof. Ricardo Raele. Prof. Ricardo Raele é um cientista brasileiro, mestre em administração e doutorando em biologia. Começou sua carreira.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Linguagem Acadêmica: pré- redação, movimentos retóricos e sintagmas lexicais Prof. Ayres Nogueira.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza.
Pesquisa Social.
Márcia S. Veronezi Cappellari Orientador: Marcelo S. de Azambuja
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
Ciência da Informação em contexto Peter Ingwersen.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Insira a data.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise de processos interacionais no Espaço Virtual de Aprendizagem da Unisul: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Didática I a partir da.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
Metodologia da Pesquisa 2015/2 PPG Música em Contexto – UnB Profa. Isabel Montandon Colaboradora: Profa. Delmary V. Abreu PPG Música em contexto – UnB.
Trabalhos Científicos Trabalhos científicos MONOGRAFIA ARTIGO CIENTÍFICO TESE DISSERTAÇÃO RESENHA CRÍTICA.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Júlia Venâncio.
Fases da Pesquisa Científica  tema = assunto que se deseja estudar e pesquisar. Deve ser preciso, específico, e escolhido de acordo com o interesse, as.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
Trabalhando com produção textual
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
METODOLOGIA DA PESQUISA COMO CONSTRUIR UMA BOA REVISÃO DE LITERATURA
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
A instrumentalidade no trabalho do assistente social
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Atividades didáticas para o ensino fundamental a partir dos gêneros de discurso, com base na Proposta Curricular de Santa Catarina, Linguística Aplicada.
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Pesquisa Qualitativa: Uwe Flinck a) Aspectos Essenciais da Pesquisa Qualitativa 1 – Escolha Correta do Método e Teoria; 2 – Reconhecimento e análise de.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Oficina Reações Químicas
1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO 1.1. – Porque Falhamos. O sucesso de uma organização, seja qual for, pública ou privada, é algo desejado.
Tecnociência e suas implicações para a educação
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA Grupo: Alex Bruno Maxwell Celestino Victor Cortez

Análise do Discurso A ANÁLISE DO DISCURSO foi desenvolvida a partir de diferentes panos de fundo, sendo um deles a Análise de Conversação (é o estudo da interação verbal e não verbal em situações cotidianas e procura descrever a forma de interações formais e informais). A psicologia discursiva, tal como foi desenvolvida por Edwards e Potter, Harré e Potter e Wetherell, tem por OBJETIVO: Demonstrar como, nas conversações, “as versões conversacionais dos eventos (memórias, descrições, formulações) apresentadas pelos participantes são construídas para a atividade interativa e comunicativa”. Embora a análise de conversação seja designada como ponto de partida, o foco empírico concentra-se mais no “conteúdo da fala, em seu assunto e em sua organização mais social do que propriamente linguística”, o que permite a análise de fenômenos psicológicos como a memória e a cognição enquanto fenômenos sociais e, sobretudo, discursivos.

Análise do Discurso Uma ênfase especial é dada à construção de versões de eventos em relatórios e em apresentações. Analisam-se os “repertórios interpretativos” utilizados nessas construções. Os procedimentos analíticos do discurso referem-se não apenas às conversas cotidianas, mas também a outros tipos de dados, como entrevistas (ver exemplos em Potter e Wetherell, 1998, sobre o tema do racismo) ou reportagens nos meios de comunicação (em Potter e Wetherell, 1998, sobre a construção de versões na cobertura da Guerra do Golfo). O processo de pesquisa de Willig (2003), na psicologia discursiva, primeiro descreve as etapas da utilização do texto ou da fala que ocorrem naturalmente. Deve-se proceder a ̀ leitura cuidadosa das transcrições. Esse processo e seguido pela codificação do material e sua análise.

Análise do Discurso Segundo Potter e Wetherell (1987, p. 167), AS QUESTÕES DE ORIENTAÇÃO são: 1.Por que estou lendo esse trecho desta forma? 2.Quais características do texto originam esta leitura? A análise concentra-se no contexto, na variabilidade e nas construções presentes no texto, e, por fim, nos repertórios interpretativos utilizados nos textos. O último passo e a descrição minuciosa de uma pesquisa analítica do discurso. A redação deve ser parte integrante da análise e conduzir o pesquisador de volta ao material empírico. Parker elaborou um modelo de analise critica do discurso, desenvolvida sobre o pano de fundo de Michel Foucault, daí o fato de esse modelo ser também referido como “ANÁLISE FOUCAULTIANA DO DISCURSO”. Onde, o foco concentra-se mais nas questões ligadas à crítica, à ideologia e ao poder do que nas outras versões da análise do discurso.

Análise do Discurso Parker sugere diversas etapas para o processo da pesquisa. O Pesquisador deve: 1.Transformar o texto a ser analisado em texto escrito, caso ainda não seja. 2.A etapa seguinte inclui a livre associação a variedades de significados como forma de acessar redes culturais, e estas devem ser anotadas. 3.Os pesquisadores devem relacionar sistematicamente os objetos em itens, normalmente assinalados por substantivos, no texto ou no trecho selecionado do texto. 4.Devem manter uma distância do texto, tratando-o como o próprio objeto de estudo, e não como algo a que pareça “referir-se”. 5.Eles devem, então, relacionar, de modo sistemático, “os sujeitos” – personagens, pessoas, papéis – especificados no texto, 6.Reconstruir os direitos e as responsabilidades pressupostas dos “sujeitos” especificados no texto, e, por fim, 7.Mapear as redes de relacionamentos de acordo com padrões. Esses padrões da linguagem são “discursos” e podem, então, ser situados em relações de ideologia, de poder e de instituições.

Qual a contribuição para a discussão metodológica geral? Os estudos analíticos do discurso analisam questões que se aproximam mais dos tópicos das ciências sociais do que daqueles da análise de conversação. Combinam procedimentos analíticos da linguagem com análises de processos de conhecimento e construções sem restringirem-se aos aspectos formais das apresentações e dos processos linguísticos. Como o método se ajusta no processo de pesquisa? O pano de fundo teórico da análise do discurso e o construcionismo social. As questões de pesquisa concentram-se na definição das formas como a produção da realidade social pode ser estudada nos discursos sobre determinados objetos ou processos. O material empírico varia de artigos da mídia a entrevistas. As interpretações baseiam-se nas transcrições dessas entrevistas ou nos textos a serem encontrados.

Quais as limitações do método? As sugestões metodológicas sobre como realizar as análises do discurso permanecem ainda bastante imprecisas e implícitas em boa parte da literatura. Nos trabalhos publicados ate agora, o que predominam são as alegações teóricas e os resultados empíricos.