EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO Monica Castagna Molina – Universidade de Brasília João Lopes de Albuquerque Montenegro – Consultor OE/CDES Liliane.

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Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO Monica Castagna Molina – Universidade de Brasília João Lopes de Albuquerque Montenegro – Consultor OE/CDES Liliane Lúcia Nunes de Aranha Oliveira – MEC/Inep

População rural: 31,4 milhões

PERSISTÊNCIA DE ELEVADO CONTIGENTE DE ANALFABETOS, REFORÇANDO DESIGUALDADES

Fonte: IBGE – PNAD 2007

NÍVEL DE ESCOLARIDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA É BAIXO E DESIGUAL

(Mil pessoas) Fonte: IBGE – PNAD 2007

ACESSO RESTRITO À EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE, SOBRETUDO PELAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS

NÍVEIS INSUFICIENTES E DESIGUAIS DE ACESSO, PERMANÊNCIA, DESEMPENHO E CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Fonte: MEC/Inep – EducaCenso 2007

EXTREMA PRECARIEDADE NA INFRA-ESTRUTURA DA OFERTA EXISTENTE Fonte: MEC/Inep – EducaCenso 2007

FORMAÇÃO DOS EDUCADORES

EM BUSCA DA EQUIDADE: DAS DESIGUALDADES AOS DIREITOS “Há um outro sentido possível de focalização: como ação reparatória, necessária para restituir a grupos sociais o acesso efetivo a direitos universais formalmente iguais – acesso que teria sido perdido como resultado de injustiças passadas, em virtude, por exemplo, de desiguais oportunidades de gerações passadas que se transmitiram às presentes na perpetuação da desigualdade de recursos e capacidades. Sem ação-política-programa, focalizados nesses grupos aqueles direitos são letra morta ou se cumprirão num horizonte temporal muito distante. Em certo sentido, essas ações complementariam políticas públicas universais, afeiçoando-se à sua lógica, na medida em que diminuiriam as distâncias que normalmente tornam irrealizável a noção de igualdades de oportunidades embutidas nesses direitos.” Célia Lessa