Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.

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Transcrição da apresentação:

Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência da leitura e escrita; Articulação das competências para aprender; Articulação com o mundo do trabalho.

A Leitura e a escrita como compromisso de todas as áreas

Por que todas as disciplinas devem promover o trabalho com a leitura e a escrita?

Concepções de leitura Como costumam ser propostas as atividades de leitura para os alunos em sala de aula? Como deveriam ser propostas?

Práticas relatadas por professores Leitura silenciosa do aluno, grifando as palavras desconhecidas; Leitura silenciosa, resposta às questões propostas e correção coletiva das questões ; Leitura oral coletiva (cada aluno lê um trecho) sem interrupção; Leitura oral do professor com paradas para explicação sobre o texto lido; Leitura compartilhada – professor medeia de acordo com o grau de dificuldade do texto e com os objetivos de leitura: lê um pouco, propõe questões, sugere a leitura individual de partes, retoma a leitura, lê mais um trecho etc.

Duas grandes perspectivas em termos de concepções de leitura O sentido está dado de antemão no texto e cabe ao leitor decodificá-lo e interpretá-lo; O(s) sentido(s) é (são) (re)construído(s) no ato de leitura e para tanto o leitor relaciona texto, suas condições de produção, seus próprios conhecimentos prévios, crenças etc.

A mediação do professor ANTES da leitura Ativação de conhecimento prévio Estabelecimento de objetivos Antecipação/levantamento de hipóteses

O TRABALHO COM LEITURA NA ESCOLA : UMA SÍNTESE Um trabalho adequado c/ leitura, na perspectiva de formação para um exercício mais pleno da cidadania, deve: Possibilitar que os alunos confiram sentido ao que leem (tomar a leitura como situação de interlocução em que sempre há objetivos e motivações); Conter atividades que visem subsidiar os alunos para a (re) construção dos sentidos do texto e não simplesmente visar a checagem da compreensão ou fornecer todos os elementos; Apresentar atividades/questões antes, durante e depois da leitura, levando em conta a legibilidade dos textos para os alunos;

O TRABALHO COM LEITURA NA ESCOLA : UMA SÍNTESE (2) Explorar diferentes capacidades, levando em conta a legibilidade dos textos para os alunos e os objetivos e conteúdos das disciplinas; Contemplar o que está nas linhas, entre as linhas e por trás das linhas; Contemplar diferentes gêneros, explorando suas características, sem perder de vista a compreensão dos textos lidos; Diversificar estratégias: leitura individual, em dupla, coletiva, leitura do professor, dos alunos, com diferentes tipos de mediação etc.

Por que todas as disciplinas devem promover o trabalho com a leitura e a escrita?

Porque o desenvolvimento das capacidades de leitura dos alunos supõe conhecimentos específicos (das várias disciplinas) que muitas vezes o professor de português não possui; Porque a leitura e a escrita perpassam toda a produção de conhecimento (e sua (re)construção) em todas as disciplinas e suas práticas pedagógicas; Porque em diferentes disciplinas circulam gêneros, cujo domínio pode favorecer os processos de compreensão e produção de textos. Para tanto, devem ser explorados por todos os professores no contexto em que circulam de forma articulada com uma exploração da disciplina de LP.