Disciplina: Circuitos Digitais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Famílias Lógicas.
Advertisements

Família TTL.
Circuitos Elétricos I Adan Lucio P.
Circuitos Integrados Digitais ELT017
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA P ROF D R.: ANTONIO V. H. SOLA.
1 Eletrónica CET - Electromedicina Capítulo 1B – Análise de Circuitos em Corrente Alternada António Roque - ano lectivo 2012/2013 CET - Electromedicina.
Funções Prof. Márcio.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Noções de proporção: unidades de medida e escala
Aula 01 Conhecendo o Computador Prof. Filipe Mutz.
1 Circuitos Sequenciais: Registradores Disciplina: Circuitos Digitais Aula 20 Lucas Santos Pereira.
Aula Teórica nº 19 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9.3. Taxa de juro e procura agregada 9.4. Crescimento monetário.
Comportamento de busca informacional na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFMG por alunos da pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
Somadores e Multiplicadores
Matemática MDC e MMC.
Sistemas Lineares Prof. Dr. Cesar da Costa 3.a Aula: Linearização de Sistemas e Transformada de Laplace.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Calorimetria John Física Disciplina Professor. (Unesp 2011) Uma bolsa térmica com 500 g de água à temperatura inicial de 60 ºC é empregada para tratamento.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/1 AULA 8 Monitores: NATALIA GARCIA HUGO BRITO.
1 Unidade 1 - Minimização Computacional: Código BCD e Gray Disciplina: Circuitos Digitais Curso: Engenharia de Telecomunicações Aula 7 Lucas Santos Pereira.
Alimentação, Ambiente e Sustentabilidade
IFRN Técnico em Informática para Internet Desenvolvimento de Algoritmos Prof. Gilbert Azevedo.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
UTILIZAÇÃO DO ARDUINO NO CONTROLE E MONITORAMENTO DE NÍVEL DE LÍQUIDO
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
FUTURO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SISTEMA ELÉTRICO x CONSUMIDOR Julio Shigeaki Omori Novembro de 2015.
Proposta de Tecnologia para Controle de Velocidade de PIGs Instrumentados C. G. Pereira, R. R. G de Oliveira, G. F. de Lima, A. O. Salazar, A. L. Maitelli.
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
Professor: Dr. Edson Mesquita.  Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
Teoria das organizações -Profº Maximiano Pôrto
Algoritmos Grupos de Slides No 1. Prof. J. M. SIMÃO Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto LUCAS.
Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.
Definição A tarefa de definir adição tem desafiado médicos, juízes, padres, adictos, suas famílias e as pessoas em geral, por toda a história. Existem.
Estruturas Lineares de Dados Revisão Wolley W. Silva.
Politicas Ambientais. 6º Plano de Eficiência Energética 5º Comissão temporária sobre Alterações Climáticas 4º Acordo de Copenhaga 3º Convenção das Nações.
Jean Carlo Mendes
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Aula 2 – Diodo retificador prof: Elói Fonseca
1 Tensões como Variáveis Lógicas Disciplina: Circuitos Digitais Aula 9 Lucas Santos Pereira.
NÚMEROS COMPLEXO S Profª Juliana Schivani
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
Capítulo 2 Avaliar o Ambiente: Conceitos 1º Draft.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
 R Radicais livres são átomos ou moléculas com falta de electrões,por esse motivo, os radicais livres atacam outras moléculas para “roubar” electrões.
Bombas.
Lógica de Programação Aula 08 Prof. Marcelo Marcony.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Alimentos Irradiados Símbolo Internacional para indicar que produto irradiado O símbolo 2001: ANVISA aprova a Resolução (RDC) n qualquer alimento.
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Circuitos Sequenciais: Latch e Flip-Flop
1 1 Slide Programação Dinâmica Prof. Dr. Alexandre Pereira Salgado Junior.
Instrumentação – Conceitos Básicos Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-graduação em Ciências Mecânicas Professores.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Aula 6 – Resultante das Cargas.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
Disciplina: Circuitos Digitais Curso: Engenharia de Telecomunicações
Funções Trigonométricas Casos Gerais. As funções do tipo trigonométricas são escritas na forma a, b, c e d são constantes, com b e c diferentes.
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
Subtratores e Comparadores
Unidade 1 – Mapas de Karnaugh – 2 e 3 variáveis.
DHT –Distorção Harmônica Total
Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
Algoritmos Grupos de Slides No 3. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão composta "se senão" if else end Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Circuitos Digitais Fan-in, Fan-out, Tempo de Atraso, Tempo de Propagação e Dissipação de Potência Aula 10 Lucas Santos Pereira

REVISANDO ...

Níveis Lógicos A faixa de valores de tensão em um circuito digital vai de 0V (ground) a VDD. Obs.: na prática, há uma tolerância em relação aos níveis de tensão, que podem variar dentro de uma certa faixa de valores.

Fan-in e Fanout O comportamento de uma porta lógica real varia de acordo com o número de portas que estão conectadas em sua entrada e em sua saída. Para analisar esse comportamento existem dois termos: FAN-IN – número de portas lógicas conectadas na entrada; FAN-OUT – número de portas lógicas conectadas na saída.

Fan-in e Fan-out Fan-out: Fan-in: Fan-in = 1

Fan-in e Fan-out Exemplo 1 : Identificar o fan-in e fan-out das portas lógicas do circuito a seguir: 1 5 2 4 3

Fan-in e Fanout Exemplo 2 : Dada as portas lógicas abaixo determine o fan-in e o fan-out de cada uma: 1 2 3

O que causa o Fan-out Quanto maior for o fan-out maior será a carga da porta lógica e isso resulta em um maior tempo necessário para que o nível lógico fique estável. Em outras palavras, quanto maior o fan-out maior o tempo de atraso.

Tempo de atraso

Tempo de atraso Existem dois tipos de atraso: Atraso de transição: Tempo que a saída leva para ir de nível lógico baixo para alto (0-1) ou vice-versa. Atraso de subida Atraso de descida

Tempo de atraso tLH tHL Atraso de transição: tLH = low-to-high time ou rise time tr (tempo para ir de 10% a 90% da onda de entrada); tHL = high-yo-low time ou fall time tf (tempo para ir de 90% a 10% da onda de entrada); Geralmente tLH = tHL. tLH tHL

Tempo de atraso Existem dois tipos de atraso: Atraso de propagação: Tempo que leva para uma variação na entrada provocar uma variação na saída.

Tempo de atraso Exemplo: Dada a Figura abaixo calcule o tempo de atraso.

Potência Para as portas lógicas reais funcionarem uma fonte de tensão deve fornecer a potência necessária. Esta potência é consumida para manter os níveis lógicos de saída e para fazer as transições. Em uma porta lógica existem dois tipos de potência: Estática : Consumida para manter o nível lógico atual Dinâmica: Consumida para alterar o nível lógico.

Ptotal = Pestática + Pdinâmica Potência Ptotal = Pestática + Pdinâmica

Exercícios !! Saída Entrada Para a família TTL, temos níveis de tensão de entrada e saída. Identifique no gráfico a seguir as tensões máximas e mínimas de entrada e saída. Saída Entrada

Exercícios Calcule o tempo de atraso da subida, descida e propagação. Uma porta lógica possui tensão de alimentação (Vcc) igual a 2,5V. A corrente estática é de 20mA e a corrente dinâmica é 200mA. Calcule a potência estática, dinâmica e a potência total consumida pela porta.