Entrevistas semiestruturadas (16) e observação direta. De que forma é que as condições de trabalho estão relacionadas com as relações sociais de género,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma agenda positiva para a promoção de direitos de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Advertisements

SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
Economia Informal e Precariedade
TERCEIRIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: PERSPECTIVA CONSTITUCIONAL E DIREITOS FUNDAMENTAIS Gabriela Neves Delgado Professora Adjunta de Direito do Trabalho.
Escola Secundária Olavo Moniz Formação Pessoal e Social Engenharia Informática Wagner Do Rosário Ricardo Salvador Nuno Barros Edson Évora Heitor Silva.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Derivada, a linguagem do movimento. A derivada expressa o ritmo da mudança instantânea em qualquer fenómeno que envolva funções. Quando se trata de corpos.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
Enfermagem 30 horas: A conquista no Estado do Tocantins Profa. Msc. Enfa.: Dayana Franco 2012.
Margarida Mesquita CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DO GÉNERO CICLO GÉNERO EM DEBATE -Parentalidades e Responsabilidades Parentais II - 29 de Abril de.
Procedimentos Básicos de Segurança na prevenção de riscos de acidentes no manuseio de máquinas, equipamentos e instalações Ricardo Di Tommaso Bastos Engº.
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
O crescimento econômico e o aumento da necessidade de mão de obra têm suscitado uma crescente preocupação com relação à saúde do trabalhador como uma medida.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
As razões de escolha de um tema. Mulheres cientistas em Portugal: um lugar singular na Europa e na OCDE. O CIEG: 3 breves anos de história, avaliação.
Bullying se refere às agressões verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, exercidas por um ou mais indivíduos causando dor e angústia, para intimidar.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Introdução ao Diálogo Social Fernando Fonseca Programa Diálogo Social, Legislação do Trabalho e Administração do Trabalho CIF/OIT 7 de setembro de 2010.
Para entender o que é política pública Produção cultural
Introdução a Pesquisa Científica
Optimizar os vários espaços Um produto que não é exposto não vende, no entanto, a exposição desordenadas de produto também não. É preciso conhecer como.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Sugestões para discussão na consulta pública da Nova NR 12 Fórum Acidentes do Trabalho Análise prevenção e aspectos associados – 17/09/2009 Rodolfo AG.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
OS SISTEMAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
Prof Canaveira HSST Stress no Trabalho. Prof Canaveira HSST A palavra Stress (de origem inglesa) significa "pressão" ou "tensão". O Stress é a diferença.
A ARTE DE GERENCIAR PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES Aprenda Como Tratar os Tipos de Funcionários Existentes Numa Empresa.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
Thiago Rogel; Ivanildo Alves; Henrique França, Rodrigo Vilarinho e Fabrício Madureira. EFEITOS DA IDADE RELATIVA NA SELEÇÃO DE TALENTOS NO FUTEBOL Objetivo.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Baldur Schubert, Médico. Representante da Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS) no Brasil Saúde e Seguridade Social do Servidor 61º FONAC.
Fazer parte de um processo de conscientização da Qualidade de Vida no Trabalho, promover o bem estar físico, mental e social, resultando em benefícios.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
ESTUDOS DESCRITIVOS:. 1) Fornecem informações importantes para alocar recursos financeiros eficientemente e para planejar progra- mas de intervenção ou.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Fundamentos da Administração
1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
Cinco barreiras sistêmicas para sistemas de saúde ultra-seguros Limites da segurança de sistemas não parecem decorrer da insuficiência de ferramentas,
Passionate about Innovation Transporte Manual de Cargas Escritórios Sonae Sierra.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Aline Soares Gomes da Costa Kerolyn Dias Dornellas Luzia Nunes dos Santos ASSÉDIO MORAL DO TRABALHO Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC Administração.
Oficina Reações Químicas
1 Gestão de Recursos Humanos (5) Separação UNIDADE CURRICULAR: Gestão de Recursos Humanos CURSOS Contabilidade e Finanças, Contabilidade e Finanças noturno,
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM DERMATOSES OCUPACIONAIS E CÂNCER DA PELE
III OFICINA DE FORMAÇÃO E QUALIFICACAO EM SAÚDE DO TRABALHADOR Diálogo com os atores da prática Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2016.
Transcrição da apresentação:

Entrevistas semiestruturadas (16) e observação direta. De que forma é que as condições de trabalho estão relacionadas com as relações sociais de género, mais concretamente com o facto de se tratar de categorias ocupacionais estereotipadamente femininas (receção, assistente consultório, técnica de radiologia) Material e Métodos Condições de trabalho no feminizado setor de saúde privado: Estudo de caso numa clínica de imagiologia Vivalda Freitas (1), Rosa Monteiro (2), Fernanda Daniel ( 3) A área da saúde é uma das áreas profissionais mais segregadas em função do sexo em toda a Europa, concentrando significativamente mais mulheres do que homens. (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, 2013) Não obstante o crescente ingresso de mulheres no mercado de trabalho, alerta a mesma organização que não tem sido prestada muita atenção, nem científica nem política, à especificidade e necessidade de melhoria das condições de trabalho das mulheres em sectores como este. Segundo o relatório Risks and Trends in the Safety and Health of Women at Work Research (AESST, 2013): As mulheres representam quase metade ou mesmo a maioria dos casos de doenças de origem profissional; Os trabalhos “de mulheres” em sectores como o da saúde têm observado um aumento do número de acidentes; As mulheres têm maior probabilidade de serem assediadas, inclusive sexualmente; Estão mais expostas a situações de violência e de stresse; Concentram-se também nos trabalhos mais mal pagos e precários; estão pouco presentes em lugares de decisão nas organizações. Os riscos psicossociais são maiores para as mulheres uma vez que elas estão em contacto mais direto com clientes, pouco controlo de ritmos e condições de trabalho, e exposição a riscos ergonómicos e físicos, especialmente no sector da saúde (AESST, 2013). Forte componente de trabalho emocional (Hochschild,1983), com enorme desgaste e necessidade de mobilização de competências sociais e emocionais (não reconhecidas nem valorizadas como tal); Naturalização de situações de violência verbal, física e mesmo assédio sexual; Subavaliação dos riscos profissionais, pela pericialização do risco em ambientes como o da saúde; Reduzida autonomia e falta de controlo de ritmos e conteúdos de trabalho; Alargamento de tarefas que impõe atividades desqualificadas como limpeza do espaço e materiais; Reduzidas oportunidades de formação e carreira; Forte perceção de stresse profissional. Referências Conclusões (1) Instituto Superior Miguel Torga - ISMT; (2) Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra - CES - e Instituto Superior Miguel Torga - ISMT ;(3) Centro de Estudos e Investigação em Saúde – CEISUC; Instituto Superior Miguel Torga - ISMT IntroduçãoResultados Verifica-se a hipótese central de que a segregação sexual do trabalho explica as condições de trabalho nos sectores feminizados da saúde, bem como as perceções dos atores sociais acerca delas (AESST, 2013; Fagan; Burchell, 2002). Os efeitos mais destacados são a invisibilização das desigualdades e dos riscos psicossociais associados às condições de trabalho, marcadas pela intensidade de horas trabalhadas e de carga laboral, pela precariedade e fraca capacidade de negociação e participação das mulheres nas decisões, pela exigência de que cumpram tarefas para além das suas funções estabelecidas contratualmente, pela exposição a riscos de agressões, flirt e assédio, a intensidade emocional, o não reconhecimento das suas competências como tal, e a correlativa desvalorização salarial, entre outras. AESST.Risks and Trends in the Safety and Health of Women at Work Research.Luxembourg: Pub.Office of the European Union, FAGAN, C.; BRENDAN, B. Gender, Jobs and Working Conditions in the European Union. Dublin: EFILW, MENÉNDEZ, A. El papel del conocimiento experto en la gestión y percepción de los riesgos laborales. Arch. de Prevención de Riesgos Laborales, 6.4, p , 2003.