Administração Conceito:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Advertisements

LINHA DO TEMPO AUTORES COMPORTAMENTALISTAS PROFESSORES DE TGA.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
Processo Administrativo
O Processo Administrativo
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Editora Campus/Elsevier
Teoria Geral da Administração Capítulo 05 1º PERÍODO – AULA 10
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Principais características da Escola de Relações Humanas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Fundamentos de Administração
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Gestão da Qualidade – Motivação
1.Introdução à Administração
Administração Geral - Aula 04
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
O que é Administração? Definições:
Administração Origem Definição Ad, administrar para,tendência,
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Funções de administração
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E CLÁSSICA
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
O PROCESSO ADMINISTRATIVO
Planejamento e estratégia
Características Básicas das Empresas
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - EAD
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
Organização – conceitos introdutórios
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
PROFESSOR RUBENS DE FRANÇA
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Planejamento e Estratégia
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Profª. Ana Carolina Marini PLT 302 Capítulo 1.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Teoria Neoclássica da Administração
Curso de Administração Disciplina: TGA ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Prof. M.Sc. Glauber Pereira.
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Múltiplos Papéis de RH operacional para estratégico
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

Administração Conceito: E a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização (estruturação), a direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorrem dentro de uma organização (Chiavenato, 1983).

4 ETAPAS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Administração 4 ETAPAS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO PLANEJAMENTO 1- Estabelecer Objetivos (Planejamento estratégico ) 2- Desdobramentos dos objetivos: Politicas, Diretrizes, Metas, Programas, Procedimentos, Métodos, Normas. 3- Abrangência do Planejamento: Estratégico, Tático, Operacional

Administração Planejamento estratégico Definir do negócio – atuação da empresa. Ex: Agronegócio Identificar a missão – Razão de existir da empresa. Ex: “Desenvolver, produzir e comercializar com qualidade, produtos, serviços e soluções para a aquicultura, com respeito ao individuo, à sociedade e ao meio ambiente.” Explicitar os princípios - clientes, ética, qualidade, parceria, meio ambiente, transparência, imagem, sigilo, etc. Analisar o ambiente – Ameaças, Oportunidades, Pontos Fortes e Pontos Fracos. (Análise SWOT ) Definir os objetivos e metas Formular as estratégias

Administração ORGANIZAÇÃO 1- Dividir o trabalho; 2- Agrupar as atividades em uma estrutura logica; 3- Designar as pessoas para a sua execução; 4- Alocar os recursos; 5- Coordenar os esforços; 6- Abrangência: Institucional, Departamental, Operacional.

Administração DIREÇÃO 1- Dirigir os esforços para um proposito comum; 2- Comunicar; 3- Liderar; 4- Motivar; 5- Abrangência: Institucional, Departamental, Operacional.

Administração CONTROLE 1- Definir os padrões de desempenho; 2- Monitorar o desempenho; 3- Comparar o desempenho com os padrões; 4- Tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados; 5- Abrangência: Institucional, Departamental, Operacional

Administração EFICIÊNCIA X EFICÁCIA

Administração EFICIÊNCIA – Relação de resultados alcançados e recursos consumidos. X EFICÁCIA – objetivos alcançados.

Administração

Administração

Administração Considerações acerca da Administração Científica: • Enfoque mecanicista: organização como um conjunto estático, desconsiderando o fator humano. • Homo economicus: o incentivo econômico, apesar de importante, não se revela suficiente para promover a satisfação dos trabalhadores. • Abordagem fechada: não considera o ambiente que cerca a empresa.

Administração Experiência de Hawthorne - Conclusões • Nível de produção resultante da integração social • Comportamento social do empregados • Recompensas e sanções sociais • Grupos informais • Relações humanas • Importância do conteúdo do cargo • Ênfase nos aspectos emocionais

Administração