Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.

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Transcrição da apresentação:

Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida

Projetos Desde o início dos tempos, pessoas têm planejado e gerenciado projetos. Não importa onde ou quando uma civilização plantou suas raízes, havia projetos a gerenciar. Mesmo sem as ferramentas, técnicas e metodologias avançadas que possuímos hoje, foram criados cronogramas, alocados recursos, materiais e avaliados os riscos envolvidos.

Benefícios Os benefícios que uma organização pode obter com o uso de gerenciamento profissional de projetos são: – aumento da confiança e da segurança do empreendedor; – melhor controle dos recursos; – melhor administração das mudanças e maior número de projetos bem sucedidos devido à melhoria no desempenho.

Desafio O desafio do gerenciamento profissional de projetos é ajudar a empresa a desenvolver uma consciência dos temas globais.

Projeto ? Meredith e Mantel (2003) conceituam que: “O Project Management Institute - PMI é uma organização mundial, sem fins lucrativos, que serve aos interesses de seus associados, profissionais de Gerenciamento de Projetos”. Para os autores, projeto é: um esforço temporário incumbido de criar um único produto ou serviço.

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, de forma a atingir e exercer as necessidades e expectativas dos interessados pelo projeto.

Características

Programa Um grupo de projetos gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.

Portfólio A gestão de portfólio de projetos é um processo do gerenciamento de projetos que proporciona a interligação dos objetivos estratégicos com a gestão dos programas e projetos. A gestão de portfólio garante que o conjunto de projetos seja direcionado para atender aos objetivos do negócio.

Gerente de projetos É o profissional que tem a responsabilidade de planejar e controlar a execução de projetos em diversas áreas de atuação, como a construção civil e desenvolvimento de software, entre outras. É responsável pela condução do projeto e deve contar com o respaldo de patrocinadores.

Gerente de Projetos - Habilidades 1) Organização 2) Liderança e motivação 3) Comunicação 4) Negociação 5) Gestor de crises e estresse 6) Resolver problemas, tomar decisões 7) Persistência

Parte Interessadas Stakeholder (em português, parte interessada ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como gestão de projetos, administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

Exemplos Alguns exemplos possíveis de stakeholders de uma empresa são: Acionistas Donos Investidores Empregados Fornecedores/subministradores da empresa

Estruturas Organizacionais Funcional Matricial(Fraca, Balanceada e Forte) Projetizada

Escritório de projetos O (EP) ou PMO (Project Management Office) nada mais é do que um departamento dentro das organizações que tem por missão de manter uma visão integrada do plano estratégico em toda a cadeia de valor da organização. Tem o objetivo de garantir a implementação dentro do prazo e custo definidos no plano estratégico.

Ciclo de Vida

Processos e suas principais atividades

Áreas de Conhecimento

Integração A gerência da integração do projeto é o núcleo composto por processos do dia-a-dia. O gerente de projetos os utiliza para garantir que todas as necessidades dos envolvidos sejam beneficiadas pelo projeto de forma integrada. Processo contínuo que o gerente completa para garantir que o projeto prossiga do início ao fim. Atividade diária de trabalho global do projeto.

Integração Atividades: – Desenvolver o termo de abertura do projeto. – Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto. – Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto. – Orientar e gerenciar a execução do projeto. – Monitorar e controlar o trabalho do projeto. – Controle integrado de mudanças. – Encerrar o projeto.

Escopo Escopo do produto, a primeira atividade de planejamento a ser executada pelo gerente de projeto inclui estudar e detalhar as definições básicas do produto/serviço do projeto. O resultado final será um relatório que sintetiza as características e funções do produto, ou seja, o escopo do produto/serviço. O escopo do projeto pode ser definido como um trabalho que precisa ser desenvolvido para garantir a entrega de um determinado produto/serviço dentro de todas as suas especificações e funções.

Escopo Planejamento de escopo-criação. Definição do escopo. Criar estrutura analítica do projeto (EAP). Verificação do escopo. Controle do escopo.

Tempo A caracterização do tempo de duração do projeto é um de seus atributos essenciais. Para ser qualificado como tal, um projeto sempre deve ter uma data de início e uma data de finalização, portanto, é necessário sua formalização por meio de um cronograma de execução do projeto.

Tempo Definição da atividade – identificação das atividades específicas do cronograma que precisam ser realizadas para produzir os vários produtos do projeto; Sequenciamento de atividades – identificação e documentação das dependências entre as atividades do cronograma; Estimativa de recursos da atividade – estimativa do tipo e das qualidades de recursos necessários para realizar cada atividade do cronograma; Estimativa da duração da atividade – estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar as atividades individuais do cronograma; Desenvolvimento do cronograma – análise dos recursos necessários, restrições do cronograma, durações e sequências das atividades para criar o cronograma do projeto; Controle do cronograma – controle das mudanças no cronograma do projeto.

Referências nto-de-projetos-apostila-completa acessado em 20/08/ nto-de-projetos-apostila-completa Elaboração e gerência de projetos / Edival Dan, Yara Figueiredo Dan. – Rio de Janeiro: UCB/CEP, p. – (Curso de Gestão da Administração Pública). ISBN: